Ajuda - Problema Com Sensor de Luz + Xenon

Boas Pessoal!

Tenho instalado no meu carro um Sensor de Luz (liga os mínimos e médios ao anoitecer, situações de falta de visibilidade, tunéis , garagens, etc) e tenho os médios com Kit de Xenon.
O problema que tenho surge nas situações em que vou ligar o carro e já é noite, ou estou na garagem em que o Xenon vai ligar no preciso momento em que ligo o carro... ou seja existe um grande consumo de corrente, o que faz que normalmente só ligue um balastro do Xenon (fica desligado sempre o que está do lado do passageiro - não sei se terá alguma coisa a ver com o facto de estar mais afastado da bateria) e nota-se claramente que o carro até parece custar a pegar.
Já nas ocasiões em que o carro está a trabalhar e só depois é activado o sensor de luz, não tenho qualquer problema e ligam-se ambos os balastros.
De referir que os balastros estão em perfeito estado até porque desligando o sensor de luz funcionam perfeitamente. O alternador e a bateria também parecem estar bem, a batreia tem menos de 1 ano. Medindo a tensão no arranque parec claramente insuficiente quando se liga o motor em conjunto com o Xenon.
Existe maneira de fazer com que o Sensor de luz não arranque ao mesmo tempo que o motor de arranque?? Do género de atrasar a ligação aí uns 3-4 segundos??
Ou será algum problema do carro relacionado com falta de massa, etc etc??

Se alguém tiver uma ideia do que possa ser / solução, agradeço!

Cumps
 
josebrites disse:
Boa noite,

Suponho que o xenon não seja de origem certo?
Utilizas-te relés na instalação?

Boas!
Sim, o Xenon não é de origem , é um Kit H7r 6000K. O meu carro é um Seat Leon I, acho que não é necessário a utilização de relés, o kit Xenon nunca deu qq tipo de problema. O problema só acontece quando a ligação do motor de arranque é acompanhada pelo ligar do Xenon através do Sensor de Luz.
 
Sem o sensor de luz, o carro desligava os médios automaticamente quando colocavas o motor a trabalhar com os médios acesos?

O problema só pode estar na alimentação do sensor de luz.
Deves ter ligado o sensor de luz a uma alimentação permanente.

Para o xenon não ligar ao mesmo tempo que o motor dá o arranque, tens de ligar o positivo (+) da alimentação do sensor de luz ao fio (+) que leva corrente aos médios; AC; ou seja, ao que activa quando rodas a chave do carro para a segunda posição.

MAS ATENÇÃO!

Não sei que ligações fizes-te para teres os minimos e os médios a ligar com o sensor de luz. Os sensores são apenas para os médios! (a não ser que instales mais uns relés, mas isso já é outra história)

Não te esqueças que ambos utilizam correntes diferentes.
Se reparares, consegues sempre ligar os minimos, enquanto que para poderes ligar os médios já tens de colocar a chave na posição 2.

Se ligas também os minimos cria-se uma corrente de retorno, que te pode ficar bem cara :S


Espero ter ajudado..
 
Obrigado pela resposta!
Acho que deve ser mesmo o problema na alimentação do sensor de luz.
Outra coisa que me falaram foi o problema estar relacionado com falta de massa, mas se assim fosse não devia estar a cortar o arranque dos balastros juntamente com o motor de arranque??

josebrites disse:
Sem o sensor de luz, o carro desligava os médios automaticamente quando colocavas o motor a trabalhar com os médios acesos?
Penso que sim, é o normal em todos os carros, certo?

O problema só pode estar na alimentação do sensor de luz.
Deves ter ligado o sensor de luz a uma alimentação permanente.

Para o xenon não ligar ao mesmo tempo que o motor dá o arranque, tens de ligar o positivo (+) da alimentação do sensor de luz ao fio (+) que leva corrente aos médios; AC; ou seja, ao que activa quando rodas a chave do carro para a segunda posição.
Deve ser mesmo isso, eu não percebo nada do assunto, mas vou falar na Seat que foi feita lá a instalação e pelo que vejo muito bem feita! ;)


MAS ATENÇÃO!

Não sei que ligações fizes-te para teres os minimos e os médios a ligar com o sensor de luz. Os sensores são apenas para os médios! (a não ser que instales mais uns relés, mas isso já é outra história)
Os mínimos ligam-se quando tenho a chave na "posição 1" , depois os médios só ligam quando dou à ignição, (o interruptor das luzes fica sempre na posição off) Assim como quando desligo o carro, os médios apagam e ficam os minimos ligados que só desligam quando retiro a chave (isto quando está escuro é claro)

Não te esqueças que ambos utilizam correntes diferentes.
Se reparares, consegues sempre ligar os minimos, enquanto que para poderes ligar os médios já tens de colocar a chave na posição 2.

Se ligas também os minimos cria-se uma corrente de retorno, que te pode ficar bem cara :S


Espero ter ajudado..
 
O meu A3 tem Xenon e sensores de origem mas o que me ocorre é que ligam (também tenho o carro em garagem), não quando o motor de arranque liga, mas quando liga a bateria (e a resistência de aquecimento antes do carro ligar, uma vez que é Diesel).

Acho estranho que o teu só ligue com o motor de arranque.

Não estarás a "dar à chave" assim à bruta?

Mesmo sendo a gasolina não faz mal nenhum ligares a bateria (posição normal antes do motor de arranque) deixares estar 2 ou 3 segundos (deve dar tempo para o Xenon arrancar) e só depois ligares o motor de arranque.

Isto não funciona?

É assim que se passa com o meu, mas como é a Diesel e deixo sempre aquecer a resistência 2 ou 3 segundos, nunca dei pelo problema.

(já agora, tive de mudar a bateria ao fim de 4 anos e meio e deram-me a escolher uma bateria normal ou uma bateria da Audi que custa o dobro das outras... garantiram-me que duraria mais 4 anos e por isso fui para a da Audi).
 
Não me parece que o problema seja na massa.
Por mim é o positivo da alimentação da central que não está a ligar no sitio certo.
Já agora, onde o tens ligado?
 
O sensor que tenho instalado na minha B6 apenas liga as luzes quando é escuro e o caro está a trabalhar.
Não ligam nem durante o arranque do motor nem com a chave na ultima posição. Só mesmo a trabalhar ;)

Mas também a instalação foi toda feita ao botão das luzes, tirando um fio, que liga a um fusivel.
No teu caso penso que fizes-te as ligações nos respectivos faróis, certo?

Brevemente crio um DIY, para poderem ver como foi feito.
 
josebrites disse:
O sensor que tenho instalado na minha B6 apenas liga as luzes quando é escuro e o caro está a trabalhar.
Não ligam nem durante o arranque do motor nem com a chave na ultima posição. Só mesmo a trabalhar ;)

Mas também a instalação foi toda feita ao botão das luzes, tirando um fio, que liga a um fusivel.
No teu caso penso que fizes-te as ligações nos respectivos faróis, certo?

Brevemente crio um DIY, para poderem ver como foi feito.

NO meu caso tb penso que está tudo ligado ao botão das luzes e também funciona quando está escuro.
apenas referi que tenho os minimos a ligar quando está escuro e antes de dar à ignição - chave na posição 1, só depois de dar à ignição é que ligam os médios (até aqui parece estar tudo bem), o problema que parece acontecer e que até ja deves ter dado a solução é que depois ligam em simultêneo os médios atrvés do sensor de luzes e o motor de arranque. Penso que a solução deve ser a que referiste "Por mim é o positivo da alimentação da central que não está a ligar no sitio certo."

Contudo, é bem vindo o DIY ;)
 
ruisilva disse:
Penso que a solução deve ser a que referiste "Por mim é o positivo da alimentação da central que não está a ligar no sitio certo."

Contudo, é bem vindo o DIY ;)

O meu positivo da alimentação da central liga ao fusivel da bomba de gasoleo.
Falei com o egasRS e aconcelhou-me também a colocar nesse fio um relé juntamente com um fusivel de 15A.

É uma questão de experimentares ;)
 
Na minha opiniao penso que o sensor de luz esta instalado de forma a que ao rodares a chave antes de dar ao motor de arranque ele ligue logo os medios se for necessario devido a luz, pelo que ao ligares ele vai ter os medios a consumir energia, isto a juntar ao facto de ser um motor a gasolina logo menos amperagem de bateria, pode estar ai o teu problema. A instalaçao deveria ser feita de forma a so depois de o motor arrancar, activar o sensor de luz.
 
Cardoso disse:
Na minha opiniao penso que o sensor de luz esta instalado de forma a que ao rodares a chave antes de dar ao motor de arranque ele ligue logo os medios se for necessario devido a luz, pelo que ao ligares ele vai ter os medios a consumir energia, isto a juntar ao facto de ser um motor a gasolina logo menos amperagem de bateria, pode estar ai o teu problema. A instalaçao deveria ser feita de forma a so depois de o motor arrancar, activar o sensor de luz.

Sim, penso que seja essa a opinião certa, como ja disse o josebrites e a solução deve estar na ligação do sensor de luzes à alimentação, vou tentar corrigir isso.
Só uma correcção o meu carro é Diesel ;)
 
josebrites disse:
O sensor que tenho instalado na minha B6 apenas liga as luzes quando é escuro e o caro está a trabalhar.
Não ligam nem durante o arranque do motor nem com a chave na ultima posição. Só mesmo a trabalhar ;)

Mas também a instalação foi toda feita ao botão das luzes, tirando um fio, que liga a um fusivel.
No teu caso penso que fizes-te as ligações nos respectivos faróis, certo?

Brevemente crio um DIY, para poderem ver como foi feito.

Venho desenterrar isto para ver se já se arranja um esquema! ;)
 
boas pessoal.
alguem me pode ajudar com uma duvida!!!
onde posso eu tirar o sinal para ligar o sensor de luzes so depois de o carro ja estar a trabalhar?
É que isso era o que eu queria
 
Back
Top