Caixa veloc. de 5 versus caixa de 6

Boas pessoal,


Não sei se já existe um tópico sobre este tema.
Gostaria de saber da vossa experiência, quais as vantagens e desvantagens da caixa de 5 quando comparada com a de 6 velocidades, isto para uma Audi A4 130Cv de 2002. É só consumos?
O que aconselham? A aquisição da carrinha com caixa de 5 ou 6 ou é indiferente?


Abraços,
Nuno Miguel Silva
 
Makaveli disse:
ter 6 mudanças tem mais estilo.. mas eu so tenho 5 :(

LOL, n acredito k haja vantagens entre elas..
pois... tirando os consumos, o desgaste do motor e afins não há realmente diferenças entre elas :lol::lol::lol:
 
karkov disse:
pergunto-me é se haverá alguma vantagem na caixa de 5 em relação á de 6 :?:?:?

então quais são as vantagens da de 6?? Não é o menor consumo, pois pelo que tenho lido até faz consumos superiores.
 
NunoSCP disse:
karkov disse:
pergunto-me é se haverá alguma vantagem na caixa de 5 em relação á de 6 :?:?:?

então quais são as vantagens da de 6?? Não é o menor consumo, pois pelo que tenho lido até faz consumos superiores.
vê a lógica... Vais a 120km/h numa caixa de 5 e a rotação vai ex. 3000rpm... se tiveres uma 6, a rotação vai, nos mesmo 120km/h nas 2500rpm.... o carro vai a gastar mais ou menos? :roll: :roll: :roll:
 
eu não percebo nada de mecânica, por isso costumo ir pela lógica.
Eu até diria o mesmo que tu, mas a análise da AutoMotor diz o contrário.
 
e sendo a caixa mais curta tenho sérias dúvidas que os valores de r.p.m., a uma velocidade de 120 (o teu exemplo) sejam mais altos na de 5.
 
karkov disse:
NunoSCP disse:
karkov disse:
pergunto-me é se haverá alguma vantagem na caixa de 5 em relação á de 6 :?:?:?

então quais são as vantagens da de 6?? Não é o menor consumo, pois pelo que tenho lido até faz consumos superiores.
vê a lógica... Vais a 120km/h numa caixa de 5 e a rotação vai ex. 3000rpm... se tiveres uma 6, a rotação vai, nos mesmo 120km/h nas 2500rpm.... o carro vai a gastar mais ou menos? :roll: :roll: :roll:

Acho que não podes ver as coisas dessa maneira... porque assim sendo, numa caixa de 5 já no red-line vais a 220km/h... e com o teu raciocínio se tivesses um caixa de 6, metias 6ª e embalavas para os 260km/h. Ou então estou a entender mal... e não sería a primeira vez (fake-exit) remember?

Talvez será melhor pensar a caixa de velocidades como se fosse um bolo de 10kgs dividido em 5 ou 6 fatias... ele tem sempre os 10kgs... tens é fatias mais pequenas ou maiores.

É tudo uma questão de "escalonamento" de caixa.

Just my 2 cents worth.

:wink:
 
pois.. eu nos consumos ja tinha pensado.. mas com k caixa terás consumos mais elevados?

se as vantagens fossem significativas e houvesse uma grande diferença entre ambas so saíriam ou de 5 ou de 6.. a meu ver deve ser ela por ela...
 
A meu ver, numa caixa de 6, a caixa é mais curta, podendo assim ter uma condução mais desportiva, penso eu de que :roll: Eu tenho caixa de 5, mas nunca conduzi com caixa de 6, por isso, so os experts é que poderão dizer algo mais correcto acerca deste assunto.
 
expliquem-me então o porquê de n termos continuado com as velhinhas caixas de 4 :lol: :lol: :lol:

será da estetica como já se disse? :lol: :lol: :lol:

posso dar-vos um exemplo de um experiencia feita em relação a isso...

- A4 1.9TDI Sport 2001 cx5

- A4 1.9TDI Sport Avant 2003 cx6

Guimarães-Moledo

Atrás um do outro chegaram lá com diferença de 1L por cada 100 percorridos... Quem ganhou? A "pesada" Avant ;)

Será que foi da caixa de 6? :wink:
 
Pode ter sido por causa de conduçoes diferentes ... :wink:

O xipanço era igual nas duas? :twisted: :twisted: :twisted:

Cumps,
Hugo
 
Back
Top