Anulação de EGR

Sintoma mesmo depois de limpa. Erro na centrali a logo luz no painel e safetymode

Quantos quilómetros fazes com o carro?
Estranho, mesmo após a limpeza estar com erro. Qual o erro do vagcom?

Em relação à sua remoção, a minha sugestão passa por evitar isso mesmo por vários motivos:
- Pior eficiência do combustível: A EGR ajuda a reduzir o consumo de combustível, portanto, a remoção da válvula pode resultar num aumento no consumo de combustível.
- Emissões elevadas: A válvula EGR é projetada para ajudar a reduzir as emissões de poluentes. Sem a EGR, as emissões de dióxido de carbono e monóxido de carbono vai aumentar.
- Problemas de funcionamento do motor: A remoção da EGR pode resultar em problemas de funcionamento do motor, como falhas na ignição e dificuldades no arranque.

Outra recomendação.
Como já todos sabem, carros a diesel não são a melhor opção para quem faz umas voltas.
Se é o teu caso, pondera a troca por um carro a gasolina, gpl, ou hibrido.
 
Quantos quilómetros fazes com o carro?
Estranho, mesmo após a limpeza estar com erro. Qual o erro do vagcom?

Em relação à sua remoção, a minha sugestão passa por evitar isso mesmo por vários motivos:
- Pior eficiência do combustível: A EGR ajuda a reduzir o consumo de combustível, portanto, a remoção da válvula pode resultar num aumento no consumo de combustível.
- Emissões elevadas: A válvula EGR é projetada para ajudar a reduzir as emissões de poluentes. Sem a EGR, as emissões de dióxido de carbono e monóxido de carbono vai aumentar.
- Problemas de funcionamento do motor: A remoção da EGR pode resultar em problemas de funcionamento do motor, como falhas na ignição e dificuldades no arranque.

Outra recomendação.
Como já todos sabem, carros a diesel não são a melhor opção para quem faz umas voltas.
Se é o teu caso, pondera a troca por um carro a gasolina, gpl, ou hibrido.

Não é estranho, pode ter mesmo avariado.
Qual é o erro em concreto?
 
Concordo plenamente em não se anular nada que tenha por objetivo reduzir gases com efeitos nocivos que são prejudiciais para a saúde de todos nós, bem como para salvaguardar as gerações futuras.
Para além de isso ser ilegal, é que desde 01.11.2020 entrou em vigor novas regras nas inspeções periódicas, penso que anular uma EGR, isso pode vir a dar 2 deficiências, qualquer uma delas do tipo 2. Ou por o equipamento de controlo das emissões de motores de ignição por compressão instalado pelo fabricante — Inexistente ou Modificado ou Defeituoso. E/ou pela opacidade exceder o nível indicado na placa afixada pelo fabricante do veículo. E não será só ilegal em inspeções, em ações de fiscalização das forças de segurança também o será a primeira.
Primeiro confirma é efetivamente o nexo de causalidade do problema se é mesmo com a EGR ou não. E se sim, já te disseram várias hipóteses, desde a limpeza periódica à compra de nova EGR aftermarket, etc, etc.
 
Tudo bem, mas repara no discurso sem olhar a tudo, e para quem não tem o a vontade que temos em termos mecânicos e elétricos. Não ser bem explicado e induzir, ou até incutir a cultura anti filtros e egr é que também não. Vamos ser sérios e ver todos os lados, principalmente saúde e carteira que é o que move este mundo. Acho que até agora não disse nenhuma mentira.

Imagina não seres quem és, e agora viram se para ti a dizer para alterares o teu b6 e fazer isto e aquilo, e tu sem perceber um corno, pensas, ah e tal se me aconselham tirar, acho que devo. Depois tiras, lixas o guito. Lixas a tua saúde e a dos outros, e se calhar daqui 1 ou 2 anos estás na merda nas IPO. Depois em vez de andar tranquilo, vais ter despesas acrescidas ou vendes a lata.
Caríssimo: é muito interessante ler o que escreves hoje, passados muitos muitos meses de eu ter desistido vir a este fórum, precisamente devido às respostas que me deste. Se bem me recordo o tópico era sobre a colocação de sistemas isofix; e tu, precisamente "sem olhar a tudo, e para quem não tem o a vontade que temos em termos(...)" conseguiste com que eu abandonasse o fórum, por me ter sentido completamente desprezado por alguém, que tanto quanto eu me tivesse apercebido, nada sabia do que estava a falar; nem tão pouco via a história no todo, nem o tal olhar para o futuro...

Dito isto: voltei. Voltei porque uma A4 B6 da família com que tenho andado nos últimos dias anda com consumos exagerados (8 litros / 100 km), e, nem mais, alguém me sugeriu a tal mexida na EGR... que deve estar entupida, sem ela anda mais, deixa de dar trabalho, etc etc etc

Acontece que gosto sempre de ter opiniões diversas, e procurar conhecimento diverso. E voltei ao fórum. E voltei a ver-te a responder em todos (ou quase todos) os tópicos. E tenho a dizer duas coisas:

1) Parece-me que mudaste, para melhor, a forma das tuas intervenções (posso obviamente ter sido eu a mudar a minha leitura, admito; ou ambos!).
2) Agradeço-te, muito sinceramente, ter ficado rapidamente convencido, lendo os teus textos, em não fazer o que me aconselharam. Percebo as duas posições, e creio francamente, com todos os defeitos que possa ter, ser a tua a melhor posição a tomar neste tema. Creio ser uma posição ponderada e baseada em conhecimento.


O que me remete para o início: precisamente por ter sido uma posição baseada em ponderação, conhecimento, experiência diária, fiquei deveras zangado com o que disseste e achei que estava a mais por aqui.


Espero ter voltado para ficar. Até porque muito provavelmente em breve serão 3 argolas na casa, e certamente precisarei de ajuda...

Obrigado
Um abraço
 
Back
Top