caixa automatica multitronic

boas, eu sei k vos ando sempre a melgar com perguntas e mais perguntas, mas como este é o melhor sitio pra as colocar aqui vai mais uma.

algem m pode explicar o funcionamento da caixa multitronic? e se a embriagem esta ou não incorporada na própria caixa?
eu digo a multitronic, mas devem ser todas iguais.

obrigado
cumps
 
A varios tipos de caixa por isso é muito vago essa pergunta se falares de uma caixa em concreto é mais facil.Por exemplo a caixa DSG tem sempre duas mudanças engrenadas
 
philze disse:
A varios tipos de caixa por isso é muito vago essa pergunta se falares de uma caixa em concreto é mais facil.Por exemplo a caixa DSG tem sempre duas mudanças engrenadas

a audi se não tou em erro tem 3 tipos de caixa, multitronic (tracção dianteira) , tiptronic ( tracção quattro) e axo k os novos audi's têm DSG.
a que tou a falar é uma multitronic, está montada numa A6 4B de 98, é que ultimamente kuando ando algum tempo em cidade, quando para cheira-me a embriagem e quando levo o pé a "meio gaz" por vezes bloqueia-me a caixa, ou seja, fica engrenada na mudança que for, e depois nem mete nem tira, tenho de parar o carro, tirar a chave e voltar a dar á ingnição.
algem me poderá dizer o porquê disto.
 
a caixa multitronic é uma CVT (transmissão continua variável). É um sistema com uma correia e duas polies variáveis. Se a tua caixa for multitronic não sentes as passagens de caixa. Creio que não tem embraiagem, ou pelo menos não é como as caixas manuais, Tiptrónic e DSG. Normalmente, quando problema com a caixa, o "PRNDS" que aparece no mostrador começa a piscar ou dá outro sinal qualquer.
 
Se o carro e de 98 o mais provavel e que seja tiptronic e nao multitronic, esta ultima ja saio nos modelos da A6 pre restyling.
 
o cheiro a embreagem so pode ser dos discos da caixa que ja estao gastos ja podias ter dito que respondia acertadamente
 
aproveitando o tópico .... e uma vez que é um assunto que eu não domino... :roll:

a embraiagem de uma cx automática é bastante diferente de uma manual certo?

como se processa um reforço de embraiagem de uma cx automática????
 
em relaçao a isso nao sei se a resposta é certa. mas o que te posso dizer é que a unica maneira de reforçar o discos da caixa automatica é por uns de origem. Em portugal que tenha conhecimento ninguem tem discos de caixas automaticas reforçadas . No entanto sei que para os lados do porto á uma casa que so repara caixas automaticas
 
na parte de reparação de cxs. automáticas eu estou bem servido, os mecânicos da oficina onde costumo levar os meus carros estão bem credenciados a nivel nacional em relação a cxs. automáticas ... até da própria marca mandam para lá os carros ... mercedes, audis, volvos, etc etc .. vê-se lá de tudo.

o meu problema prende-se com o reforço, e aí eles estão um pouco "fora de jogo" :D

mas desclpai lá o offtopic, foi mais por apanhar 2 intervenientes que estão mais à vontade a falar da cxs aut. ;)
 
Monteiro disse:
Se o carro e de 98 o mais provavel e que seja tiptronic e nao multitronic, esta ultima ja saio nos modelos da A6 pre restyling.

eu ja me tive a informar e como a carrinha é espanhola, no seguro vem o tipo de caixa (não sei se ca tambem vem), e vem a dizer que é multitronic, e o que me disseram ca, foi que é multitronic, por ser de tracção dianteira, a carrinha é uma A6 4B 150 cv pre restyling.
é que esta caixa já é a 3ª, e todas dão o mesmo problema, ao passar mudança (mais em quente) e em baixa rotação manda "esticões" e somente esta é que me cheira a embriagem. esta caixa deve ter aí 30 a 40.000 km. ja li aqui no forum que estas caixas são frágis, mas nem eu nem os meus pais andamos a fazer arranques bruscos. já me falaram em parte eléctrica, ja me falaram no veio que liga a caixa á transmição, ja me falaram em apoios do motor, ja me falaram em tanta coisa mas ninguem ainda me disse o verdadeiro mal. foi o 1º carro de cx auto que tivemos mas penso que será o ultimo.

cumps
 
paulo j. disse:
eu ja me tive a informar e como a carrinha é espanhola, no seguro vem o tipo de caixa (não sei se ca tambem vem), e vem a dizer que é multitronic, e o que me disseram ca, foi que é multitronic, por ser de tracção dianteira, a carrinha é uma A6 4B 150 cv pre restyling.
é que esta caixa já é a 3ª, e todas dão o mesmo problema, ao passar mudança (mais em quente) e em baixa rotação manda "esticões" e somente esta é que me cheira a embriagem. esta caixa deve ter aí 30 a 40.000 km. ja li aqui no forum que estas caixas são frágis, mas nem eu nem os meus pais andamos a fazer arranques bruscos. já me falaram em parte eléctrica, ja me falaram no veio que liga a caixa á transmição, ja me falaram em apoios do motor, ja me falaram em tanta coisa mas ninguem ainda me disse o verdadeiro mal. foi o 1º carro de cx auto que tivemos mas penso que será o ultimo.

cumps
estranho, a minha ja conta com mais de 240 mil e sem problemas :roll:
 
paulo j. disse:
eu ja me tive a informar e como a carrinha é espanhola, no seguro vem o tipo de caixa (não sei se ca tambem vem), e vem a dizer que é multitronic, e o que me disseram ca, foi que é multitronic, por ser de tracção dianteira, a carrinha é uma A6 4B 150 cv pre restyling.
é que esta caixa já é a 3ª, e todas dão o mesmo problema, ao passar mudança (mais em quente) e em baixa rotação manda "esticões" e somente esta é que me cheira a embriagem. esta caixa deve ter aí 30 a 40.000 km. ja li aqui no forum que estas caixas são frágis, mas nem eu nem os meus pais andamos a fazer arranques bruscos. já me falaram em parte eléctrica, ja me falaram no veio que liga a caixa á transmição, ja me falaram em apoios do motor, ja me falaram em tanta coisa mas ninguem ainda me disse o verdadeiro mal. foi o 1º carro de cx auto que tivemos mas penso que será o ultimo.

cumps

Comprar um audi com estas caixas é um erro (na minha opinião).

As falhas destas caixas são tão conhecidas que em Inglaterra há empresas com soluções de reparação específicas para estas caixas. :roll:
 
Monteiro disse:
estranho, a minha ja conta com mais de 240 mil e sem problemas :roll:

mas a tua caixa, pela foto que tens nas citações, é uma tiptronic, por ser de tracção quattro.

rca33 disse:
Comprar um audi com estas caixas é um erro (na minha opinião).

As falhas destas caixas são tão conhecidas que em Inglaterra há empresas com soluções de reparação específicas para estas caixas. :roll:

sim, pelo que tenho lido aqui no forum, dão muitos problemas. mas quando a compramos, em matéria de caixas automáticas era ( e ainda sou ) um leigo.

mas ningem entendido na matéria, me consegue dar uma ideia do que é que poderá tar a originar estes problemas? porque tem de ser alguma coisa que não tem sido mudado, porque é estranho 3 caixas ( uma que já vinha com a carrinha e 2 novas) com o mesmo problema.

cumps
 
paulo j. disse:
mas a tua caixa, pela foto que tens nas citações, é uma tiptronic, por ser de tracção quattro.

nop a minha e multitronic de 6 vlc. e mais recente que a tiptronicmas nao e traccao quattro :twisted:
 
Back
Top