Carro na oficina... Causa: Água no combustível!!!

Boas!

Espero ter colocado este tópico no local apropriado, se não, peço que o desloquem ou me avisem que eu farei isso.

Bem, o problema que quero expor não se passou comigo nem com a minha B6, mas sim com o carro da minha companheira, que é um Opel Corsa 1.3 Cdti do ano de 2007, mas sendo algo que será, infelizmente, mais ou menos comum, espero que possam dar opinião e sugestões quanto a procedimentos a seguir.
Então é assim, recentemente, ela ia em viagem na auto estrada e apareceu no quadrante a luz amarela que representa o motor e o carro deixou de puxar. Segundo o manual seriam gases acumulados, mas a luz nunca mais apagou, mesmo depois de desligar e voltar a ligar o carro.
Comecei a tentar recolher opiniões do que poderia ser e, cheguei à conclusão que poderia estar relacionado com água no combustível, depois de ela me ter dito que tinha abastecido numa bomba que já tinha antecedentes de ocorrências do género, isto é, causar problemas por excesso de água nos combustíveis.
Depois de levar o carro a uma oficina Boch Car Service, confirmaram que o problema era mesmo água no gasóleo. Mudaram o filtro mas aconselharam a não andar com o carro até poderem verificar que mais pode estar danificado e sendo assim, marquei outra visita à oficina logo que eles me arranjaram vaga.
O que queria saber era o que poderá danificar ao certo a existência de água no combustível e que procedimentos devo tomar em relação ao posto onde ela abasteceu, sendo que ela tem prova em como abasteceu lá e o relatório da oficina que comprova a avaria.

Peço desculpa pelo longo texto, mas queria explicar o problema o melhor possível.

Desde já agradeço a vossa ajuda e colaboração.
 
A minha opinião é que água no combustivel, em termos de Posto de abastecimento, é muito dificil entrar água para o deposito, uma vez que os postos são construidos de forma a que as bombas puxem o liquido até determinado ponto sem nunca passar a barreira da água. Porque todos os tanques tem água para que os detritos e lixos se acumulem no fundo dos depositos dos postos e como o gasoleo flutua na água, está sempre acima da mesma.. O que leva a que se possa "Sugar" água, é os torbilhoes que se podem fazer dentro do tanque, quer por muita utilização simultanea ou mesmo quando estão a atestar o tanque, poderá rodopiar e misturar agua com gasoleo nesses momentos até acalmar a movimentaçao dos liquidos e voltar tudo ao normal... Aqui é onde entra o Posto de combustivel, saber que quando esta a carregar os tanques, bloquear as bombas de forma a evitar estes problemas.

Em relação ao teu carro, se tudo correr bem não será nada de grave.. O maximo que poderia acontecer era danificar a camara de combustao ( valvulas, segmentos ou ate mesmo piston) ou entao a bomba injectora, que neste caso será a régua Common Rail.. de qualquer das formas, junta essa factura à factura do gasoleo e vai ao posto e faz uma reclamação por escrito e que te paguem a reparação.

Podes revelar se foi num posto de Marca conhecida ou num dos Hipers??
 
Posso dizer que foi num posto de marca bem conhecida.
Para não fazer publicidade, até porque dada a situação nem seria boa, digo apenas que foi na marca de combustíveis com mais postos em Portugal, a tal que tem o nome associado a "Energia".
Deu para perceber, não?

No entanto, como disse no tópico original, este posto em concreto de que falo tem alguma fama de situações semelhantes ocorridas anteriormente.
 
goblin disse:
Posso dizer que foi num posto de marca bem conhecida.
Para não fazer publicidade, até porque dada a situação nem seria boa, digo apenas que foi na marca de combustíveis com mais postos em Portugal, a tal que tem o nome associado a "Energia".
Deu para perceber, não?

No entanto, como disse no tópico original, este posto em concreto de que falo tem alguma fama de situações semelhantes ocorridas anteriormente.
Onde foi?? Gafanha Nazare?
 
goblin disse:
Não, não foi na zona de Aveiro.
Foi na zona de Leiria, na terra dos meus pais.

Ok... é que por aqui, nao estava a ver qual dava esse tipod e problemas e por isso so se fosse a que referi.. Mas ok..
 
Já tive uma situação dessas num carro que tive..

Depois de sair das bombas andei 500mts e o carro parou.. Na altura pensei que tivesse posto gasolina, mas verifiquei o talão e era mesmo gasoleo.
No mesmo dia coloquei o carro na oficina e o mecanico disse que o gasoleo estava cheio de água..dirigi-me ao posto e falei com o funcionario que disse que já era o terceiro que se vinha queixar, um depositos tinha infiltrações e como estava a chover imenso entrou água no depósito...

O propreatário do posto disse para trazer a factura da repação que pagava tudo...

E assim foi, sem qualquer tipo de problemas...

Agora não sei se era a mesma coisa se fosse o unico a me queixar..
 
popers1 disse:
Já tive uma situação dessas num carro que tive..

Depois de sair das bombas andei 500mts e o carro parou.. Na altura pensei que tivesse posto gasolina, mas verifiquei o talão e era mesmo gasoleo.
No mesmo dia coloquei o carro na oficina e o mecanico disse que o gasoleo estava cheio de água..dirigi-me ao posto e falei com o funcionario que disse que já era o terceiro que se vinha queixar, um depositos tinha infiltrações e como estava a chover imenso entrou água no depósito...

O propreatário do posto disse para trazer a factura da repação que pagava tudo...

E assim foi, sem qualquer tipo de problemas...

Agora não sei se era a mesma coisa se fosse o unico a me queixar..

Pois, se calhar entre o azar ainda tiveste sorte...
Eu depois de ter a factura da reparação vou lá ao posto para ver o que me dizem.
Tenho a impressão que vão tentar "fugir com o rabo à seringa", mas logo se verá.
Tenho é mesmo de reparar o carro primeiro para ter valores e dados concretos.

Entretanto, não sei se alguém saberá se os postos de abastecimento terão algum tipo de seguro para situações idênticas...
 
Back
Top