CARJACKING

CARJACKING

O termo tem origem na língua inglesa e é utilizado primeiramente nos E.U.A. como "HIGHJACKING", que significava o roubo de viajante ou veículo em trânsito ou tomada de veículo pelo uso da força.
Deve ainda realçar-se que o conceito de Highjacking abrange todos os tipos de veículos, onde se incluem barcos, aeronaves, comboios, automóveis, motociclos, etc.

Mais recentemente, e devido à especificidade e aumento das acções levadas a cabo envolvendo automóveis, surge o conceito de "CARJACKING", ou seja, tentativa ou consumação do roubo da viatura, em que esta é retirada à vítima com uso da força ou ameaça.

Relativamente a este fenómeno a PSP informa que :

1. Quanto à periodicidade semanal, conclui-se que não existe maior ênfase ao fim-de-semana, apresentando o fenómeno uma distribuição homogénea semanalmente.

2. O fenómeno é maioritariamente praticado no período nocturno.

3. Este tipo de distribuição indicia uma actividade com carácter regular ao longo do ano e ao longo da semana, demonstrando tais factos que a maioria dos casos apresentam algum planeamento, aproveitando todas as condições que garantam aos suspeitos uma maior protecção e segurança na concretização dos seus intentos.

4. A violência é claramente acentuada na prática deste tipo de crime. O recurso a armas de fogo assume particular preponderância, surgindo de seguida os casos praticados com coacção física e/ou psicológica e as ameaças com recurso a arma branca.

5. À violência dos actos somam-se ainda os casos em que as vítimas permaneceram sequestradas nos veículos na companhia dos suspeitos e por estes maltratadas para darem informações sobre os códigos dos seus cartões de multibanco e telemóveis bem como ficarem despojadas de outros bens.

6. O escalão etário dos suspeitos surge com maior percentagem entre os 25 e os 44 anos de idade.

7. O carjacking é levado a cabo maioritariamente na via pública, a estacionar ou a sair do estacionamento. A vítima é abordada tanto dentro como fora do carro. No entanto, surgem também, em menor escala, casos de bloqueio do veículo com outras viaturas, situações de paragem em semáforo e simulação de colisão.

8. Mais de 70% dos carros roubados são recuperados.

9. As vítimas foram sobretudo homens que se deslocavam sozinhos e, na maioria dos casos, com idade superior a 44 anos.

TENHA EM CONTA O SEGUINTE :

1. Ao aproximar-se do veículo, deve ser prestada a máxima atenção a tudo o que o rodeia. Se forem observadas pessoas ou viaturas suspeitas, não deve dirigir-se para a mesma mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais.

2. Para estacionar o veículo deve observar-se o referido no ponto anterior, tentando ainda, sempre que possível, evitar estacionar em locais ermos e/ou com fraca iluminação.

3. Sempre que possível, deve ser evitado demonstrar a intenção de entrar ou sair do veículo, não devendo ser exibidas as chaves ou o controlo remoto do mesmo.

4. Deve sempre conduzir com as portas fechadas e os vidros da viatura subidos.

5. Se tiver telemóvel, tenha a garantia que tem a bateria carregada e leve-o sempre consigo.

6. Preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue via 112.

7. Procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-á espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade.

8. Se for abordado por um ou mais indivíduos estranhos e suspeitos procure fugir com a viatura e utilize os sinais sonoros para atrair atenções.

9. Em algumas das situações os suspeitos de carjacking podem dar um pequeno toque na sua viatura (simulação de colisão). Caso isto aconteça, e não se sinta seguro no local onde se encontra, não sai da viatura para inspeccionar os danos. "procure, caso a colisão seja mínima, sair de imediato do local, ligue as luzes de emergência da sua viatura ("piscas") e conduza de modo seguro até uma estação de combustível ou até uma esquadra de polícia ou outro local onde se sinta em segurança.

10. Podem haver situações em que os suspeitos lhe fazem sinais alertando-o para um qualquer falso problema na sua viatura (pneus, portas, etc.). Nestes casos, procure certificar-se se o problema realmente existe num local onde se sinta seguro.

11. Se for vítima de carjacking não resista. Logo que possível , e em segurança, ligue via 112 e procure auxílio.

12. Procure, na medida do possível, memorizar todas as características fisionómicas dos suspeitos, tipo de roupa que vestem, meios utilizados, pronúncias, sotaques, viaturas em que seguiam, etc.

PJ Associa Carjacking a assaltos nos Multibancos

Os automóveis da marca alemã Audi estão no topo das preferências dos assaltantes que se dedicam ao "carjacking". Seguem-se, não muito atrás, os BMW, os Volkswagen e os Mercedes. A tendência para a crescente procura dos carros de gama alta é sublinhada num relatório da Polícia Judiciária, elaborado a partir da análise dos 361 casos investigados no ano passado, na sua maior parte pelas directorias de Lisboa (182) e do Porto (111) daquela força policial.

Os números não deixam dúvidas quanto ao "gosto" dos ladrões pelos veículos da Audi. Em 2007, foram 56 os condutores confrontados com indivíduos armados, a quem tiveram de entregar os veículos. Já nos anos de 2005 e 2006, ainda de acordo com os registos da PJ, outras 80 viaturas daquela marca tinham passado para as mãos dos assaltantes. Os modelos A3 e A4 parecem ser os mais apetecíveis. O ranking contempa também viaturas da BMW (roubadas 47), da Volkswagen (46), da Mercedes (45) e da Peugeot (24).

Nas conclusões respeitantes às marcas, a PJ sublinha que Audi, BMW e Mercedes são as que registam "maior incremento relativamente aos anos anteriores". A força policial avança com uma explicação possível para esta propensão, associando a escolha daquele tipo de veículos a um outro crime que não pára de crescer no país o furto de caixas multibanco. Ou seja, o tamanho das bagageiras, para uma maior capacidade de carga das ATM, torna-se um factor determinante.

Aumento de 10%

A nível global, o relatório aponta para um aumento de cerca de 10% dos casos de "carjacking", em relação a 2006. Isto tendo em conta apenas os inquéritos que deram entrada nos departamentos da PJ, sem mencionar, portanto, o conjunto com as outras forças policiais (GNR e PSP), que aponta para um acréscimo na ordem dos 34% (488 ocorrências).

A PJ realça que é cada vez maior o peso do "carjacking" no cômputo geral dos crimes de roubo à mão armada, que, em contrapartida, diminuíram - passou de 13,08% para 15,76%. De referir ainda que, apesar da mediatização de que tem sido alvo, não foi a região Norte a registar mais ocorrências. A Directoria de Lisboa (com mais de metade dos casos a nível nacional) destaca-se das do Porto e de Braga, que no ano transacto até registaram diminuições (menos 20 ocorrências cada). Na PJ de Setúbal, houve uma subida de 140%.

Por outro lado, o recurso a armas de fogo em quase 80% das ocorrências investigadas permite, de acordo com a força policial, uma "caracterização muito violenta deste tipo de roubo".


** Nova técnica de CarJacking **

Fazem-te uma espera num parque ou onde quer que estejas estacionado e,
depois de saíres do carro eles mudam-te a matrícula, ficando à coca até
arrancares.

Depois seguem-te, ultrapassam-te e exibem-te a matrícula pela janela, como
se tu se tivesses desprendido do teu carro.

Talvez fiques um pouco espantado por ver a tua matrícula ali mas, ainda sem
desconfiar e porque a queres recuperar, resolves abrandar para te
encontrares com quem tão generosamente parou para te apanhar e devolver a
matrícula que nem reparaste que tinha caído.

Parar é tudo o que eles querem e, quando te apercebes, é tarde demais e tens
sorte se não fores violado ou morto.

Não pares, seja por que motivo. Uma matrícula não vale nada comparado com a
tua vida e integridade física.

Pensa no que está realmente a acontecer, antes de reagires. Os criminosos
são espertos mas podem ser extremamente violentos quando querem conseguir
alguma coisa



http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Homem-...article=228698


:eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
__________________
 
Back
Top