Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - Novo dono - Helmaster

Caracteristicas Técnicas:

Marca: :roll: Audi
Modelo:80 avant 1.9tdi

Motor e Transmissão: Motor 1z - 1.9 tdi . Caixa manual 5vel.

Chassis: avant

Travões: disco 4 rodas, com ABS (stock)

Jantes/Pneus: originais Audi, liga leve 15''


Exterior: Azul escuro metalizado, com riscos (os riscos não é em tinta, é mesmo falta de tinta, alguém se andou a divertir... :evil:) - Spoiler traseiro (stock)

Interior: Bancos desportivos com laterais em pele, volante forrado a pele

Audio: rádio blaupunkt com cd e mp3, colunas frontais de hipermercado com grelhas "personalizadas" :p e colunas traseiras ovais muito mal montadas nas portas, mas agora com um "buracão" daqueles não posso fazer muito mais.... :evil:

Extras de fábrica: Faróis de nevoeiro, esguichos limpa pára-brisas aquecidos, suspensão desportiva, Ar Condicionado
 
Last edited:
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Para começar bem este tópico, depois da descrição vem logo o azar:

Nos ultimos dias, custava bastante para pegar, mais a frio, mas a quente não era muito melhor.
No passado sábado não pegou mesmo! Simplesmente recusava-se a pegar. depois de ver se estava a chegar algum gasóleo aos injectores, trocar as velas, e continuar na mesma, tentámos (eu e o mecânico) pôr a trabalhar de empurrão, sem resultados na mesma. Resolvemos tirar a tampa da distribuição, e dar ao motor de arranque: :eek: correia não se mexia em condições, andava qualquer coisa apenas...

Bem... Toca a desmontar para ver o sucedido...

O que aconteceu foi que o carreto da cambota, que tem um "dente" interno que encaixa num corte da cambota, possivelmente não foi bem apertado, o que levou a que esse "dente", com o passar do tempo, foi tendo desgaste, e nestes ultimos tempos desgastou por completo, de modo que a cambota rodava mas não o carreto, logo não fazia a transmissão de movimento para a árvore de cames, levando ao desastre: 3 válvulas empenadas e 3 touches destruidas... Felizmente não sofreu nada nos pistões nem veio de excentricos e nem sedes de válvulas, o impacto foi absorvido pelas touches, que literalmente ficaram com as válvulas enfiadas nelas.

mas agora começa a nova fase, a montagem: 8 válvulas novas, 8 touches novas, jogo de juntas de descarbonização, junta colassa , carreto novo, correia nova, limpeza de injectores (parecia que andava a vapor, tal era a quantidade de carvão), 4 velas novas e depois o pagamento...

P.S. - O canalizador que servia de mecânico anteriormente é que devia estar enfiado na Pateira com água até ás orelhas!! Para além de não ter apertado bem o parafuso do carreto da cambota, que nem sabemos para que o tirou, ao trocar as velas de incandescência apertou uma "acavalada" - o que vale não conseguiu apertar muito, e deixou ainda rosca em bom estado para apertar as novas, e também utilizou silicone normal das banheiras, branco e tudo, para tentar vedar a junta da tampa das válvulas... Isto há cada um...... Vamos a ver o que mais virá!
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Hipótese:

O picheleiro com ares de mecânico pode ter despertado o dito parafuso para o antigo dono ter os mesmos problemas que tiveste agora, e assim poder ganhar umas massas valentes..
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

ricky143 disse:
Hipótese:

O picheleiro com ares de mecânico pode ter despertado o dito parafuso para o antigo dono ter os mesmos problemas que tiveste agora, e assim poder ganhar umas massas valentes..

Se eu soubesse quem foi, ganhava mas era umas "mossas" valentes.... :evil: :evil:
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Bem... Fotos do desastre:

Bloco do motor, depois de "despido"...


O Causador do problema:
- Nesta foto nota-se que tem ali uma "coisa" partida...

Para tirar as dúvidas, à direita é uma touche boa, à esquerda é uma completamente f****a! A válvula literalmente entrou por ela dentro...


Estou a pensar em fazer uma carrinha a vapor - carvão não faltava....


E a obra do "Pixeleiro"...


E pronto... amanha já deve funcionar, se conseguirmos voltar a apertar tudo no sítio, tubos e fichas... :lol: :lol:
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Motor reparado e afuncionar, mas agora descobrimos um possível problema: Como testar o controlador das velas de aquecimento? O meu pode estar pifado.....
:S
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

quando levares a maquina ao estofador para arranjar o tecto (pelo preço que referiste) diz o resultado e o sitio pois se ficar bacano ele tem aqui mais um cliente... :D
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Cavaleiro disse:
quando levares a maquina ao estofador para arranjar o tecto (pelo preço que referiste) diz o resultado e o sitio pois se ficar bacano ele tem aqui mais um cliente... :D

Pois.... Agora já não será tão depressa... Depois desta "desventura", vou pensar em fazer um arranjo "home-made"... mas o t€mpo o dirá...
Quanto ao local, é aqui perto de Fermentelos - Aveiro, e costumam trabalhar bem. (quando lá fui pedir o orçamento, estavam a fazer o mesmo serviço num tecto de um jaguar.. :eek: ) Mas o valor que me deram foi mesmo "preço de amigo", pois já os conheço há algum tempo, e dou-lhes trabalho a fazer do meu serviço, no entanto disseram que costumam levar cerca de 125-150 euros no geral.
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Bem... Para não estar muito tempo sem nada, este "mealheiro em forma de carro" resolveu agora que o gasóleo é barato, e atirava com ele para o chão: Ao ligar o motor, após estar algumas horas parado, jorrava gasóleo (é jorrava mesmo, não é pingava) pela bomba injectora! Bastava estar a trabalhar alguns segundos, parar e voltar a pôr a trabalhar para já não deitar nada...
Teve de levar um conjunto completo de vedantes, e uma válvula de retorno nova, pois seria a causadora do aumento de pressão que levou a danificar as juntas.
Resultado final: um dia completo numa oficina especializada em diesel, menos 280 euros na carteira (e preço de amigo segundo me disseram) e o problema resolvido.
Que será a seguir? (o tecto ainda lá anda pendurado, assim não sobra nenhum para ele....)
:'(
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

faltam é fotos da maquina! ;)
quero ver esse tecto com estrelas! :D :D

espero que a partir de agora tenhas mais sorte com a viatura! ;)
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Lá teve de ser, e foi desta que arranjei o tecto...
Para tirar foi o cabo dos trabalhos, aquilo está colado à chapa com uma cola boa... se tivessem colado o tecido com a mesma cola, não acontecia o que acontece... :evil:
Depois de tirado o tecto, e bebida uma mini, fica assim:


O tecto como estava (na 2ª fotos estão visíveis os pioneses):


De notar que estava tão caído, que no outro dia fui descobrir o gato a dormir a sesta entre o forro e o tecto.... :roll:

Após ter limpo toda a cola velha e podre, levei ao estofador para colocar tecido novo.
60 Euros depois (não foram os 100 porque isso incluia a desmontagem e montagem, como eu fiz isso, ficou por menos) já está impecável, foi só montar no sítio e pronto.
P.S. - Colei-o ao tecto com fita-cola dupla face para alcatifas, para evitar abanar nos (muitos) buracos na estrada...
Ficou Assim:


Agora faltam as portas, uma já está, só faltam 3...... :roll:
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

bem mas que grande odisseia que vai para aí... espero que continue agora em grande! boa sorte!

a mod do tecto é do best 8)
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93

Viper disse:
bem mas que grande odisseia que vai para aí... espero que continue agora em grande! boa sorte!

a mod do tecto é do best 8)

Não lhe chamo "mod"... Chamo-lhe "Obra"... Afinal, foi uma necessidade :lol: :lol: :lol:
Vamos a ver o que vai ser agora... Comprar carros usados é uma lotaria, e nesta calhou-me a terminação, um dos antigos donos deu-lhes maus-tratos até dizer chega.... Ou então tinha um mecânico que deus me livre! :evil:
Foi uma compra por necessidade, e por ser barata e aparentar bom estado... Já me ficou cara! Mas agora já tem pouco mais por onde avariar, vamos a ver o que o futuro espera. :S
 
Back
Top