caixa automatica multitronic

Tópico em 'Motor' iniciado por Audi_Driver, 10 Dez 2008.

1. Audi_Driver

Audi_Driver Active Member

27 Ago 2008
    Gostos Recebidos:
    199
    boas, eu sei k vos ando sempre a melgar com perguntas e mais perguntas, mas como este é o melhor sitio pra as colocar aqui vai mais uma.

algem m pode explicar o funcionamento da caixa multitronic? e se a embriagem esta ou não incorporada na própria caixa?
    eu digo a multitronic, mas devem ser todas iguais.

obrigado
    cumps

2. FC

FC New Member

30 Mar 2008
    Gostos Recebidos:
    8
    A varios tipos de caixa por isso é muito vago essa pergunta se falares de uma caixa em concreto é mais facil.Por exemplo a caixa DSG tem sempre duas mudanças engrenadas

3. Audi_Driver

27 Ago 2008
    Gostos Recebidos:
    199
    a audi se não tou em erro tem 3 tipos de caixa, multitronic (tracção dianteira) , tiptronic ( tracção quattro) e axo k os novos audi's têm DSG.
    a que tou a falar é uma multitronic, está montada numa A6 4B de 98, é que ultimamente kuando ando algum tempo em cidade, quando para cheira-me a embriagem e quando levo o pé a "meio gaz" por vezes bloqueia-me a caixa, ou seja, fica engrenada na mudança que for, e depois nem mete nem tira, tenho de parar o carro, tirar a chave e voltar a dar á ingnição.
    algem me poderá dizer o porquê disto.

4. mndf

mndf New Member

8 Nov 2008
    Gostos Recebidos:
    2
    a caixa multitronic é uma CVT (transmissão continua variável). É um sistema com uma correia e duas polies variáveis. Se a tua caixa for multitronic não sentes as passagens de caixa. Creio que não tem embraiagem, ou pelo menos não é como as caixas manuais, Tiptrónic e DSG. Normalmente, quando problema com a caixa, o "PRNDS" que aparece no mostrador começa a piscar ou dá outro sinal qualquer.

5. Monteiro

Monteiro Member

16 Abr 2007
    Gostos Recebidos:
    3
    Se o carro e de 98 o mais provavel e que seja tiptronic e nao multitronic, esta ultima ja saio nos modelos da A6 pre restyling.

6. FC

FC New Member

30 Mar 2008
    Gostos Recebidos:
    8
    o cheiro a embreagem so pode ser dos discos da caixa que ja estao gastos ja podias ter dito que respondia acertadamente

7. boost

boost New Member

23 Out 2006
    Gostos Recebidos:
    4 734
    aproveitando o tópico .... e uma vez que é um assunto que eu não domino... :roll:

a embraiagem de uma cx automática é bastante diferente de uma manual certo?

como se processa um reforço de embraiagem de uma cx automática????

8. FC

FC New Member

30 Mar 2008
    Gostos Recebidos:
    8
    em relaçao a isso nao sei se a resposta é certa. mas o que te posso dizer é que a unica maneira de reforçar o discos da caixa automatica é por uns de origem. Em portugal que tenha conhecimento ninguem tem discos de caixas automaticas reforçadas . No entanto sei que para os lados do porto á uma casa que so repara caixas automaticas

9. boost

boost New Member

23 Out 2006
    Gostos Recebidos:
    4 734
    na parte de reparação de cxs. automáticas eu estou bem servido, os mecânicos da oficina onde costumo levar os meus carros estão bem credenciados a nivel nacional em relação a cxs. automáticas ... até da própria marca mandam para lá os carros ... mercedes, audis, volvos, etc etc .. vê-se lá de tudo.

o meu problema prende-se com o reforço, e aí eles estão um pouco "fora de jogo" :D

mas desclpai lá o offtopic, foi mais por apanhar 2 intervenientes que estão mais à vontade a falar da cxs aut. ;)

10. Audi_Driver

27 Ago 2008
    Gostos Recebidos:
    199
    eu ja me tive a informar e como a carrinha é espanhola, no seguro vem o tipo de caixa (não sei se ca tambem vem), e vem a dizer que é multitronic, e o que me disseram ca, foi que é multitronic, por ser de tracção dianteira, a carrinha é uma A6 4B 150 cv pre restyling.
    é que esta caixa já é a 3ª, e todas dão o mesmo problema, ao passar mudança (mais em quente) e em baixa rotação manda "esticões" e somente esta é que me cheira a embriagem. esta caixa deve ter aí 30 a 40.000 km. ja li aqui no forum que estas caixas são frágis, mas nem eu nem os meus pais andamos a fazer arranques bruscos. já me falaram em parte eléctrica, ja me falaram no veio que liga a caixa á transmição, ja me falaram em apoios do motor, ja me falaram em tanta coisa mas ninguem ainda me disse o verdadeiro mal. foi o 1º carro de cx auto que tivemos mas penso que será o ultimo.

cumps

11. Monteiro

Monteiro Member

16 Abr 2007
    Gostos Recebidos:
    3
    estranho, a minha ja conta com mais de 240 mil e sem problemas :roll:

12. rca33

rca33 New Member

28 Dez 2007
    Gostos Recebidos:
    3
    Comprar um audi com estas caixas é um erro (na minha opinião).

As falhas destas caixas são tão conhecidas que em Inglaterra há empresas com soluções de reparação específicas para estas caixas. :roll:

13. FC

FC New Member

30 Mar 2008
    Gostos Recebidos:
    8
    só se for em inglaterra... ca nao sei se havera?

14. Audi_Driver

27 Ago 2008
    Gostos Recebidos:
    199
    mas a tua caixa, pela foto que tens nas citações, é uma tiptronic, por ser de tracção quattro.

sim, pelo que tenho lido aqui no forum, dão muitos problemas. mas quando a compramos, em matéria de caixas automáticas era ( e ainda sou ) um leigo.

mas ningem entendido na matéria, me consegue dar uma ideia do que é que poderá tar a originar estes problemas? porque tem de ser alguma coisa que não tem sido mudado, porque é estranho 3 caixas ( uma que já vinha com a carrinha e 2 novas) com o mesmo problema.

cumps

15. Monteiro

Monteiro Member

16 Abr 2007
    Gostos Recebidos:
    3
    nop a minha e multitronic de 6 vlc. e mais recente que a tiptronicmas nao e traccao quattro :twisted:

Partilhar esta página