[A4 B6] AUDI A4 B6 1.9 TDI 130CV M5 AWXiiiiiiiii - 20”

O óleo long life pelo que sei acaba por ser pior em termos de lubrificaçao, pelo que usar esse oleo só para 15 000 km nao faz muito srntido..até porque é mais caro
 
O óleo é igual ao que utilizam, na marca, e eu na minha é o longe life que dá para 30 mil, embora eu mude de 15 e m 15mil,
vais anular gr só mecanicamente ou electrotécnica também , pois as opiniões divergem ,uns aconselham outros não.
qual é a tua opinião a respeito ?

Por acaso não sei se é longlife, mas acho que não... mas vou perguntar amanhã de manhã! Para já vou colocar as juntas cegas e limpar a EGR e o coletor e depois é que anulo no VAG, vai ser assim por falta de tempo porque primeiro devia anular no VAG!
Também já vi que as opiniões divergem sobre este assunto da EGR, mas olha vou experimentar... se não gostar volto a tirar as juntas e no VAG! É rápido...
 
O óleo long life pelo que sei acaba por ser pior em termos de lubrificaçao, pelo que usar esse oleo só para 15 000 km nao faz muito srntido..até porque é mais caro

Nisso concordo contigo, como disse acima vou confirmar se é longlife o que coloquei da última vez! Até porque a minha intenção é mudar sempre aos 10mil, isto por causa da idade do carro!
 
Bom dia malta, um dia passou desde que a máquina está no Sr. Doutor, como é certo e sabido, quando se desmonta tudo e mais algo é normal encontrar coisas novas :D surpresas das boas NOTTTTTT :lol:

A distribuição já está no sitio e mais umas coisitas... palavras do mecânico amigo: "É altamente montar material OEM!" :D

Vamos aos problemas encontrados até agora:

- Suporte do alternador e etc, tem um rolamento que é onde encaixa o suporte da ventoinha, o mesmo tem uma folga, vai ter que ser substituído, realmente existia um barulho no trabalhar do carro proveniente dali;
- A pior noticia foi depois de aberta a tampa de válvulas para colocação da junta, a arvore de cames apresenta desgaste apenas em um elo, veio, não sei qual é o nome técnico para aquilo, digam-me se souberem. Apesar de ter apenas naquele elo, os restantes estão bons, convém substituir a "cam". Não vai ser já já como devem compreender tem um custo elevado e quero colocar material OEM ou da mesma marca e qualidade.

Em baixo na foto conseguem ver o desgaste da cam...

Ahhh as touches, tenho uma que não está muito boa, é a mesma da posição de desgaste da cam, tenho outra assim assim e as restantes estão boas. Julgo eu que não é nada de outro mundo, tendo em vista os KM e idade do carro, pelo que vi é normal estes motores necessitarem de uma revisão nestas peças, não está num estado lastimável mas convém mudar isto.

Alguém que já o tenha feito, o que me aconselham? material OEM ou outra marca? O que acham do aspeto da cam? :S

É obvio que isto vai ser resolvido o quanto antes, queria apenas a vossa opinião.




Aqui a junta nova OEM, o mecânico estava contente com o material :D segundo ele, mesmo quando coloca VICTOR REINZ, o trabalho não fica em condições, a juntas de concorrência não têm um "fit" perfeito existem fugas de óleo na mesma.





Aqui o material que eventualmente vai ser colocado, vou estudar o caso com material OEM se não for um abuso, senão serão colocadas touches INA, o vedante OEM em vez de VICTOR REINZ, parafusos OEM e a CAM ver a de melhor qualidade ou da mesma marca que a origem gasta, que não sei qual é... mas se alguém souber que dê aí uma ajudinha...

para já é isto, mais logo tenho novidades, boas ou más... logo veremos :p

 
Last edited:
Aqui a junta nova OEM, o mecânico estava contente com o material :D segundo ele, mesmo quando coloca VICTOR REINZ, o trabalho não fica em condições, a juntas de concorrência não têm um "fit" perfeito existem fugas de óleo na mesma.

Ora nem de propósito...
Até estava para colocar essa questão no meu projecto....
Na altura quando troquei a bomba de óleo, comprei a junta do cárter VICTOR REINZ, e o que é certo, é que já tenho uma fuga de óleo pelo cárter, que não é grande, mas que terá que ser reparado na próxima muda de óleo...
Assim sendo também estava a pensar por OEM, a nível de preços até acho que deve andar perto uma da outra...
 
Se tiveres dinheiro de sobra, mete as cames, mas não há necessidade isso é um desgaste minimo (se visses como ficam as cames do 2.5 tdi é que te assustavas)

Basta mudares as touches todas, mete INA

Dinheiro de sobra nunca há :) hehehe pois os 2.5 são bem famosos por isso, tive mesmo para comprar um :p

Sim realmente o desgaste não é muito, mas ao mudar as touches e claro vão ser INA, vou tentar também mudar a arvore de cames :) até porque ao mudar as touches a arvore de cames tem que saltar fora certo? Se calhar quando estiver fora já vai dar para analisar melhor e pode ser necessário substituir! Vou fazer como sempre faço, comprar aos poucos e depois vai tudo ao sítio :) obrigado pela tua opinião, sempre ando mais descansado!

Já agora a arvore de cames na audi custa quase 1000 euros :eek: as touches cada uma custa 42 euros mais iva, só nesse material estamos a falar em 1500 euros hehehe malucos :)

Vou comprar os parafusos, as juntas e os vedantes na AUDI, depois cá fora compro as touches INA e arvore de cames! Vou tentar na próxima mudança de óleo que vá tudo ao sítio! Se os euros esticarem :p
 
Já tenho a carripana de volta :)

Eh pah nem a conheço :lol: para já até acho estranho :p

Ao pegar muito mais suave, já achava que era mas agora sim senhora.
Ao desligar é certinha...
O trabalhar é muito diferente, tem outro som, ou melhor pouco se ouve :)
O motor já não treme, os apoios etc fizeram toda a diferença!
Melhor MOD que esta era impossível :)
Esqueci-me de tirar uma foto ao motor :( tiro depois...
Motor foi limpo, está um brinco :) foi mudado também o rolamento do suporte da ventoinha, foram substituídos tubos de vácuo...
Com tudo desmontado descobriu-se que um o-ring que fica na zona de ligação no motor estava bastante desgastado e existiam vestígios de água, foi também colocado um novo OEM, espero que fique resolvido a pequena fuga de água que tinha!

Resumindo... dá a sensação de ter ali um coração novo :)

Ahhh sobrou uma peça... sobra sempre :p



 
Já tenho a carripana de volta :)

Eh pah nem a conheço :lol: para já até acho estranho :p

Ao pegar muito mais suave, já achava que era mas agora sim senhora.
Ao desligar é certinha...
O trabalhar é muito diferente, tem outro som, ou melhor pouco se ouve :)
O motor já não treme, os apoios etc fizeram toda a diferença!
Melhor MOD que esta era impossível :)
Esqueci-me de tirar uma foto ao motor :( tiro depois...
Motor foi limpo, está um brinco :) foi mudado também o rolamento do suporte da ventoinha, foram substituídos tubos de vácuo...
Com tudo desmontado descobriu-se que um o-ring que fica na zona de ligação no motor estava bastante desgastado e existiam vestígios de água, foi também colocado um novo OEM, espero que fique resolvido a pequena fuga de água que tinha!

Resumindo... dá a sensação de ter ali um coração novo :)

Ahhh sobrou uma peça... sobra sempre :p

[url]https://s30.postimg.org/3u57gt2ip/IMG_3960.jpg[/url]

[url]https://s30.postimg.org/vvj8ui7sx/IMG_3962.jpg[/url]

Muito bem! Tas a ficar com acarrinha como nova!
Eu tb eliminei a egr, mas mantive o tubo para nao dar tanto nas vistas. Meti a junta da audi sò de um lado poos dos 2 ja nao cabia o tubo novamente.
Depoos de ver o que se passa na tua acho que vou ter o mesmo problema. A minja carrinha treme e faz um "tac tac" demasiado audivel. Desconfio que seja tuches e arvore de cames, poos todo o resto ja foi mudado, volante do motor, apoios do motor. A nivel dos injetores os valores estao bons, e a rotacao nao oscila. Vou ter que ver como estao as tuches. Sabes se ao abrir a tampa de valvulas é preciso junta nova ou da para aproveitar a velha?
 
Ora nem de propósito...
Até estava para colocar essa questão no meu projecto....
Na altura quando troquei a bomba de óleo, comprei a junta do cárter VICTOR REINZ, e o que é certo, é que já tenho uma fuga de óleo pelo cárter, que não é grande, mas que terá que ser reparado na próxima muda de óleo...
Assim sendo também estava a pensar por OEM, a nível de preços até acho que deve andar perto uma da outra...

Se existir a junta original na marca à venda, porque as vezes não vendem só a junta, se realmente tens uma fuga, era o que te aconselhava a comprar... por acaso os preços das juntas na audi não são caros em relação ao que se vende cá fora, por isso eu acho que compensa sempre!

- - - - - - - - - -

Muito bem! Tas a ficar com acarrinha como nova!
Eu tb eliminei a egr, mas mantive o tubo para nao dar tanto nas vistas. Meti a junta da audi sò de um lado poos dos 2 ja nao cabia o tubo novamente.
Depoos de ver o que se passa na tua acho que vou ter o mesmo problema. A minja carrinha treme e faz um "tac tac" demasiado audivel. Desconfio que seja tuches e arvore de cames, poos todo o resto ja foi mudado, volante do motor, apoios do motor. A nivel dos injetores os valores estao bons, e a rotacao nao oscila. Vou ter que ver como estao as tuches. Sabes se ao abrir a tampa de valvulas é preciso junta nova ou da para aproveitar a velha?


A EGR não está eliminada :) apenas não tem o tubo dos gases de escape :p não eliminei eletronicamente, e não sei se o vou fazer sinceramente...
É normal nestes carros a arvore de cames e as touches irem à vidinha delas... eventualmente vou mudar isto, não para já!

Ao abrir a tampa de valvulas, na minha opinião mudava-lhe a junta e colocava uma OEM, não sei é se a vais conseguir arranjar, pelo menos apenas a junta :) mas não consegues ver o estado das touches nem da arvore de cames sem rodar o motor, pelo menos não consegues avaliar a totalidade das peças.

- - - - - - - - - -

Hoje de manha lá dei mais uma voltinha, também para acertar os níveis de agua e óleo, vou estar atento nos próximos dias e daqui a uns bons km vou avaliar se existem fugas.

De resto é como disse, não reconheço o carro, está super silencioso, certinho que nem um relógio, liga e desliga tão bem e sem qualquer tipo de abanão ou movimento. A quem quer manter estes carros por uns aninhos ainda, aconselho vivamente a uma revisão em condições e com bom material.

Vamos voltar às MODS?????????? :lol: falta tanta coisa :p
 
Last edited:
Até agora esta foi sem dúvida a tua melhor MOD [emoji6][emoji108][emoji108]
Agora sim, esse coração tá novo...

A empreitada foi no sítio do costume certo?

Se calhar vou fazer o mesmo no meu, a ver se lhe arrumo com os problemas de uma vez por todas...
 
Se existir a junta original na marca à venda, porque as vezes não vendem só a junta, se realmente tens uma fuga, era o que te aconselhava a comprar... por acaso os preços das juntas na audi não são caros em relação ao que se vende cá fora, por isso eu acho que compensa sempre!

- - - - - - - - - -




A EGR não está eliminada :) apenas não tem o tubo dos gases de escape :p não eliminei eletronicamente, e não sei se o vou fazer sinceramente...
É normal nestes carros a arvore de cames e as touches irem à vidinha delas... eventualmente vou mudar isto, não para já!

Ao abrir a tampa de valvulas, na minha opinião mudava-lhe a junta e colocava uma OEM, não sei é se a vais conseguir arranjar, pelo menos apenas a junta :) mas não consegues ver o estado das touches nem da arvore de cames sem rodar o motor, pelo menos não consegues avaliar a totalidade das peças.

- - - - - - - - - -

Hoje de manha lá dei mais uma voltinha, também para acertar os níveis de agua e óleo, vou estar atento nos próximos dias e daqui a uns bons km vou avaliar se existem fugas.

De resto é como disse, não reconheço o carro, está super silencioso, certinho que nem um relógio, liga e desliga tão bem e sem qualquer tipo de abanão ou movimento. A quem quer manter estes carros por uns aninhos ainda, aconselho vivamente a uma revisão em condições e com bom material.

Vamos voltar às MODS?????????? :lol: falta tanta coisa :p

Quanto hanegr, nao vai eliminar, mas passar para recirculacao minima. Se nao tens gases recirculados, enquanto nao disseres ao carro isso, ele vai andar abafado, pois falta ali uma pequena quantidade de ar, que ele tem que substituir por ar fresco, mas enquanto nao fizeres isso no vag, ele pensa que nao precisa.

Eu tb ja fiz umamgrande revisao e nao notei diferenca no barulho do motor. Ja mudei distribuiçao, tenssores rolamentos, limpesa da egr, apoios do motor, emvraiagem e bi massa etc. E a carrinha continua a bater um pouco e quando as temperaturas andao a baixo de 15c° ainda treme mais, faz mais barulho, e consome mais, naomsei o que será, e nao vou comecar a mudar peças que custam uma fortuna ha toa...
Neste momento o que me deixa mais estupido é que mesmo com o carro com a temperartura nos 90C° se estiver 10C° de temperarura exterior o carro terpida um pouco, e se estiver 20c° de exterior, ja mal se sente, e ouve-se muito menos o trabalhar do motor.
 
Até agora esta foi sem dúvida a tua melhor MOD [emoji6][emoji108][emoji108]
Agora sim, esse coração tá novo...

A empreitada foi no sítio do costume certo?

Se calhar vou fazer o mesmo no meu, a ver se lhe arrumo com os problemas de uma vez por todas...

Sim a empreitada foi no sitio do costume, o oleo foi mais caro que a mão-de-obra :lol:, por acaso não foi mas quase :p tenho que começar a comprar o óleo... o que eu uso é muito caro mesmo!
Vizinho mas eu não falho nestas coisas :p posso dizer-te que confio e considero os mecânicos bons amigos, e ofereci uma boa rosca de pão-de-ló (feita de propósito por encomenda) e uma garrafa de 10 anos de vinho do Porto ;) eu sei que é um favor de amigo montar peças de fora e sei que compreendem porque eu quero colocar sempre OEM.
Mas é fixe ver o gosto que lhes dá montar as coisas com material original! :)

Faz como eu, descobre o que precisas, vai procurando preços e material da melhor qualidade, isto se não conseguires as peças que queres OEM!

Só me falta puxar pelo charuto na AE, mas tão cedo não me habituo à falta de barulho :lol:

- - - - - - - - - -

Quanto hanegr, nao vai eliminar, mas passar para recirculacao minima. Se nao tens gases recirculados, enquanto nao disseres ao carro isso, ele vai andar abafado, pois falta ali uma pequena quantidade de ar, que ele tem que substituir por ar fresco, mas enquanto nao fizeres isso no vag, ele pensa que nao precisa.

Eu tb ja fiz umamgrande revisao e nao notei diferenca no barulho do motor. Ja mudei distribuiçao, tenssores rolamentos, limpesa da egr, apoios do motor, emvraiagem e bi massa etc. E a carrinha continua a bater um pouco e quando as temperaturas andao a baixo de 15c° ainda treme mais, faz mais barulho, e consome mais, naomsei o que será, e nao vou comecar a mudar peças que custam uma fortuna ha toa...
Neste momento o que me deixa mais estupido é que mesmo com o carro com a temperartura nos 90C° se estiver 10C° de temperarura exterior o carro terpida um pouco, e se estiver 20c° de exterior, ja mal se sente, e ouve-se muito menos o trabalhar do motor.


Ainda não puxei muito, mas não me parece nada abafado, muito pelo contrario até, parece ter um pouco mais de binário! Compreendo o que dizes e tem lógica, mas tenho que o testar mais tempo e ver bem isso, quando tiver tempo ligo ao VAG e faço isso, se gostas fica, senão volto a colocar como estava!

Não te consigo ajudar nesses sintomas que dizes, o melhor mesmo é arranjares um bom mecânico :)
provavelmente até tens as touches nas couves e com azar a arvores de cames também, mas é normal com o KMs e anos do carro! Não sei que óleo usas... o mecânico por exemplo disse-me que com as touches que tenho meias lixadas o carro deveria fazer um barulho mais intenso, não faz porque uso um óleo bom... senão fazia muito mais!

ps: não mudei peças à toa Pedro :p tudo o que mudei, podia não estar totalmente nas lonas, mas era necessário mudar, o mesmo vai acontecer com as touches e cames, não vou deixar até andarem ali a bater por todos os lados, mal possa vou substituir aquilo! Mais vale prevenir do que um dia remediar e não haver euros para tudo em condições e depois vai material assim assim :lol:
 
Sim a empreitada foi no sitio do costume, o oleo foi mais caro que a mão-de-obra :lol:, por acaso não foi mas quase :p tenho que começar a comprar o óleo... o que eu uso é muito caro mesmo!
Vizinho mas eu não falho nestas coisas :p posso dizer-te que confio e considero os mecânicos bons amigos, e ofereci uma boa rosca de pão-de-ló (feita de propósito por encomenda) e uma garrafa de 10 anos de vinho do Porto ;) eu sei que é um favor de amigo montar peças de fora e sei que compreendem porque eu quero colocar sempre OEM.
Mas é fixe ver o gosto que lhes dá montar as coisas com material original! :)

Faz como eu, descobre o que precisas, vai procurando preços e material da melhor qualidade, isto se não conseguires as peças que queres OEM!

Só me falta puxar pelo charuto na AE, mas tão cedo não me habituo à falta de barulho :lol:

- - - - - - - - - -




Ainda não puxei muito, mas não me parece nada abafado, muito pelo contrario até, parece ter um pouco mais de binário! Compreendo o que dizes e tem lógica, mas tenho que o testar mais tempo e ver bem isso, quando tiver tempo ligo ao VAG e faço isso, se gostas fica, senão volto a colocar como estava!

Não te consigo ajudar nesses sintomas que dizes, o melhor mesmo é arranjares um bom mecânico :)
provavelmente até tens as touches nas couves e com azar a arvores de cames também, mas é normal com o KMs e anos do carro! Não sei que óleo usas... o mecânico por exemplo disse-me que com as touches que tenho meias lixadas o carro deveria fazer um barulho mais intenso, não faz porque uso um óleo bom... senão fazia muito mais!

ps: não mudei peças à toa Pedro :p tudo o que mudei, podia não estar totalmente nas lonas, mas era necessário mudar, o mesmo vai acontecer com as touches e cames, não vou deixar até andarem ali a bater por todos os lados, mal possa vou substituir aquilo! Mais vale prevenir do que um dia remediar e não haver euros para tudo em condições e depois vai material assim assim :lol:

Ya, eu disse que eu nao queria mudar peças ha toa.
E por isso é que te perguntei da junta poos para ver as tuches tenho que abrir a tampa.;)
Normalmente nao sentes o carro abafado, e se tinhas a egr e coletores sujos até deves notar o carra a andar melhor. Agora no meucaso devia ser pela egr estar em maus estado, ao fechar a carrinha morrria muito ao mudar de mudanças.
 
Back
Top