afinaçao valvula wastegate de K24 - uma ajudinha óh faz favori

boas

estou a trocar o meu turbo da minha A80 e tenho um pequeno problema:

como fazer o tubo de saida do oleo do turbo ao carter? o tubo tem de fazer umas pequenas curvas e fica a contornar o coletor de escape.

existe algum tipo de tubagem flexivel para adaptar? pensei em tubo de malha de aço mas a temperatura que o colector de escape atinge é capaz de derreter o miolo da tubagem...e embora apenas necessite de um tubo pequeno de ai 15 cm o mesmo tem de fazer umas curvas suaves que nao sei como fazer sem ser com material flexivel para o efeito.

que aconselham?

nao da para aproveitar o tubo de aço do turbo antigo porque o turbo que vou colocar é bem maior e o tubo é rijo e fica grande demais e nao da para moldar...

obrigado
 
Re: tubagem de escoamento do oleo do turbo - ajuda

O que fiz na minha foi a extremidadas mantive cmo stock e depois a parte flexivel do centro alterei... ate agora portou se direito.
O ideal e´comprares um tubo estragado e refazer dai a tua medida cm a tal malha de aço no centro.

Cumps
 
Re: tubagem de escoamento do oleo do turbo - ajuda

a minha ideia inicial era essa manter as extremidades onde estao as roscas de cima e baixo e o meio do tubo por com malha de aço mas aquilo fica mesmo encostado ao colector de escape...ora se por dentro da malha de aço é borracha aquilo deve aquecer a malha de aço e começa a derreter não? é esse o meu receio...
senão terei de moldar um tubo para o soldar no sitio mas com as curvas e angulos que tenho de fazer... :S
 
Re: escoamento do oleo do turbo- resolvido - afinaçao valvula wastegate de K24

bom o tubo esta resolvido, nada como um bom torneiro para me soldar um tubo a medida com as curvas pretendidas :D

agora isto: como se afina a waste gate de um K24? no que la estava garret T2 com waste gate externa era facil...mas neste tenho duvidas de como fazer...quando o montei nos 1º quilometros estava a fazer pressoes altas de 1.6, 1.7...mas isto so durou meia duzia de quilometros...entretanto estabilizou nos 0.7/0.8 em carga...nao sei se a valvula estava entupida ou assim...mas queria saber como posso por a mesma a abrir por volta de 1 / 1.2 bar...?
 
Re: escoamento do oleo do turbo- resolvido - afinaçao valvula wastegate de K24

alguem tem ideia de como regular a pressao nestes turbos? será na porca que esta no topo da WG?
 
Re: escoamento do oleo do turbo- resolvido - afinaçao valvula wastegate de K24

ja mexi a posição da porca no topo e manteve se igual...será de afinaçao interior a valvula este turbo? alguem que de uma ajudinha sff...

obrigado
 
Sempre optaste pelo K24? :)

Como é accionada a wastegate? O tirante do actuador não tem afinação? Se não conseguires obter as pressões desejadas a solução pode passar pela instalação de uma dawes device.
 
é verdade ja la esta montado. 8)

notei que em baixas nao esta tao "bruta" mas que está mais linear a puxar a rotaçao e claro puxa bastante mais rotaçao do que puxava.

a wastegate tem la no topo um perne preso por uma porca e no forum dos golf ja me disseram que é ai que devo afinar.
entretanto ja o fiz (e nao rodei assim tao pouco) mas apenas passou de 0.7 para 0.8...embora me tenham dito que se tem de dar varias voltas para comprimir a mola na wg.(o perne original é que é pequeno e ja estou com pouco para afinar, acho que vou troca lo por outro maior visto tratar se de um vulgar M6)

mas faz me confusao uma mexida tao acentuada neste afinador resultar em tao pouco ganho pois no actuador do turbo que la estava nao era preciso muitas voltas para se notar a pressao (tinha lhe dado 3 / 4 voltas e quando comprei o manometro do turbo e o liguei aquilo estava a fazer 1.5 / 1.7!)

dawes device? que é isso?

cumps
 
Agora precisa de gasóleo. :D

Não tens nenhuma rosca no tirante do actuador? Ou mesmo uma porca. Como este:

wastegate01.jpg


Dawes device é um controlador de pressão manual. Uma espécie de torneirinha.
 
a WG deste turbo tem o actuador por dentro...mas ja lhe apanhei o jeito. tem o tal perne no topo. ja rodei mais umas voltas e...ja esta.mola comprimida. agora faz 1.5/1.6 de pico (se calhar vou tirar um bocado que é capaz de ser demais)

gasoleo para acompanhar ja tinha a repro e os bicos...mas se calhar agora preciso de reajusta la ao novo hardware :D
 
quando pisava estava a fazer 1.5/1.6
a 3/4 pedal 1.2

baixei um pouco aquilo. faz a volta de 1bar e pedal a fundo 1.2

vou manter assim uns tempos para ver como se comporta. antes de tirar este bocadinho de pressao chegou a saltar um dos tubos do IC...a braçadeira nao o aguentou...
 
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