Alterações / IPO - "O Tema" - Para tirar todas as dúvidas

Alterações - Decisão (A = aprovado / R = reprovado) - Justificação

Grupo 1 – pneus/jantes/volante

Pneus de diâmetro superior a 5% ao indicado no livrete - R
Jante diferentes das originais mas pneu conforme – A - Referência é o pneu, nos órgãos mecânicos que não exceda os limites da carroçaria
Jante diferentes das originais mas pneu não conforme - R
Volante c/ dimensões e características diferentes do original - R
Volante c/ supressão de air-bag - R
Punho da alavanca de velocidades diferentes do original - A - Desde que bem fixo
Alavanca de velocidades c/ alteração dimensional da alavanca ou punho mal fixo – R - Aplicável quando a alavanca tem dimensões inferiores à de origem ou punho solto

Grupo 2 – interiores

Bancos diferentes dos originais – R - Exceptuando-se os casos que os bancos p/ alem de serem homologados são apropriados ao modelo em questão
Cintos de segurança diferentes do original c/ homologação europeia e sistema de fixação de acordo c/ o original (montagem de pré-tensores) - A
Cinto de segurança não homologado, ou c/ fixação incorrecta - R
Luzes suplementares no tablier - R
Capas em bancos c/ air-bag desde que não adaptadas - R
Colocação de barras interiores p/ reforço e protecção em caso de capotamento - A
Colocação de barras interiores p/ reforço e protecção em caso de capotamento que interfiram c/ a visibilidade, c/ a posição de condução ou detenham arestas vivas – R

Grupo 3 – admissão / escape

Colector ou tubagens diferentes do original - R - Desde que interfira com os componentes ou provoque ruído acima dos limites admissíveis
Colector ou tubagens diferentes do original sem problemas de interferências ou ruído - A
Ponteira de escape diferentes da original – A - Desde que não saia dos limites da carroçaria
Silencioso homologado diferente do original - A
Silencioso não homologado - R
Alteração do filtro de ar – A - Desde que não altere as emissões gasosas ou ruído anormal

Grupo 4 – suspensões

Alteração das molas c/ rebaixamento do veículo - R
Alteração da altura ao solo. Mola ou espaçadores - R
Alteração da distancia entre vias - R
Montagem de barra de fixação de amortecedores - A

Grupo 5 – travões

Pedais alterados - R
Discos de travão alterados c/ diâmetro diferente do original - R
Discos de travão alterados c/ diâmetro igual ao original mas ventilados - A

Grupo 6 – iluminação

Cores de luzes não regulamentadas - R
Tipo não apropriado – R - Ex. lâmpadas de xénon que não previstas
Equipamento não homologado - R
Pintura dos faróis ou aplicação de elementos sobre a superfície dos mesmos - R
Aplicação da 3ª luz de STOP (S3) – A - Se montado segundo as normas
Instalação de faróis de nevoeiro à frente – A - Se montado segundo as normas
Nº de luzes de estrada instaladas superiores a 4 - R
Nº de luzes superior ao previsto (sinalização, mudança de direcção, etc.), excepto máximos, médios ou luzes de nevoeiro à frente – A - De origem ou outros desde que montados correctamente

Grupo 7 – vidros

Aplicação de pinturas ou películas - R
Autocolante na parte superior do pára-brisas – A - Desde que não entre na zona de varrimento das escovas
Vidros não homologados – R - Para veículos homologados a partir de 1/1/96 ou matriculados a partir de 1/1/98
Vidros coloridos homologados - A
Autocolante opaco nos vidros do compartimento de carga dos veículos ligeiros - A

Grupo 8 – carroçaria

Saias – A - Desde que não apresentem superfícies agressivas
Pára-choques não originais – A - Desde que não estejam mal adaptados, não tenham arestas e superfícies agressivas e não exceda os limites laterais da carroçaria
Ailerons não originais – A - Desde que não estejam mal adaptados, não interfiram c/ a visibilidade, estejam fixos e não excedam os limites laterais da carroçaria
Entrada de ar suplementar pela tampa do motor – A - Se não apresentar arestas agressivas e não esteja mal adaptada
Fecho suplementar da tampa do motor - A
Chuventos – A - Desde que não reduzam a visibilidade e estejam bem fixos
Palas anti projecção não especificadas - A
Tecto de abrir não indicado no livrete - A
Espelho retrovisor homologado diferente do original – A - Desde que garanta a boa visibilidade e esteja bem fixo
Montagem de grua fixa ou móvel sem averbamento - R
Grelha de protecção (mata vacas) – A - Desde que não tenha arestas agressivas e não exceda os limites laterais da carroçaria
Guinchos montados e não indicados no livrete – A - Desde que não excedam os limites laterais do veículo e não tenham arestas agressivas
Substituição do logótipo identificativo da marca por outro diferente (ex. símbolo Opel por BMW) - R
 
Eu a isso respondo com umas imagens que coloquei à dias no FB...

saiu na Automotor deste mês...

473946_293672864063635_418188941_o.jpg


335986_293673184063603_1299510916_o.jpg


241967_293673377396917_1682493750_o.jpg
 
Nossa senhora nos valha !!!!

A partir daqui é só mesmo ter muita, mas muita FÉ. :pray: :pray:
 
Last edited:
Boas pessoal, sou novato aqui no fórum, mas surgiu me uma questão face as alterações permitidas e não permitidas.
Comprei um A4 2.5 e ando em pulguinhas com ele mas tenho uma questão que se remete as alterações de volante EX: A4 B7 para A4 B5, que deve ser uma das mais comuns espalhadas pelo globo, sabem me dizer se passa?
 
Last edited:
Boas pessoal, sou novato aqui no fórum, mas surgiu me uma questão face as alterações permitidas e não permitidas.
Comprei um A4 2.5 e ando em pulguinhas com ele mas tenho uma questão que se remete as alterações de volante EX: A4 B7 para A4 B5, que deve ser uma das mais comuns espalhadas pelo globo, sabem me dizer se passa?

A mim não me disseram nada.
 
Desde já obrigado pela resposta.
Passei pelo projeto, tens ai um belo argolas.
Mas se fosse um flat estilo o do RS4 ou TTRS, se calhar já não achavam tanta piada!? Levanto esta questão porque e dos primeiros mods que lhe quero fazer na minha mão (tenho o meu volante bastante degastado), e como custa caro não me apetece levar reprovação depois de meter o volante. :S
 
Desde já obrigado pela resposta.
Passei pelo projeto, tens ai um belo argolas.
Mas se fosse um flat estilo o do RS4 ou TTRS, se calhar já não achavam tanta piada!? Levanto esta questão porque e dos primeiros mods que lhe quero fazer na minha mão (tenho o meu volante bastante degastado), e como custa caro não me apetece levar reprovação depois de meter o volante. :S

Pelo que sei, só implicam se as alterações influenciarem a segurança (tipo tirar o AirBag), e/ou alterar o tamanho do volante.
Se fôr uma coisa "Soft" ninguém diz nada.
 
Back
Top