audi 80 tdi 94-duvidas e sugestoes.

boas pessoal,tenho andado desaparecido mas ja tou de volta.
eu ha pouco tempo meti uma box na minha carrinha,ficou muito diferente,mas agora ando a pensar em mudar umas coisitas. andava a pensar tambem numa linha,mas para exprementar tirei a panela final,épa o barulho é brutal,mas axo que ganhos nao sao muito notaveis,exepto em primeira e segunda,porque em altas é igual,ate porque se for a 150-160 da-me a sensaçao que quando piso ela nao é tao rapida.
gostava de tirar umas pequenas duvidas com o pessoal,e tambem com pessoal que tenha uma maquina igual a minha :D

por vezes fico desiludido porque dizem que nunca vou conseguir obter muito mais do que tenho,épa por vezes axo o contrario.
eu tenho uma oficina que frequento é onde faço as alteraçoes noutro meu carro,e por vezes vejo la diesel`s com uma pedrada,coisas um pouco abusadas :D

sei que a carrinha é pesada mas tambem acaba por pesar menos 80 quilos que uma A4,e axo que por ser velha tem o mesmo direito que as outras mais novas:D

agora pergunto,ha alguma maneira em especial de fazer uma linha? secalhar da maneira que exprementei nao foi a mais correcta? se tirar o catalizador tem algum aumento de potencia?
sendo o meu turbo um t15 e que faz cerca de 0,8-0,9bar de origem,ate quantos bares o posso puxar sem haver grandes consequencias? ou que turbo poderia meter para melhor performance?
com a box ganhei mais 10km/h de ponta,o que posso fazer para conseguir mais ponta?
que intercooler`s e filtros de ar aconselhar para melhorias?

se tiverem mais alguma sugestao a dar,agradeço :D

cumps.
 
pelo pouco que percebo penso que tens que mudar de bicos de injector, acho que por uns da transporter (pp502) se não estou em erro, mudas o ic, o turbo por um maior.
isto foi alguma coisa que aprendi por aqui!



ja agora este tópico nao devia de ser aberto aqui, mas sim na secção de mecânica ou geral audi!
 
Boas amigo so um questão a tua carrinha é branca com jantes pretas e tecto preto. pois custumo ver uma por esses lados. pois tambem tanho uma 80 maquina de guerra se ñ for incomodo por quanto ficou a box.
 
caetano disse:
boas pessoal,tenho andado desaparecido mas ja tou de volta.
eu ha pouco tempo meti uma box na minha carrinha,ficou muito diferente,mas agora ando a pensar em mudar umas coisitas. andava a pensar tambem numa linha,mas para exprementar tirei a panela final,épa o barulho é brutal,mas axo que ganhos nao sao muito notaveis,exepto em primeira e segunda,porque em altas é igual,ate porque se for a 150-160 da-me a sensaçao que quando piso ela nao é tao rapida.
gostava de tirar umas pequenas duvidas com o pessoal,e tambem com pessoal que tenha uma maquina igual a minha :D

por vezes fico desiludido porque dizem que nunca vou conseguir obter muito mais do que tenho,épa por vezes axo o contrario.
eu tenho uma oficina que frequento é onde faço as alteraçoes noutro meu carro,e por vezes vejo la diesel`s com uma pedrada,coisas um pouco abusadas :D

sei que a carrinha é pesada mas tambem acaba por pesar menos 80 quilos que uma A4,e axo que por ser velha tem o mesmo direito que as outras mais novas:D

agora pergunto,ha alguma maneira em especial de fazer uma linha? secalhar da maneira que exprementei nao foi a mais correcta? se tirar o catalizador tem algum aumento de potencia?
sendo o meu turbo um t15 e que faz cerca de 0,8-0,9bar de origem,ate quantos bares o posso puxar sem haver grandes consequencias? ou que turbo poderia meter para melhor performance?
com a box ganhei mais 10km/h de ponta,o que posso fazer para conseguir mais ponta?
que intercooler`s e filtros de ar aconselhar para melhorias?

se tiverem mais alguma sugestao a dar,agradeço :D

cumps.

boas

epah eu na minha cheguei a conclusao que tinha de optar...com o o turbo é de geometria fixa das duas uma: ou baixas ou altas!

ora como é uma carrinha tem o peso normal de uma carrinha. logo para baixas... :S

comecei por fazer uma repro e meti lhe uns bicos maiores. fui ao banco e com a embraiagem nas lonas deu 116.5 cv / 270 nm.

nao contente afinei a repro e mexi na na valvula WG do turbo e uma embraiagem sach.

nao cheguei a ir ao banco de teste depois disso mas melhorou e muito...(entao com a embraiagem nova nota se bem!!)

mas estava la um problema que a medio prazo ia dar raia...ao mexer na wg do tubo estava a fazer picos de pressao na casa de 1.6/1.7...(so me apercebi quando montei um manometro de turbo...)

entao optei por apostar mais nas medias / altas.

agarrei num K24 (o belo do turbo dos golf GTD de 1989 pela modica quantia de 50 aerios!!!) e meti o lá! (em tamanho a diferença é abismal para o de origem!)
afinei-o com um simples M6 que leva na WG para 1.2 bar e está a bufar nas horas...(aquele parafuso tem mel...da para dar e tirar voltas conforme apetece...ao inicio estava nos 1.5 mas com o caudal do turbo tive medo de partir alguma coisa)

ainda nao fui ao banco pois quero rectificar a repro para o turbo pois embora a pressao seja possivel com o turbo de origem, o caudal de ar é estupidamente maior!

em baixas penso que não perdi muito em relaçao ao que tinha com o turbo de origem (talvez um pouco mas nao muito mas manda fumo nas horas) mas a partir das 2500 rpm é sempre a puxar e a rotação nao para de subir...(de origem estas carrinhas nao tem muita margem pois a puxar a partir das 3500 rpm nao da mais nada...)

como comparação um amigo meu que comprou uma A80 TDI a pouco tempo de origem conduziu a minha e...esta doido a procura de um turbo daqueles... :twisted:

quando for ao banco de ensaio depois de afinar a repro digo como ficou...mas digo te ja que ate aos 180 é estupidamente mais rapida que de origem!
em relaçao a ponta o maximo que marcou no ponteiro antes e apos mudar o turbo foi 210.e nao passou disto.

em relaçao ao IC: estive para meter um maior mas como o turbo ja é maior, leva mais tempo a disparar e tenho receio de com um IC maior aquilo so fazer efeito a partir da casa das 3000 rpm...

em relaçao a escape / catalizador ainda nem mexi nisso...

:)
 
Cavaleiro disse:
boas

epah eu na minha cheguei a conclusao que tinha de optar...com o o turbo é de geometria fixa das duas uma: ou baixas ou altas!

ora como é uma carrinha tem o peso normal de uma carrinha. logo para baixas... :S

comecei por fazer uma repro e meti lhe uns bicos maiores. fui ao banco e com a embraiagem nas lonas deu 116.5 cv / 270 nm.

nao contente afinei a repro e mexi na na valvula WG do turbo e uma embraiagem sach.

nao cheguei a ir ao banco de teste depois disso mas melhorou e muito...(entao com a embraiagem nova nota se bem!!)

mas estava la um problema que a medio prazo ia dar raia...ao mexer na wg do tubo estava a fazer picos de pressao na casa de 1.6/1.7...(so me apercebi quando montei um manometro de turbo...)

entao optei por apostar mais nas medias / altas.

agarrei num K24 (o belo do turbo dos golf GTD de 1989 pela modica quantia de 50 aerios!!!) e meti o lá! (em tamanho a diferença é abismal para o de origem!)
afinei-o com um simples M6 que leva na WG para 1.2 bar e está a bufar nas horas...(aquele parafuso tem mel...da para dar e tirar voltas conforme apetece...ao inicio estava nos 1.5 mas com o caudal do turbo tive medo de partir alguma coisa)

ainda nao fui ao banco pois quero rectificar a repro para o turbo pois embora a pressao seja possivel com o turbo de origem, o caudal de ar é estupidamente maior!

em baixas penso que não perdi muito em relaçao ao que tinha com o turbo de origem (talvez um pouco mas nao muito mas manda fumo nas horas) mas a partir das 2500 rpm é sempre a puxar e a rotação nao para de subir...(de origem estas carrinhas nao tem muita margem pois a puxar a partir das 3500 rpm nao da mais nada...)

como comparação um amigo meu que comprou uma A80 TDI a pouco tempo de origem conduziu a minha e...esta doido a procura de um turbo daqueles... :twisted:

quando for ao banco de ensaio depois de afinar a repro digo como ficou...mas digo te ja que ate aos 180 é estupidamente mais rapida que de origem!
em relaçao a ponta o maximo que marcou no ponteiro antes e apos mudar o turbo foi 210.e nao passou disto.

em relaçao ao IC: estive para meter um maior mas como o turbo ja é maior, leva mais tempo a disparar e tenho receio de com um IC maior aquilo so fazer efeito a partir da casa das 3000 rpm...

em relaçao a escape / catalizador ainda nem mexi nisso...

:)
tou a ver que isto da para fazer umas coisas engraçadas.
quando te fazia pico de 1,7 bar o turbo fazia-te safe mode?
eu por acaso tava com esse problema,mas fui a oficina de um amigo meu (motorsport)meter a box e ele trocou-me um tubo,e ficou totalmente diferente,e o turbo começou a assobiar mais. ele dixe-me que tava-me a dar a maxima pressao por isso acontecia-me isso.

podes me explicar melhor isto-"afinei-o com um simples M6 que leva na WG para 1.2 bar " eu percebo è de carros a gasolina,algumas coisas nos diesel pelos nomes nao sei o que é,tipo valvulas etc,secalhar ate posso conhecer por outro nome.
temos que combinar um dia para ver se ha muitas diferenças nos motores,tipo tubos e coisas do genero porque a quem comprei a carrinha era um entruja e cada vez vejo mais coisas trocadas.

abraço
 
Capiton disse:
pelo pouco que percebo penso que tens que mudar de bicos de injector, acho que por uns da transporter (pp502) se não estou em erro, mudas o ic, o turbo por um maior.
isto foi alguma coisa que aprendi por aqui!



ja agora este tópico nao devia de ser aberto aqui, mas sim na secção de mecânica ou geral audi!
boas,esses bicos dao mais debito?
por quanto é que se consegue arranjar uns bicos desses?

desculpa por meter o topico no sitio errado.

cumps.
 
gomezz disse:
Boas amigo so um questão a tua carrinha é branca com jantes pretas e tecto preto. pois custumo ver uma por esses lados. pois tambem tanho uma 80 maquina de guerra se ñ for incomodo por quanto ficou a box.
boas,a minha é verde,de momento nao me tou a lembrar de ver aqui nenhuma branca,mas tas-te a referir mesmo onde moro? costumas vir bue vezes aqui?
isto nao é propriamente uma box,mas faz as mesmas coisas que a box,podes regular para menos ou mais,eu meti na motorsport,é de confiança,tenho o outro meu carro praticamente todo alterado por ele,e para quem quiser ele faz tudo nos diesel e tem banco. a box fica em 50€.
quem anda mais com a minha carrinha é a minha mulher,mas coo vou la muitas vezes a oficina ter com o pessoal e começei a ver os tdi`s a fazerem repros e bancos começei a ganhar aquele bixinho para melhorar a minha carrinha. de momento em casa nao tenho nenhum carro de origem :D

ha outra coisa a minha carrinha faz o mesmo fumo do que fosse sem box,ja meti directa para ver e faz a mesma coisa,isso surpreendeu-me.

cumps.

cumps.
 
caetano disse:
boas,esses bicos dao mais debito?
por quanto é que se consegue arranjar uns bicos desses?

desculpa por meter o topico no sitio errado.

cumps.

não faço ideia de preços nem sei quanto debita!
mas vê uns projectos das a4 porque já muita gente meteu bicos assim! ;)
 
caetano disse:
tou a ver que isto da para fazer umas coisas engraçadas.
quando te fazia pico de 1,7 bar o turbo fazia-te safe mode?
eu por acaso tava com esse problema,mas fui a oficina de um amigo meu (motorsport)meter a box e ele trocou-me um tubo,e ficou totalmente diferente,e o turbo começou a assobiar mais. ele dixe-me que tava-me a dar a maxima pressao por isso acontecia-me isso.

podes me explicar melhor isto-"afinei-o com um simples M6 que leva na WG para 1.2 bar " eu percebo è de carros a gasolina,algumas coisas nos diesel pelos nomes nao sei o que é,tipo valvulas etc,secalhar ate posso conhecer por outro nome.
temos que combinar um dia para ver se ha muitas diferenças nos motores,tipo tubos e coisas do genero porque a quem comprei a carrinha era um entruja e cada vez vejo mais coisas trocadas.

abraço
´

a WG (wastegate) é a valvula do turbo para deixar sair a pressao em excesso. podes mexer para que faça a descarga a pressao pretendida. no caso do turbo que falei é um parafuso no topo da mesma que da para afinar com mais ou menos umas voltas.

o sensor de pressao absoluta da minha carrinha estava desligado dai que nao fazia safe mode ;) e ainda não faz :D
mas o turbo ja estava a assobiar o que não é bom sinal...
 
e o que dizes se meter o turbo de um uno turbo ie?
é parecido com o k24?
axas que ia ficar com mais pedrada?

cumprimentos
 
epah esse turbo deve ser pequeno...semelhante ao de origem...para alem de quase de certeza que terias de fazer falagens para adaptar o mesmo ao colector pois as medidas serao quase de certeza diferentes...nao me parece um bom investimento... :S

fica aqui um link bacano para veres turbos e os carros onde sao aplicados para escolheres um que seja do grupo e equipe carros que facilmente se encopntram para peças ;)

http://www.dieselevante.it/
 
e como faço para ver os que da para a minha carrinha,sem ser de origem?
da para ver pressoes e rotaçoes do turbo?
 
epah em principio deves escolher entre turbos que equipem carros do grupo...a parte boa é que podes depois ir encontra los em carros diferentes... (o turbo de uma RS2 equipa os velinhos Mercedes 300 TD da decada de 80 por exemplo) agora se queres baixas (atençao que nao tens geo variavel e tens o peso bruto da carrinha) da lhe debito(repro), injectores e pressao no turbo e ta feito. MAS vais continuar a puxar a rotaçao apenas ate as 3500 rpm mas tens mais saida (nunca será muita mas pronto). se optares por medias / altas como eu, nao teras tanto arranque (a diferença nao é assim muita para o que tinha) mas tens muito mais faixa de rotaçao para puxar, e a titulo de exemplo, se fores a 180 e pisares...ela desenvolve ;)
eu meti lhe um K24 dos velhinhos golf gtd de 1990... entra directo nos colectores (unica alteraçao a fazer é na tubagem de saida do oleo do turbo para o carter...) e da para afinar a pressao com um parafuso...
de onde és? um dia destes combinamos e mostro te o que fiz na minha para tirares ideias... ;)
 
epá um gajo tá sempre a aprender...ó cavaleiro a serio que os gtd de 89 têem um turbo melhor que os 80 tdi???é que isso é mt importante saber visto que em vez de dar 700 aeurios prefiro dar o que deste ou que seja um pouquito mais no ferro velho lá em porto alto pros lados do carregado e tá andar...visto seres perto da minha zona curtia ver isso ao vivo...para ver as diferenças...
 
nao é que seja melhor ou pior que o de origem...é diferente ;)
como estes motores tem turbos sem geo variavel fui pesquisando e perguntando a variado pessoal mas como é logico aqui a malta esta mais por dentro de geo variavel...assim seguindo os conselhos de malta porreira a quem pedi ajuda fui ate ao forum dos WV Golf...e ai um gajo aprende umas coisas sobre turbos sem geo variavel e alteraçoes a efectuar pois eles tem secçoes especifics para os Golf II e III que tinham os motores 1.6 e 1.9 GTD...tem la cenas bem maradas...que envergonham muitos TDI que para ai andam...

se tens curiosidade de ver como fica o turbo na carrinha passa pelo meu projecto que vou la por fotos fresquinhas :D
 
Back
Top