AUDI A4/A5 B8 & B8.5 Problema mistério descarga de bateria

Boas a todos,

Alguém já teve o problema de ter uma descarga quase completa da bateria em 2 ou 3 dias num AUDI A4 ou A5 plataforma B8 ou B8.5 ?

Pressupostos e verificações já feitas:

1-Situação que se verifica há cerca de 3 / 4 meses.

2-Não existe qualquer outro comportamento anómalo na viatura e a bateria carrega bem andamento, a carga chega aos 80% numa viagem de 2 horas.

3-Pensando que era a bateria em fim de vida (8 anos) a mesma foi substituida por outra, codificado o BEM no modulo 19 (gateway), reconheceu passando a 100%, mas o sintoma é o mesmo.

4-Não existem quaisquer erros nos módulos instalados (verificados via vcds).

5-Com tudo desligado, o carro todo fechado e trancado, a luz do travão elétrico tanto no botão como o simbolo (P) no quadrante estão acessos durante cerca de 20 segundos e depois apagam-se (situação normal) - e:

5a) ao fim de cerca de 10 ou 20 segundos acendem de novo (luz do botão e símbolo no quadrante), ouvindo-se um ruido (4 cliques de relés) na parte traseira direita da mala e o quadrante (apagado) faz um pequeno ruido de arranque com os ponteiros a mexerem (tremerem rapido) durante 1 segundo como se fosse de novo energizado assim como uns cliques na zona do capot.
Tudo o descrito sucede repetidamente a cada +-30 segundos e creio que é isto que faz descarregar a bateria.

5b) com uma pinça amperimétrica no cabo negativo da bateria, quando este ciclo ocorre, a corrente começa em cerca de 12 amperes (quando se tranca o carro), desce para 7, 5 , 3 até 1,5A quando tudo se desliga, voltando aos 12 quando o ciclo se inicia.

6-Já encontrei vários relatos (exactamente) semelhantes a este em foruns internacionais, mas sem grandes resultados de qual foi a solução, alguns falam numa bateria nova, no alternador (parte rectificadora), no modulo ABS, no modulo de comando do travão eletrico (tb já substitui sem efeito), num modulo gateway que foi substituido, em quadrante, mas na verdade não parece haver uma conclusão no assunto.

7-Já foram realizados os habituais testes de despiste: multimetro ligado, simulação de portas todas fechadas e tudo trancado, e verificação de retirar fusiveis um por mim, mas o problema continua.

Apelo a quem tenha tido conhecimento de problema semelhante nestes modelos ou da mesma geração que possa manifestar a sua ajuda ou contribuição uma vez que neste momento não tenho muita fé em levar o carro para a AUDI para a resolução do problema.

Obrigado a quem possa ajudar.

Talvez....e é muito provável...ainda não foi testado, mas para poder descartar essa hipótese teria de instalar outro modulo comfort e creio que esse tem proteção de componentes.

Pois...de modo que não tendo possibilidade de efectuar essa adaptação, estou um pouco limitado nesse teste de despitagem.

Será que apenas ligando o modulo e copiando o mesmo coding mesmo sem arrancar o carro daria para testar o ciclo de "sleep"? pelo menos já daria uma ideia de confirmação ou não.

Last edited:
Tenho leds no interior (ambiente desde há +1 ano e meio) e Leds D3S de qualidade a substituir as lâmpadas xenon OEM ligados diretamente aos balastros de origem desde há quase 1 ano, todos CANBUS e da mesma marca (AUXITO). O problema de descarga da bateria tem-se verificado de há 3 meses para cá. Antes de ter adquirido o carro já existiam leds no interior de baixa qualidade (uns mal tinham luz) e foram todos substituidos pelos atuais.

Trata-se de um sedan? Sistema de som B&O?
Há reports semelhantes, que referem que ao abrir o porta malas, a agua (supostamente entra pelas vedações da luz) desce pelos suportes, e encharca o amplificador, provocando descarga de bateria.

Trata-se de um sedan? Sistema de som B&O?
Há reports semelhantes, que referem que ao abrir o porta malas, a agua (supostamente entra pelas vedações da luz) desce pelos suportes, e encharca o amplificador, provocando descarga de bateria.
Não. É um A5 Sportback (modelo de 2016) 8TA geração B8.5
Não tem sistema de som B&O, e não entra agua nem humidades na zona da mala nem nas laterais (tudo verificado).

Comecei por enunciar os modelos A4 e A5 plataforma B8 porque este exacto problema é frequentemente referido em foruns internacionais nestes varios modelos (e em outros semelhantes / geração) exatamente com as mesmas caracteristicas, mas infelizmente em todos os topicos / posts não terminam com a exposição da solução encontrada.

Exemplos:

-> https://www.a5oc.com/threads/battery-dying-overnight.167034/

Onde existem mais detalhes e testes de despite / sugestões
-> https://www.audizine.com/forum/show...rain-Issue?p=14831604&viewfull=1#post14831604

Outro caso exactamente igual:
-> https://www.audiworld.com/forums/au...ep-gauges-keep-ticking-battery-drain-3038403/

Com esta descrição:
"Second...the much bigger and more puzzling issue...when the car is turned off, after about 30 seconds it goes into the power down cycle and all the lights go off, but the dashboard gauges start ticking and don't stop so it never completely goes to sleep. If I open the car door, it stops ticking and then starts up again 30 seconds later. If I close the door, or lock the door, same thing. 30ish seconds later the gauges start ticking. When I was initially analyzing the situation, the gauges were constantly ticking hours later or overnight, but otherwise the car has been perfectly drivable. I want this fixed, of course, but honestly haven't had funds to take it to Audi yet, and even if I did, they are booking 4-6 weeks out and want to keep the car for at least 3-5 days just to do initial diagnostics. I really need my car every day for work, so I figured I'd wait til the timing was better for me."

Este video do youtube descreve exactamente o mesmo problema e no mesmo modelo (embora seja um coupé) e eu segui os mesmos passos iniciais de testes, medições e verificação (mesmo antes de ter visto este video)

->

Acabei de ver o video completo (vale a pena ver todo) - publicado há apenas 10 dias a 9 de Maio de 2025 e de facto é espantoso....o problema deve ser o mesmo: um led queimado no plafonier que sei que tenho - quem diria...

Confirmado: fui agora mesmo retirar o led do plafonier e o problema desapareceu....3 meses de stress e um peso fora dos ombros. Uff!

Um grande aplauso para este individuo genial que partilhou todo o trabalho de pesquisa...e que ajudará muitos mais.

O meu muito Obrigado a todos os que leram este post, se dispuseram a ajudar e a dar sugestões!

Last edited:
Não. É um A5 Sportback (modelo de 2016) 8TA geração B8.5
Não tem sistema de som B&O, e não entra agua nem humidades na zona da mala nem nas laterais (tudo verificado).

Comecei por enunciar os modelos A4 e A5 plataforma B8 porque este exacto problema é frequentemente referido em foruns internacionais nestes varios modelos (e em outros semelhantes / geração) exatamente com as mesmas caracteristicas, mas infelizmente em todos os topicos / posts não terminam com a exposição da solução encontrada.

Exemplos:

-> https://www.a5oc.com/threads/battery-dying-overnight.167034/

Onde existem mais detalhes e testes de despite / sugestões
-> https://www.audizine.com/forum/show...rain-Issue?p=14831604&viewfull=1#post14831604

Outro caso exactamente igual:
-> https://www.audiworld.com/forums/au...ep-gauges-keep-ticking-battery-drain-3038403/

Com esta descrição:
"Second...the much bigger and more puzzling issue...when the car is turned off, after about 30 seconds it goes into the power down cycle and all the lights go off, but the dashboard gauges start ticking and don't stop so it never completely goes to sleep. If I open the car door, it stops ticking and then starts up again 30 seconds later. If I close the door, or lock the door, same thing. 30ish seconds later the gauges start ticking. When I was initially analyzing the situation, the gauges were constantly ticking hours later or overnight, but otherwise the car has been perfectly drivable. I want this fixed, of course, but honestly haven't had funds to take it to Audi yet, and even if I did, they are booking 4-6 weeks out and want to keep the car for at least 3-5 days just to do initial diagnostics. I really need my car every day for work, so I figured I'd wait til the timing was better for me."

Este video do youtube descreve exactamente o mesmo problema e no mesmo modelo (embora seja um coupé) e eu segui os mesmos passos iniciais de testes, medições e verificação (mesmo antes de ter visto este video)

->

Acabei de ver o video completo (vale a pena ver todo) - publicado há apenas 10 dias a 9 de Maio de 2025 e de facto é espantoso....o problema deve ser o mesmo: um led queimado no plafonier que sei que tenho - quem diria...

Confirmado: fui agora mesmo retirar o led do plafonier e o problema desapareceu....3 meses de stress e um peso fora dos ombros. Uff!

Um grande aplauso para este individuo genial que partilhou todo o trabalho de pesquisa...e que ajudará muitos mais.

O meu muito Obrigado a todos os que leram este post, se dispuseram a ajudar e a dar sugestões!
Ja desconfiava do led. Por isso perguntei. O que acontece, é que depois nao entra em sleep mode e ha consumo excessivo de bateria. E depois da cagada. Os leds, sempre canbus II, <90ohms, 10mah minimo, e a funcionar corretamente. Caso contrario a bcm no adormece. Valido para quase todos os vags de 2007 em diante.
Usas Auxito, é razoavel, mas da proxima, usa da Maxgtrs ou ASX. Vais ver diferença.

Last edited:
Back