AUDI A3 8L - infiltrações de agua no interior (ELIMINAR A PISCINA INTERIOR)

Tópico em 'DIY' iniciado por Vitor Costa, 8 Set 2015.

1. Vitor Costa

Vitor Costa

9 Mai 2013
    Gostos Recebidos:
    5 530
    Não é bem um DIY normal, é mais uma ajuda a quem como eu tem este problema há imenso tempo!
    No meu caso, a maioria dos mecanicos e afins não estão interessados em descobrir o porque de a agua entrar no carro lol até compreendo, ter que fazer uma serie de testes, desmontar bancos, tecto etc para descobrir de onde vem a maldita agua!

Ora então e apesar de ter tecto de abrir, não era dai que vinha a minha fuga!
    Chegou ao ponto em que a esponja da carpete do carro apodreceu na sua maioria e até acabou por rasgar em dois locais!

Com o carro sem bancos, sem quartelas, sem o porta luvas lá descobri que a agua me caia pelo zona do filtro do habitáculo.
    Azar o meu porque tinha bastante problemas que originavam essa entrada de agua pelo habitáculo que eram:

- Vidro não original que foi muito mal colocado e friso onde se coloca o torpedo não tem a mesma resistência;
    - Falta de uma peça que serve de caleiro;
    - Torpedo danificado, até que na ultima semana o mesmo, acabou por partir o encaixe ao vidro

Aqui podemos ver a inundação :(

Carpete danificada fora so sitio e chassis limpo e seco da melhor forma possível!
    Aproveitei limpei fios contactos, fichas de airbag etc. Tudo com spray limpa contactos.

Carpete preta do S3

Carpete no sitio :)

Vidro novo original e supostamente bem colocado eliminando as fugas antigas

Torpedo novo na audi, 70 euros mais ou menos

retirar apenas no antigo os esguichos e cabos e passar para o novo

Estas são as duas peças que ficam na zona do filtro do habitáculo

Para ventos de chuvas mais intenas

caleiro de forma a que se a chuva passar pelo torpedo ser desviada para o esgoto!

Aqui podemos ver a agua que entrou pelo filtro do habitáculo...

Limpar o friso ou calha onde o torpedo encaixa, com o tempo fica cheio de poeiras...

Tudo limpo, filtro no sitio...

Para vento no sitio... é só encaixar no mesmo sitio das molas do filtro...

e por fim o caleiro....

Agora é só esperar pelas próximas chuvas e ver se está tudo em ordem...
    Apesar de o vidro ser original e ter poucos meses e o torpedo também ser original e novo, ao colocar o mesmo aquilo não me prendia como o anterior que tinha, tipo clique de uma mola a entrar que acho que era suposto... a verdade é que realmente agora o torpedo está justo ao vidro e parece-me que já não passará agua...
    Vamos esperar que de uma vez por todas a piscina interior vá à vida :D

5 pessoas gostam disto.
  2. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 770
    O vidro, original ou não, a nível de infiltrações só depende da sua colocação correcta.
    De resto, muito bom DIY. Muito útil a malta.

1 pessoa gostou disto.
  3. Vitor Costa

Vitor Costa

9 Mai 2013
    Gostos Recebidos:
    5 530
    Obrigado!
    Sim tens razão tudo depende da sua colocação! Que no meu caso o vidro que não era original estava muito mal colocado!
    Decidi partilhar estas informação depois de ver no fórum muitas questões relacionadas sobre infiltrações e percebo a frustração que é ter uma piscina dentro do carro!

Depois de ver muitos carros e de marcas diferentes! A conclusão que cheguo é que o torpedo do 8L foi um pouco mal pensado e a zona do filtro do habitáculo pior ainda! :)

4. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 770
    Havias de ver o Astra g. Igualmente. Aliás, quase chamaria o a3 uma cópia com excepção de ter o filtro a meio.

1 pessoa gostou disto.
  5. Vitor Costa

Vitor Costa

9 Mai 2013
    Gostos Recebidos:
    5 530
    Até nem me importava que o torpedo fosse cheio de buracos lol porque a água nunca entraria se o filtro não estivesse na posição que está :D mesmo mal pensado! Então aquela peça plástica que podes ver nas fotos, que faz de caleiro para desviar a água para o esgoto vê-se mesmo que foi desenho de última hora! Mesmo para desenrascar!

Tenho reparado em outros modelos e marcas e o torpedo parece mesmo bem pensado, super justo ao vidro e vez de um plástico duro! Tem um acabamento em borracha tipo o do das escovas que faz com que a água não entre por ali nem por nada!

6. madlima29

madlima29

6 Jul 2009
    Gostos Recebidos:
    7 770
    Aplica lhe um tampo de alumínio 1cm acima e resolvido.

1 pessoa gostou disto.
  7. Vitor Costa

Vitor Costa

9 Mai 2013
    Gostos Recebidos:
    5 530
    Será isso que vou fazer em ultimo recurso caso volte a meter agua :D esperemos que não!
    Um tampo de aluminio com duas aguas tipo telhado :D

8. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    965
    muito bom.. boa ajuda para quem sofre destes problemas que tiram qualquer um do serio... eu no meu passat tive algo parecido... mas a solução foi fácil.. os esgotos da bateria e bomba de servofreio estavam entupidos....

1 pessoa gostou disto.
  9. Vitor Costa

Vitor Costa

9 Mai 2013
    Gostos Recebidos:
    5 530
    Obrigado :)

Pois este tipo de problema se for persistente, dá vontade de vender ou despachar o carro!
    Ainda bem que não desisti de tentar resolver este problema e por consequência realizei novas mods que gosto muito!
    Como a carpete preta do S3, mesmo o vidro original, pelo menos eu noto diferenças dos não OEM.

O problema de isto acontecer, é que se for necessário substituir peças ou comprar peças, só existem na marca e como se sabe os preços são mais elevados.

Para já tenho boas noticias, já choveu e parece-me que não está a entrar agua!
    Mas não vou deitar já os foguetes, vou esperar por chuvas mais intensas e ver no que dá :D

Para quem quiser, está à vontade para colocar fotos e explicações de outro tipo de infiltrações e assim ficava tudo reunido aqui para organizar melhor o fórum!

Quando desmontar o tecto outra vez vou tirar fotos às tubagens do tecto de abrir também e colocar aqui como as limpar!

10. RockyBoy

RockyBoy

7 Mar 2007
    Gostos Recebidos:
    965
    mas pela foto do vidro, fizeste isso agora recente?? é que o vidro pertence ao ano de 2014.... !!!!!!!! se foi agora deverias ter um vidro de 2015.. estamos a chegar ao fim do ano....

11. Vitor Costa

Vitor Costa

9 Mai 2013
    Gostos Recebidos:
    5 530
    É recente mas nem tanto :)
    23 de março deste ano! Foi há 4 meses, por isso se calhar tem lógica ser um vidro de 2014 não?!

Isto foi tudo por fases:

1º veio a piscina;
    2º Desmontei o interior do carro, o coloquei a alcatifa nova!
    3º Com o carro desmontado e depois de vários testes vi que a agua vinha do filtro e com chuvas fortes ou lavagem do carro, escorriam alguns pingos da parte de cima do vidro, foi aí que reparei que o vidro foi mal colocado e então coloquei um novo! Pensando que ia resolver tudo com a mudança de vidro mas apenas resolveu os pingos vindo da parte superior do vidro;
    4º Fui à audi ver o que peças me faltavam;
    5º deram-me o para vento do filtro de agua que como é obvio não resolveu nada;
    6º Voltei à audi pedi a peça correcta, que era a calha de desvio de agua para o esgoto e aí notei logo que resolveu alguma coisa porque a quantidade de agua no interior era muito menor, mas para a agua chegar a essa calha quer dizer que o torpedo tinha uma fuga ou folga, coisa que já sabia que tinha uma folga porque era visível no exterior;
    7º lavei o carro no verão e voltou a aparecer agua no interior do carro, fui ver o que era e ao retirar o torpedo, aquilo ficou dividido em dois lol :D
    8º Torpedo novo e até agora parece tudo bem, vamos lá ver :D

Last edited: 10 Set 2015
  12. King

King

14 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    2 234
    Eu ando com esse problema no meu faz tempo. Mas é do lado do condutor. :(

Grande DIY

É pena não estares mais por cá, tinhas muito que ensinar a muito pessoal que passa por aqui

1 pessoa gostou disto.
  13. koolboy

koolboy

18 Jan 2009
    Gostos Recebidos:
    2 264
    Eu também tinha o mesmo problema no lado do condutor e entrava pela borracha da porta, na junção dela com a chapa...um pouco de silicone a toda á volta e problema resolvido ;)

14. King

King

14 Abr 2009
    Gostos Recebidos:
    2 234
    Isso foi o que me disseram que era.
    Talvez o trabalho não tenha sido bem realizado. É que aquela borracha custa uma pipa de massa.

15. Vitor Costa

Vitor Costa

9 Mai 2013
    Gostos Recebidos:
    5 530
    Uma pipa de massa???
    Acho que custa 70 a 80 euros não?

Infiltrações é do pior! Penso que se o valor não for muito exagerado, vale a pena resolver isso de uma vez por todas!
    Se for a borracha que estou a pensar, isso é barato nas sucatas! Não tem é a cor que eu quero!

- - - - - - - - - -

Já agora depois da tempestade de há 3 dias atrás! Tive o carro na rua e passou no teste de chuva intensa a 100%, nem uma gota de agua entrou desta vez!

Assunto resolvido de uma vez por todas finalmente!!! :D

1 pessoa gostou disto.

Partilhar esta página