[A3 8P] Audi A3 2.0 TDI 170cv Sport Stronic - Foi ao banco! Pág 10

Olá a todos! Como o prometido é devido e agora que tive alguma disponibilidade, aqui segue diário de bordo do A3.

Todos os comentários são bem vindos neste espaço pelo que procurarei sempre manter o tópico actualizado.

A3 2.0 TDI 170cv Sport Stronic

dsc03119mediumkq6.jpg


Extras

Pintura Metalizada (Preto)
Cruise control
Ajuda ao parqueamento
Volante Multifunções
Pacote desportivo S Line
Farois BI Xenon Plus
Adaptive lights
Pack Iluminação interior
Sistema de som BOSE
Sensor de luz e chuva e retrov.interior com anti-encadeamento
Alarme Volumétrico
Indicador de pressão dos pneus
Jantes Especiais 18" 7 raios duplos
 
Primeiras impressões

Já tenho o carro há algumas semanas, tem 2400km, e passada a euforia inicial que nos faz pensar que um carro novo é perfeito, aqui vão os meus comentários. O meu antigo carro era um Golf V 2.0 TDI Sport, um excelente carro, que me serve de base de comparação para os seguintes comentários.

Motor

O 2.0 Tdi 170cv é um motor bastante disponível. Os consumos estão a melhorar significativamente (cidade e AE) Inicialmente andavam nos 9 litros e agora andam nos 7,4. Chega facilmente a grandes velocidades. Já alcançou os 230km/h com consumo instantâneo de 17 litros.

Suspensão

A suspensão é muito boa, firme mas não desconfortável. A jante de 18 não afecta o conjunto. Os excelentes bancos também ajudam ao conforto. Agora reparo que o Golf já tinha a suspensão bem dura, pois não noto grandes diferenças.

Caixa Stronic

Este motor casa perfeitamente com a caixa Stronic.
Já muito se falou desta caixa, mas não posso de deixar exprimir a minha satisfação.
A adaptação foi muito demorada (10 segundos ... lol) Por uma ou duas vezes, lá me enganei a pensar que ainda tinha embraiagem. Fora de brincadeiras, é bastante fácil de utilizar e bastante intuitiva ao peso do acelerador. Requer habituação para que a caixa reaga como queremos.
Como ponto negativo será talvez o facto de não utilizar melhor a caixa para travar com o auxilio, dado que neste caso o carro numa descida fica um pouco solto, mas passando momentaneamente para o modo sequencial podemos fazer a redução de acordo com o nível de inclinação.
O dispositivo de kick-down é brutal. É escolhida momentaneamente a mudança onde pode ser obtida a máxima aceleração.
Ainda só experimentei uma vez o modo Sport. Ainda não é muito aconselhável em rodagem. Aquilo é cada redução que mete medo e deixa a mudança esgotar as rpm até ao corte. Penso que o modo Drive serve perfeitamente, pois procura sempre diminuir o consumo colocando a mudança necessária ao andamento. Dá para ver que no Golf, o facto de costumar andar sempre na faixa das 2000-3000 rpm, prejudicava os consumos, mas gosto de ter sempre carga no turbo. Esta DSG muitas das vezes anda com rotações abaixo das 2000rpm, melhorando substancialmente os consumos, mas penso para o turbo não tem a carga suficiente. Vamos a ver no futuro ...

Insonorização e comportamento

A insonorização é muito boa e o motor é silencioso para um diesel. Em andamento de AE, só se nota bem o barulho do motor a partir das 3000rpm.
O carro é um pouco sensível ao vento forte. O desenho exterior do carro não deve ajudar neste aspecto.

Som Bose
A qualidade deste sistema de som é muito boa. O som é bastante nítido e cristalino. Mesmo no volume máximo não distorce.
Convém termos um bom suporte de música, ou seja se o mp3 ou cd tem má qualidade também não se consegue tirar partido do bose. Com cds originais nota-se bem a diferença.

Acabamentos

Relativamente aos acabamentos em pele estou descontente. Mesmo antes de comprar o carro, via fotos de interiores s-line interior em que a pele dos apoios laterais nos bancos dianteiros cria facilmente zonas de quebra. Penso que é um aspecto a melhorar. Se aplicarmos desde cedo um bom condicionador de pele, esta conserva-se em bom estado, mas aquele estado de pele lisa é difícil manter. Parece que tem um material moldável debaixo da pele o que requer algum cuidado.
Os restantes acabamentos interiores são a meu ver excelentes e transpiram qualidade.
 
Intervenções e mods

Vou utilizar este post para manter actualizado qualquer intervenção no A3, quer seja uma revisão, uma chamada à oficina, uma mod nova, etc...

Agosto 2007

  • Minimos de Blue Vision.

dsc03149mediumek1.jpg


  • Pneus enchidos com azoto.
  • Exterior e interior foram “detalhados”, tendo sido colocado selante e cera na pintura, selante nas jantes e interiores condicionados.


Outubro 2007

  • Pedais de alumínio (Golf V GTI DSG)

dsc03382mediumcm8.jpg




Futuras alterações
  • Tapetes de borracha
  • Sistema multimédia RNS-E
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 170cv Sport Stronic - 2500km (um menino ainda)

belo carro, belas fotos, e belo material pra te iniciares no detalhe :8
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 170cv Sport Stronic - 2500km (um menino ainda)

PAPY disse:
belo carro, belas fotos, e belo material pra te iniciares no detalhe :8

Obrigado.

Este material já o utilizava no Golf, mas fiz umas aquisições recentes... um selante novo, a cera souveran ...
 
Re: Intervenções e mods

SmiThiCo disse:
Vou utilizar este post para manter actualizado qualquer intervenção no A3, quer seja uma revisão, uma chamada à oficina, uma mod nova, etc...

Agosto 2007

  • Minimos de Blue Vision.

dsc03149mediumek1.jpg


  • Pneus enchidos com azoto.
  • Exterior e interior foram “detalhados”, tendo sido colocado selante e cera na pintura, selante nas jantes e interiores condicionados.

Futuras alterações
  • Tapetes de borracha
  • Pedais de alumínio (Golf V GTI DSG)
  • Sistema multimédia RNS-E
nao se arranja umas fotos com as luzes ligadas pra ver efeito dos minimos?? ja agora naoda erro no CB?? :roll: :roll:
desculpa a ignorancia mas k efeito tem os pneus enchidos com azoto?? :oops: :oops:
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 170cv Sport Stronic - 2500km (um menino ainda)

belissimo carro e excelente apresentação da maquina ;)

gostei do que vi... fiquei apenas com uma duvida, a grelha frontal não é da S-Line, certo? ;)
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 170cv Sport Stronic - 2500km (um menino ainda)

Belissimo Exemplar, parabens pela aquisição :wink:

@Karkov: realmente não é a grelha SLine, pois só tem o pack interior....
 
Re: Audi A3 2.0 TDI 170cv Sport Stronic - 2500km (um menino ainda)

Belo carro e bela apresentação do mesmo :8 :8
 
Galeria parte 5

Cruise control
Bastante intuitivo na sua utilização. Um dispositivo eficaz para manter bons consumos e evitar os agrafos da BT. Em relação ao CC do Golf, quando queremos retomar a velocidade em memória, a velocidade aumenta gradualmente, no Golf basicamente era aceleração máxima até chegar à velocidade marcada.

dsc03173mediumyv3.jpg


Consumo médio

A 120km/h faz 6,5l ... mas a sonolência na condução é muito perigosa.

dsc03172mediumdz8.jpg



Um grande detalhe de acabamento

dsc03182mediumck4.jpg


Sensor de luminosidade
É pena não escurecer também os espelhos laterais ...
É superior em relação ao do Golf que ligava por tudo e por nada ...

dsc03179mediumcl8.jpg


Luzes
Tem a possiblidade de activar luzes diurnas.

dsc03177mediumnh4.jpg


Michelin Pilot Exalto 2
Tipicamente as jantes de 18'' para o A3 vinham com os Continental Sportcontact 2.
Sou mais conhecedor da linha da Bridgestone Potenza, mas em relação a estes não há nada a apontar. Baixo ruído, confortaveis e com grande grip. A durabilidade ainda se está para ver. Ainda não deu para ver o limite de aderência pois agarram mesmo muito bem.

dsc03188mediumxk5.jpg


Interior s-line negro
Adoro este acabamento. Não só o forro do tecto é negro, mas também o tapa-sol, painel de luzes, etc.

dsc03181mediumfy7.jpg


dsc03186mediumzd3.jpg



Bagageira
Muito espaçosa. O facto de ter um pneu sobresselente tipo bicicleta ajuda. No Golf tinha um pneu igual aos do carro e roubava imenso espaço.

dsc03191mediumbr6.jpg



Pele nos bancos

Aqui dá para ver que a pele nos apoios laterais já tem algumas zonas com vincos, o que é de lamentar a meu ver visto o carro ter pouco masis de 2000 km. Lá em casa mora um Volvo S80 com 300 mil km e 9 anos e nunca levou tratamento na pele e não apresenta estes sintomas.



dsc03194mediumdx8.jpg
 
Re: Intervenções e mods

Perleffekt disse:
nao se arranja umas fotos com as luzes ligadas pra ver efeito dos minimos?? ja agora naoda erro no CB?? :roll: :roll:
desculpa a ignorancia mas k efeito tem os pneus enchidos com azoto?? :oops: :oops:

Olá, vou ver se arranjo umas fotos dos minímos.

Agora que falas no CB, por acaso acontece por vezes uma coisa estranha. Às vezes quando desligo o carro, ouvi-se um apito e um erro qq no CB, mas n chego a ter tempo de ver o que é. Só acontece enquanto estou a rodar a chave para o desligar. Já aconteceu isto a alguém? De que poderá estar ele a queixar-se?

Em relação ao azoto, vou aqui meter um post que meti noutro forum:

Como efeito prático evidente, o pneu quase não perde pressão. Vou à Norauto de meses a meses e leva muito pouco azoto. E quanto menor o perfil, mas importante é manter a pressão correcta.

No Golf, os bridgestone potenza R050 duraram-me 50mil km, o que para o pneu em causa, aliado a um motor com 140cv a puxar e com o meu estilo de condução, me pareceu muito bom. Se durou mais por causa do azoto (menor aquecimento do pneu), não tenho a certeza, mas na equipa que ganha não se mexe e assim também meti nos pneus do Audi.

Também pelo preço não se perde muito ... acho que é 1,5€ por pneu e podes sempre ir rectificar a pressão gratuitamente.

E
Como desvantagens, desaconselham misturar ar normal num pneu com azoto, mas só com muito azar isso seria necessário, e também sejamos correctos, o pneu não é enchido a 100% com azoto, só se enchessem o pneu em vácuo.
O pneu também fica ligeiramente mais rijo e mais seco a rolar.
 
Back
Top