[A4 B5] Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako

Mudança do líquido de refrigeração parte 1 Água Bi-Desmineralizada

Boa tarde a todos!

Ora, Domingo de sol, toca a fazer uma manutençãozinha ao velhinho argolas...
O que vou fazer já devia tê-lo feito a bem dizer:
Mudança do líquido de refrigeração!
Após me informar aqui neste belo fórum sobre como fazer este procedimento e após tirar as minhas dúvidas sobre as temperaturas de funcionamento do líquido, termostátos, sensores, etc, está na hora de proceder à primeira parte desta operação...

Primeiro: purgar o líquido antigo...

- retirar o vaso de expansão e esvaziá-lo;

- abrir tubagens do radiador e apreciar a "sopinha" que escorre para o chão... :evil: (ca granda porcaria);

- lavar o vaso de expansão - devo dizer que o vaso está todo encardido e com vestígios de ferrugem... no bocal onda liga o tubo de entrada de água, tem uma zona em metal já toda corroída... penso ser essa a principal causa da ferrugem presente no circuito e no vaso que dá aquela cor acastanhada, característica destes vasos do grupo VAG;

- voltar a ligar as tubagens do radiador;

- no tubo de entrada (o de maior diâmetro) de água que vem do vaso de expansão, ligar uma mangueira e abrir torneira a meio fluxo...

- enquanto o radiador vai enchendo ligar o motor... direccionar o tubo de retorno do vaso de expansão (o de diametro menor) para um sítio mais amplo... é daqui que sairá a água suja...

- apreciar a porcaria que vai saindo do tubo... :|

- deixar correr até sair água bem limpa... :oops:

- fechar a mangueira, desligar o motor, voltar a abrir as tubagens do radiador, retirar a água toda de novo...

- fechar as tubagens do radiador, colocar o vaso de expansão ao sítio, ligar o tubo de entrada de água ao vaso, deixar o tubo de retorno solto;

- atestar agora com água destilada... :D deixar o radiador encher um pouco... entretanto ligar o motor;

- prestar atenção ao nível do água no vaso... ir atestando...

- entretanto, água começará a sair do tubinho de retorno... deixar escorrer... desta vez sairá com menos pressão, pois já não temos a pressão da mangueira a ajudar...

- ir atestando o vaso, deixar escorrer alguma água do tubo de retorno para limpar toda a água da torneira que lá deixamos anteriormente...

- desligar o motor, ligar o tubo de retorno ao vaso e voltar a ligar o motor, ir atestando o vaso se necessário, após o nível estabilizar, deixar o carro em funcionamento uns 2 minutos... fechar o vaso com a tampinha azul. 8)

Uma coisa que eu devia ter mudado era o termostáto... mas ele está localizado por debaixo do alternador pelo que prefiro deixar o serviço a quem saiba... ficará portanto para a 2ª parte desta "operação" em que a água destilada será purgada, o circuito será atestado com G12, o termostáto mudado, assim como o sensor de temperatura... o vaso de expansão também será mudado, não só pelo aspecto encardido que tem, mas também pelo facto de ter num dos bocais uma peça em metal que está a libertar ferrugem.

A água que usei foi a Água Destilada Bi-desmineralizada da Tudor

DSC00468.jpg


Comprei dois bidões de 5 litros cada, gastei cerca de 8, 9 litros neste processo...

Por enquanto o argolas irá fazer uns quilómetros com esta água destilada e posteriormente, passarei à segunda parte da "operação"... ;)

Se alguém tiver algum reparo a fazer ao procedimento que fiz, esteja à vontade para o fazer, quer para eu não repetir asneiras para a próxima vez, quer para outros que estejam a ler este tópico e não sejam induzidos em erro. :D

Bom fim de semana a todos 8)
 
Last edited:
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako Mudança líquido de refrigeração

podias ter aproveitado para tirar fotos e fazer um DIY.. ;)
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako Mudança líquido de refrigeração

podias ter aproveitado para tirar fotos e fazer um DIY.. ;)

É verdade sim senhor.. Mas quando me lembrei de tirar fotos, já tava tudo feito.. Só tinha o bidão de água destilada para fotografar.. :/
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako Mudança líquido de refrigeração

tiras agora e metes fotos nas setas a indicar o sitio ;)
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako Mudança líquido de refrigeração

eh pah, fiz precisamente o mesmo, mas com anti-congelante :p :D


o anti-congelante também tem propriedades para evitar a corrosão, e limpa a ferrugem do circuito...
o aparecimento da ferrugem deve-se mesmo a demasiados atestos ao circuito com água, acaba por diluir tanto o anti-congelante que começa a corroer as partes metálicas..

mas é bem na mesma! ;)


agora, já que tiveste o trabalho, se fosse a ti, metia anti-congelante o mais depressa possivel! ;)
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako Mudança líquido de refrigeração

eh pah, fiz precisamente o mesmo, mas com anti-congelante :p :D


o anti-congelante também tem propriedades para evitar a corrosão, e limpa a ferrugem do circuito...
o aparecimento da ferrugem deve-se mesmo a demasiados atestos ao circuito com água, acaba por diluir tanto o anti-congelante que começa a corroer as partes metálicas..

mas é bem na mesma! ;)


agora, já que tiveste o trabalho, se fosse a ti, metia anti-congelante o mais depressa possivel! ;)

Eu deixei a água destilada mesmo para limpar qualquer sujidade que ainda tivesse, só vai estar assim uns quilómetros, depois vai levar com o anticongelante próprio ;)
Hoje dei uma vista de olhos no vaso, vi a água e ela está limpinha e sem oleosidade o que é bom sinal e deixou-me descansado 8)
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako Mudança líquido de refrigeração

meter mete anti congelante mete do bom....
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako SUSTO! óleo nas velas

Novidades...
Deu-me para ir ver o estado das velas do AEB do meu argolas... Estou eu muito contente a retirar o cachimbo e vejo uma coisa estranha.. Uma espécie de silicone preto na junção da tampa de valvulas, no orificio da vela.. Pensei.. Hmm massa de juntas? E com este aspecto? Isto devia levar uma junta... Estranhei mas nao liguei muito.. Tiro a vela fora e olho para a vela e vejo oleo do motor a escorrer pela rosca... Comecei a sentir palpitações, arregalei os olhos, parou-me o relógio por completo.. E comecei a pensar nos segmentos, nas camisas.. Na conta..
Volto a olhar melhor para a vela e constato que o oleo nao estava "queimado".. Estava liquido e castanho "mel".. E o oleo estava a escorrer pela rosca mas tambem estava na ceramica.. Comecei a duvidar se o oleo viria da camara de combustao ou de cima.. Da tampa de valvulas.. Abro o segundo cachimbo, aponto uma lanterna e vejo um pequeno deposito de oleo no fundo, junto a vela.. E nas paredes do orificio vi o rasto ja ressequido do oleo vindo cá de cima.. Junto ao tal silicone preto.. Desaperto a vela, levanto-a rapidamente e vejo que o polo e o electrodo tava seco.. E o oleo estava acima da parte da rosca.
Portanto confirma-se, o oleo vira da junçao da tampa de valvulas.. Um peso saiu-me das costas.
Vou mandar vir uma junta nova, custa cerca de 20 euros e eu próprio vou mudar aquilo.. Uma operação simples.
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako SUSTO! óleo nas velas @pág. 6

esse radio e muito bom amigo.... tens o teu carro equipado com som??
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako SUSTO! óleo nas velas @pág. 6

esse radio e muito bom amigo.... tens o teu carro equipado com som??

Este rádio é uma pequena relíquia pois já não é produzido.. Tive muita sorte pois comprei-o em segunda mão completamente imaculado e a uma pessoa de confiança.Não foi barato mas vale cada cêntimo.A diferença deste rádio para um rádio comum é descomunal.Mesmo com colunas oem e sem amplificador.
Neste momento ando a com um projecto em mente para este Audi onde entra este pioneer, um amplicador audison e ainda ando a estudar umas colunas e a insonorização do carro..
 
Re: Audi A4 1.8T ✚MADE IN GEЯMANY✚ by Black Drako SUSTO! óleo nas velas @pág. 6

hehe isso ja me aconteceu, tens é que desengordurar muito bem a cabeça e a tampa das válvulas, e arranja um bom silicone de juntas para os cantinhos e fica bom ;)
 
Back
Top