Audi or VW - Ilegalidades

Boas noites :)

Há uns tempos andava na net a ver uns projectos que gostei muito, alias, meti-me a pensar o que seria se algum dia alguém fizesse parecido, em Portugal...

A minha questão reside nas ilegalidades dos projectos... Ou seja, estamos em Portugal, onde a legislação não aprova certas alterações ao carros. Mas, nos Estados Unidos, por exemplo, o pessoal pode alterar tudo o que quiser nos carros...

Vou resumir a minha questão :lol: Tudo começou quando meti-me a pensar na altura dos nossos pais, onde também existiu a 'pancada' das alterações... O meu pai também teve esse bichinho, tal como muitos outros naquela época.
Eu penso que naquela época, existiam os carros que o pessoal tinha, os Escort's, Cortinas, Datsun's, etc... E já nessa altura, o pessoal alterava essas maquinas. Perguntei a algum pessoal das idades do meu pai, o que achavam de hoje em dia o pessoal alterar os carros e tudo o que envolve o mundo automóvel. Por acaso, uma das pessoas a quem perguntei, disse-me que na altura de juventude dele conhecia um 'gajo' que tinha um Escort MK1 para ir para o trabalho (dia-a-dia) e para fazer umas corridas (com uma organização por trás e legal) que eram feitas na Serra da Arrábida (isto das corridas não sei nem conheço nada relativamente a isto, mas penso que deveriam ser giras :p)...

Ora bem, carro de dia-a-dia e preparado para as corridas?! A pessoa que me falou disso, disse-me que ele tinha o carro legal, com roll-bar, backets e motor preparado com 200 cvs... Perguntei, como??! Ele não me soube responder...

A minha duvida reside aqui. Já vi alguns projectos, estrangeiros, em que o carro tem roll-bar, etc, matriculado e circulam nas estradas, mais propriamente, na Suiça, Alemanha, países desses lados :p E cá em Portugal, existem carros para track-days e drift e tudo mais... Esses carros são preparados e os proprietários têm outro carros para dia-a-dia, correcto? É possível tornar um carro preparado (não digo levado ao extremo, do género carro de rally, mas uma preparação "suave", roll-bar, travões, backets, mecânica, etc...) para dia-a-dia, matriculado e poder andar descansado da vida? Em baixo coloco dois video de exemplos que encontrei :)




No segundo exemplo, é nos Estados Unidos, mas o primeiro penso que seja na Alemanha.

Boa semana de trabalho para todos os Audistas e para quem estás de férias, boas férias :p
 
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dentro do legal podes fazer muita coisa.
tens é que homologar tudo.
não penses que nos outros países fazem mod's assim a sorte e esta a andar...
USA é um mundo a parte, nao podemos ir por ai, agora se tiveres muita nota podes fazer muita coisa em PT
 
Homologar :eek: É sinonimo para 'Legalizar' correcto? :)


Sim, falei nos USA porque aquilo lá é mesmo à vara :D

Pois :lol: Cá em Portugal a nossa legislação não aprova muitas alterações 'feitas' nos carros, agora lá fora, por acaso não sei como funciona :p

Então, por exemplo, cá em Portugal, imaginemos que eu compro um Corsa B, 3 portas e meto aquilo à minha maneira, umas jantes, rebaixe, etc... Por ventura, imagines uma roll-cage e umas backets para dar aquele 'race-look', é possível Homologar isto cá em Portugal? :)


Pois, muita nota :p 'Legalizar' um carro, por exemplo, um A3 8L com choques do S3, jantes AEIOU, rebaixe ABC e um toque no interior e na mecânica, ficaria mais caro, provavelmente que o próprio carro, certo? :eek: Deduzo eu... ;)
 
em portugal há duas alterações que podes fazer através da lei:

1. Colocar peliculas das homologadas, desde que faças a inspecção tipo B
2. Alterar a medida dos pneus, desde que aprovada pela marca ou LTA e que conste no livrete ou documento único.

Tudo o resto a lei não permite. Isto é a lei diz que só são possiveis alterações previstas no regulamento. Esse regulamento nunca foi feito. Antes disso não havia lei para regular o que podia ou não ser feito. Se não há lei a proibir as rollbars, então podes por, se calhar é o que acontecia na altura.

Eu ando nisto do tuning há algum tempo. Já o meu pai teve um Audi 80 com acessórios Kamei para o interior e exterior. Teve depois um Polo GT (edição limitada a 75 exemplares em Portugal) que levou um kit carroçaria da Zender. O meu primeiro carro foi um Polo G40, estava alterado ao nível da suspensão. Depois tive um Golf III Gt e também esteve alterado ao nivel de jantes, supensão, motor, etc. Tinha jantes brancas, nunca tive problemas com autoridades. Os problemas começaram recentemente (2003...2004) a culpa é da Ponte Vasco da Gama em parte e das coisas que por lá se faziam.

Sobre os outros países, nem tudo é assim permitido. Há países que até tem grandes projectos e que tem leis restritivas, mas nem é isso que facilita. Se houvesse um regulamento que permitisse certas coisas, cá podiam-se fazer coisas melhores, seguindo esse regulamento. Como não há tem que se andar sem dar nas vistas ou acreditar na sorte.
 
E nos USA não podes fazer tudo o que queres como dizes.
Tambem ha regras e nem consegues legalizar. Falo por exemplo em certos rebaixamentos de suspensão proibidos em muitos estados.
 
Mas cá tambem se pode fazer, eu conheço um caso desses, tem baquets, cintos, roll bar e inclusive a publicidade legalizada, agora como fez nao sei, mas presumo que seja ou atraves do LTA ou atraves de projecto proprio, feito por engenheiro mecanico e depois de aprovado vistoriado.

Esta ultima fase é mais facil de acontecer do que se julga, basta verem reboques, ambulancias, carros blindados, etc

Estes carros nao sao homologados pela fabrica (devido ás alterações que sofrem) e no entanto circulam legais
 
Boas noites :)


Deu para ver que Portugal, tal como em muitas outras coisas, mas neste caso especifico, Tuning, tem de evoluir um pouco. Quero com isto disser que, deveria de ser feito um regulamento ou uma lista de alterações que deveriam ser aceites ou 'seguidas/respeitadas' nas inspecções periódicas, os agente de fiscalização e da autoridade pudessem ver que afinal, os carros, sendo maquinas construídas pelo Homem, podem ser perigosas, mas também podem ser uma coisa bonita de se ver, segura ou apenas para show-off. :)
De qualquer das maneiras, os carros são utilizados à tanto tempo e provavelmente já deram conta que os carros podem ser suficientemente seguros de origem, quanto mais com alterações, mais especificamente a nível de travões e sistema mecânico. :)

Mas devo disser que muito melhor está o nosso país, já temos legislação, em cima referido pelo nosso amigo Rui Augusto, para as películas e alteração dos pneus e medidas. :) Temos também de ver o lado positivo, sempre, embora existem ainda muito, muito mesmo, trabalho pela frente... :)


Em relação ao nosso amigo AudiST, como se processa esse projecto próprio?? :eek: Não tinha conhecimento disso, mas parece ser interessante, alias, até poderá ser vantajoso, tanto para o país como para os proprietários :)
Para o país, que lucrava com isso, porque, muito provavelmente, não iria ser barato fazer esses 'projectos', que devem requerer autorizações e alterações (segundo normas, penso eu), e para os proprietários, por um lado ficávamos 'descansados' porque o nosso carro estava ao nosso gosto, mas mais importante ainda, sabíamos que estava 'legal', seguro e provavelmente bonito :)


Quero pedir desculpa a todos pelos testamento que faço, mas apesar de ser um rapaz novo, ainda não sei grande coisa da vida nem tive problemas com justiça e espero não ter, mas é "revoltante" (não era esta palavra que queria disser, mas...), apesar de ser adepto de Tuning (leia-se Tuning, para mim como, colocar o carro ao gosto do proprietário, e tenho de ser franco, a moda das naves especiais, dos carroceis da feira, dos 'ferrys-boats', epá, desculpem-me, mas na minha opinião, isso é assassinar um carro...) ver que existem carros funcionais, bonitos, ao gosto dos seus proprietários, mas que às vezes por um "pintelho", desculpem a expressão, na inspecção não passam, nas operações STOP, são apreendidos, N situações que 'vejo' e fico triste, com o país.
Isto é um desabafo da minha parte, não quer disser necessariamente que deva estar a disser tudo bem, porque até poderá estar alguma coisa mal pelo meio, mas senti necessidade de expressar aquilo que sentia/sinto :)

Peço desculpa a todos :)
 
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boas noites :)


deu para ver que portugal, tal como em muitas outras coisas, como por exemplo, tatuagens, mas neste caso especifico, tuning, tem de evoluir um pouco. Quero com isto disser que, deveria de ser feito um regulamento ou uma lista de alterações que deveriam ser aceites ou 'seguidas/respeitadas' nas inspecções periódicas, os agente de fiscalização e da autoridade pudessem ver que afinal, os carros, sendo maquinas construídas pelo homem, podem ser perigosas, mas também podem ser uma coisa bonita de se ver, segura ou apenas para show-off. :)
de qualquer das maneiras, os carros são utilizados à tanto tempo e provavelmente já deram conta que os carros podem ser suficientemente seguros de origem, quanto mais com alterações, mais especificamente a nível de travões e sistema mecânico. :)

mas devo disser que muito melhor está o nosso país, já temos legislação, em cima referido pelo nosso amigo rui augusto, para as películas e alteração dos pneus e medidas. :) temos também de ver o lado positivo, sempre, embora existem ainda muito, muito mesmo, trabalho pela frente... :)


em relação ao nosso amigo audist, como se processa esse projecto próprio?? :eek: não tinha conhecimento disso, mas parece ser interessante, alias, até poderá ser vantajoso, tanto para o país como para os proprietários :)
para o país, que lucrava com isso, porque, muito provavelmente, não iria ser barato fazer esses 'projectos', que devem requerer autorizações e alterações (segundo normas, penso eu), e para os proprietários, por um lado ficávamos 'descansados' porque o nosso carro estava ao nosso gosto, mas mais importante ainda, sabíamos que estava 'legal', seguro e provavelmente bonito :)


quero pedir desculpa a todos pelos testamento que faço, mas apesar de ser um rapaz novo, ainda não sei grande coisa da vida nem tive problemas com justiça e espero não ter, mas é "revoltante" (não era esta palavra que queria disser, mas...), apesar de ser adepto de tuning (leia-se tuning, para mim como, colocar o carro ao gosto do proprietário, e tenho de ser franco, a moda das naves especiais, dos carroceis da feira, dos 'ferrys-boats', epá, desculpem-me, mas na minha opinião, isso é assassinar um carro...) ver que existem carros funcionais, bonitos, ao gosto dos seus proprietários, mas que às vezes por um "pintelho", desculpem a expressão, na inspecção não passam, nas operações stop, são apreendidos, n situações que 'vejo' e fico triste, com o país.
Isto é um desabafo da minha parte, não quer disser necessariamente que deva estar a disser tudo bem, porque até poderá estar alguma coisa mal pelo meio, mas senti necessidade de expressar aquilo que sentia/sinto :)

peço desculpa a todos :)


x2 . . .
 
Isto dá muito que falar...

Mas, quem tiver tudo homologado, pode andar descansado!
Eu conheço um carro, clássico, todo alterado conforme o estilo da época, com publicidade e a andar na estrada como um carro normal, só não tem roll-bar!

Quanto ao resto, podem ler aqui, muitos inspectores/policias abusam, porque por vezes as pessoas não conhecem a lei!

Por exemplo, chegou-se a falar aqui que não se podia ter molas ou amortecedores de cor, ora no decreto lei não faz menção a isso, por tanto é legal! Desde que sejam iguais no mesmo eixo.

http://www.ancia.pt/Sites/ancia/pdf/Despacho5392de16mar99.pdf
 
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