Boas a todos,
Alguém já teve o problema de ter uma descarga quase completa da bateria em 2 ou 3 dias num AUDI A4 ou A5 plataforma B8 ou B8.5 ?
Pressupostos e verificações já feitas:
1-Situação que se verifica há cerca de 3 / 4 meses.
2-Não existe qualquer outro comportamento anómalo na viatura e a bateria carrega bem andamento, a carga chega aos 80% numa viagem de 2 horas.
3-Pensando que era a bateria em fim de vida (8 anos) a mesma foi substituida por outra, codificado o BEM no modulo 19 (gateway), reconheceu passando a 100%, mas o sintoma é o mesmo.
4-Não existem quaisquer erros nos módulos instalados (verificados via vcds).
5-Com tudo desligado, o carro todo fechado e trancado, a luz do travão elétrico tanto no botão como o simbolo (P) no quadrante estão acessos durante cerca de 20 segundos e depois apagam-se (situação normal) - e:
5a) ao fim de cerca de 10 ou 20 segundos acendem de novo (luz do botão e símbolo no quadrante), ouvindo-se um ruido (4 cliques de relés) na parte traseira direita da mala e o quadrante (apagado) faz um pequeno ruido de arranque com os ponteiros a mexerem (tremerem rapido) durante 1 segundo como se fosse de novo energizado assim como uns cliques na zona do capot.
Tudo o descrito sucede repetidamente a cada +-30 segundos e creio que é isto que faz descarregar a bateria.
5b) com uma pinça amperimétrica no cabo negativo da bateria, quando este ciclo ocorre, a corrente começa em cerca de 12 amperes (quando se tranca o carro), desce para 7, 5 , 3 até 1,5A quando tudo se desliga, voltando aos 12 quando o ciclo se inicia.
6-Já encontrei vários relatos (exactamente) semelhantes a este em foruns internacionais, mas sem grandes resultados de qual foi a solução, alguns falam numa bateria nova, no alternador (parte rectificadora), no modulo ABS, no modulo de comando do travão eletrico (tb já substitui sem efeito), num modulo gateway que foi substituido, em quadrante, mas na verdade não parece haver uma conclusão no assunto.
7-Já foram realizados os habituais testes de despiste: multimetro ligado, simulação de portas todas fechadas e tudo trancado, e verificação de retirar fusiveis um por mim, mas o problema continua.
Apelo a quem tenha tido conhecimento de problema semelhante nestes modelos ou da mesma geração que possa manifestar a sua ajuda ou contribuição uma vez que neste momento não tenho muita fé em levar o carro para a AUDI para a resolução do problema.
Obrigado a quem possa ajudar.
Alguém já teve o problema de ter uma descarga quase completa da bateria em 2 ou 3 dias num AUDI A4 ou A5 plataforma B8 ou B8.5 ?
Pressupostos e verificações já feitas:
1-Situação que se verifica há cerca de 3 / 4 meses.
2-Não existe qualquer outro comportamento anómalo na viatura e a bateria carrega bem andamento, a carga chega aos 80% numa viagem de 2 horas.
3-Pensando que era a bateria em fim de vida (8 anos) a mesma foi substituida por outra, codificado o BEM no modulo 19 (gateway), reconheceu passando a 100%, mas o sintoma é o mesmo.
4-Não existem quaisquer erros nos módulos instalados (verificados via vcds).
5-Com tudo desligado, o carro todo fechado e trancado, a luz do travão elétrico tanto no botão como o simbolo (P) no quadrante estão acessos durante cerca de 20 segundos e depois apagam-se (situação normal) - e:
5a) ao fim de cerca de 10 ou 20 segundos acendem de novo (luz do botão e símbolo no quadrante), ouvindo-se um ruido (4 cliques de relés) na parte traseira direita da mala e o quadrante (apagado) faz um pequeno ruido de arranque com os ponteiros a mexerem (tremerem rapido) durante 1 segundo como se fosse de novo energizado assim como uns cliques na zona do capot.
Tudo o descrito sucede repetidamente a cada +-30 segundos e creio que é isto que faz descarregar a bateria.
5b) com uma pinça amperimétrica no cabo negativo da bateria, quando este ciclo ocorre, a corrente começa em cerca de 12 amperes (quando se tranca o carro), desce para 7, 5 , 3 até 1,5A quando tudo se desliga, voltando aos 12 quando o ciclo se inicia.
6-Já encontrei vários relatos (exactamente) semelhantes a este em foruns internacionais, mas sem grandes resultados de qual foi a solução, alguns falam numa bateria nova, no alternador (parte rectificadora), no modulo ABS, no modulo de comando do travão eletrico (tb já substitui sem efeito), num modulo gateway que foi substituido, em quadrante, mas na verdade não parece haver uma conclusão no assunto.
7-Já foram realizados os habituais testes de despiste: multimetro ligado, simulação de portas todas fechadas e tudo trancado, e verificação de retirar fusiveis um por mim, mas o problema continua.
Apelo a quem tenha tido conhecimento de problema semelhante nestes modelos ou da mesma geração que possa manifestar a sua ajuda ou contribuição uma vez que neste momento não tenho muita fé em levar o carro para a AUDI para a resolução do problema.
Obrigado a quem possa ajudar.