AEB | Correia bomba de água larga | Mistério insolvível

Bom dia a todos.

Ora...vamos lá então, a ver se alguém me consegue ajudar...

Comprei a minha AEB a um amigo, que se queria desfazer dela por ter partido o turbo e preferir comprar um carro novo.
Esta carrinha só teve um dono (o meu amigo), é nacional, sempre assistida na Audi até aos 120.000 (troca de dist.) e tem agora 140.000.

Fui buscar a carrinha de reboque e assumi a reparação do turbo que foi feita na minha oficina de sempre, onde trabalho também.

Andei 300kms com a carrinha...de repente, mm à porta do trabalho, a 30m, acendeu a luz da temperatura. Ao parar, fui verificar tudo e lá estava a tampa do radiador e todo o circuito carregados de pudim flan...

Oficina com ela, junta queimada. Se bem que tudo isto me estava a fazer uma confusão brutal pois nao a estiquei, nao nada, mal tive tempo para andar com ela, lá comprei o material todo, cabeça no torneiro, radiador varejado, verificação das tubagens, etc. Tudo ok para fechar. Pelo sim pelo não, já que se estava a mexer, levou distribuição toda nova e mandou-se vir a correia da bomba de água para trocar, também.

Ao chegar à última parte, aquando da montagem da correia de bomba de água, verificou-se que a mesma tinha quase 1,5cm a mais! Está tão larga que fica pendurada.

Pensei que a tivesse identificado mal ou que fosse por ser de qualidade equivalente e confirmei com a de origem. Igual. Trapezoidal, com 528mm de comprimento. Tudo confirmado com um concessionário da Audi
Iniciei uma busca incessante pelos motivos de algo tão estranho.
Esta correia faz única e exclusivamente o accionamento da bomba de água e passa numa polie que é composta por duas metades. Esta polie tem afinação com bolachas, mas a afinação já está no máximo pois á nem as bolachas lá estão.
Pensando que poderiam ser as polies que por algum motivo muito estrqanho não estivessem correctas, encomendei uma nova polie, que nem nenhum concessionario tinha em Portugal e tiveram que vir de Barcelona.
Resultado: €30,00 no lixo porque o que chegou é exactamente igual ao que lá estava.

Continuaram a chagar-me o juízo para procurar uma correia mais pequena, coisa com que nunca concordei pois tenho que perceber é porque é que o material de origem não está a dar. Mas lá fui... já corri 6 casas de peças e inclusivamente a famosa casa de correias, EuroCorreias, onde todos me informam que não há correias com a medida que necessito e que a mais pequena do mercado é MESMO esta específica da bomba de água dos AEB.

Desisto de encontrar uma correia e pedi ao chefe de oficina da Évoracar p falar com o meu mecânico. Chega à conclusão que também não entende porque não dá. Visto que não tem tensão, não há rolamento nem roletes, não entende o porquê e abandona o caso.

Arranjo o contacto do chefe de oficina da CERVAG, com quem falei e que me diz que é a bomba de direcção assistida que faz a tensão da correia. Para eu verificar bem que a bomba tem afinação.
Falo com os meus mecânicos que se riem e respondem "Mas achas que não teríamos visto já isso? A bomba é fixa no bloco e não tem afinação. Já tínhamos visto isso logo ao início".

Mais tarde, surge uma esperança, onde me dizem que as duas metades da polie da bomba de água parecem idênticas mas são excêntricas e podiam estar na ordem errada. Uma vez mais, falo com os mecânicos que me dizem já ter reparado nisso e que nem de um lado nem do outro dá.

Começo a desesperar... Confirmo q a correia é de origem, as polies de origem, a bomba de água não preciso confirmar pois se não fosse nem lá daria, por causa do eixo. Não funcionaria.
Esta tarde vou fazer a verificação das referências d polie da bomba de direcção assistida.

Lembrei-me de um apoio de motor partido mas o conjunto é monobloco e mm q fosse esta a situação, a correia teria que dar sempre.

Tenho contactos nos seguros e tudo confirmado em como a carrinha não bateu, para além do mais, conheçço a pessoa em questão. Tenho absoluta confiança. A carrinha em 140.000kms só trocou uma bateria e lâmpadas e por último o turbo partido (que é comum em VAG).

Alguém consegue ajudar-me a deslindar este mistério? Estou cansada disto já, ultra-desiludida e tenho a carrinha parada há 2 meses. Nem uma semana andei com ela...

Obrigada.
 
A junta queimada pode já ser resultado de um tratamento anterior. Se o turbo partiu por alguma razão foi...

Já experimentaste perguntar onde ela foi assistida? A bomba poderia ser para outro 1.8T mas também duvido que haja diferenças entre eles nesse aspecto.
 
Nao quero entrar ainda pelo "onde ela foi assistida".

Estou a tentar encontrar uma explicação plausível para o facto de haver 1,5cm a mais na correia.

Os meus mecânicos não têm mais por onde dar a volta. Não há qualquer explicação.
O desespero já é tanto que me inscrevi no site www.justanswer.com e paguei 15$ por uma resposta que ainda não foi satisfatória até ao momento.

Estou a falar com um mecânico da Audi (so they say) há 17 anos, que me diz ser mecânico de fábrica inclusivamente e nunca na vida ter visto semelhante situação.

Como referi que aproveitei e troquei a dsitribuição (apesar de ter sido trocada aos 120.000), disse-me que deveria trocar nao só correia mas tambem tensores. Que isso deveria resolver o problema. :eek:

1 | nunca na minha vida eu trocaria apenas a correia, mas sim todo o conjunto
2 | ainda que tivesse trocado so a correia, em que influenciaria isso no facto de a correia da b.a. estar larga??


Ajuda...
 
Resposta do mecânico:

Trocou centenas de correias destas e nunca teve qq problema. Mais, esta correia normalmente é tao tao justa que ele precisa de deixar nao sei o q solto até conseguir encaixa-la.

Diz-me: possibly wrong cam gear? head too refaced?

E ainda me deixa com a bonita frase "Something is WRONG with your motor".

Ajudem-me.... cam gear é...


....
 
Aqui fica toda a conversa:


Good afternoon. I'm from Portugal and I have an A4 B5 AEB. I
Sent to Audi Experts August 17 2009 at 1:59 PM

Good afternoon.
I'm from Portugal and I have an A4 B5 AEB.
I bought it from a friend, car had only one owner, always assisted at Audi until 120.000km where it got the timing belt kit changed.
Then, at about 138.000km broke the turbo and I bought it like that, assuming the repair by myself, as I work with a mechanic.
The turbo was fixed, everything seemed ok for me to start using my avant. Thing is...I only drove it for 300km. It got the head gasket burned. For no apparent reason.
So, we opened the engine, repaired and chanegd everything. BUT, when it got to place the water pump belt, who's original measurement is 11X528mm, we noticed the belt is so loose that it wont even start the water pump, and probably, that was why it has burned the head gasket.

I checked the part number for the belt, the pulleys and nothing! Everything is ok! What is wrong here?



Optional Information:
Year: 1998
Model: A4 B5 Avant
Engine: AEB 1.8T 5V

Already Tried:
ordering an OE belt. same as the one there.
ordered new OE water pump pulleys. same as those applied.
tuned the pulleys to maximum, removed the spacers, still the belt is 1,5cm too loose.
Checked if p.s.pump could be set more to the side to create the tension needed but it has no setting possible. The p.s.pump is on the monobloc. Im desperate and no mechanic knows why the water pump belt is way too loose.

GringaDelSol (Online) -- 0 Accepts / 1 Question Deposit Made! 0 Answers Accepted Status: We're Waiting For You Value: $15 Answer
August 17 2009 at 2:13 PM (13 minutes and 42 seconds later) What should I do?
Hello,


Thank you for choosing Just Answer for your query. Yes I can help you.


ANY TIME the timing belt is replaced the tensioner and hydraulic tension dampener should be replaced. They were VERY problematic. I suggest you get these items and install, that should correct the condition. I have never had this condition. Also be SURE these are the proper components for the AEB engine as they change with engine designations.


I hope I have answered your questions and addressed your concerns. Should you have further questions on this matter, please do not hesitate to ask. I want you to be 100% satisfied with my answer.


Positive feedback, referrals and bonuses are always APPRECIATED! If you accept MY answer please click on the “ACCEPT” button by THIS answer.


Thank You!
Jake “The Audi Doctor”

Jake (Online) -- Technician -- 100% Positive Feedback on 955 Audi Accepts
Over 30 years experience, 17 years with Audi, Factory trained
Your Reply
August 17 2009 at 2:18 PM (4 minutes and 41 seconds later)
I changed the whole timing kit. belt, tensioner and dampener. My mechanic advised me of that and said that, once we were opening the engine, mind as well change the timing kit again and because it would be more trustworthy, once I was buying the car from someone else.



It's just that... the water pump belt is SO loose it wont never get the w.p. to work. And I dont intend on making up a way for it to work. I need to know why OE parts are not working there.

Please help.

GringaDelSol (Online) -- 0 Accepts / 1 Question Deposit Made!
Answer
August 17 2009 at 2:41 PM (23 minutes and 25 seconds later) What should I do?
I have lterally done hundreds of these belts and have NEVER had an issue. If anything the belts are ALWAYS tight. So tight in fact that I leave the the tension dampener assembly unbolted until the belt is on. If you don't do this the belt must be "rolled" on while turnng the motor ov er by hand. Something MUST BE WRONG with your motor. Possibly wrong cam gear? Head excessivly refaced?

Let me know how this goes, something has to be wrong.

Thank You!
Jake
Jake (Online) -- Technician -- 100% Positive Feedback on 955 Audi Accepts
Over 30 years experience, 17 years with Audi, Factory trained
Your Reply
August 17 2009 at 2:47 PM (6 minutes and 22 seconds later)
Jake, if you don't mind, I won't accept the answer now. I'll check the cam gear tomorrow.

I know they took very little from the head as it was merely damaged. But I can know how much tomorrow and reply to you after that.



See you tomorrow then.



Thank you.

Monica

GringaDelSol (Online) -- 0 Accepts / 1 Question Deposit Made!
Answer
August 17 2009 at 3:16 PM (28 minutes and 41 seconds later) What should I do?
Sounds good. I'll see if I can come up with anything else on my end.

Thank You!
Jake
 
:eek: :eek: :eek: :eek:
Realmente á algo ai que não está bem...
Tenta arranjar um carro igual e ve as diferenças entre um e outro :roll: :roll: :roll: :roll:
 
Essa era uma muito boa.

Difícil é arranjar alguém com um AEB aqui pelos lados de Cascais que se disponibilize a isso.
É uma opção que quase morre na praia, à partida :S

Há por aqui alguém entendido em AEB's ou mecânico que possa dar uma ajuda?
 
o que te poderia aconselhar era tirar Part-numbers a tudo que interfira na correia e depois confirmar se é o indicado para o AEB.. mas o mais certo, é isso ter afinação e não estares a ver onde...
 
ja contaste os dentes da correia? sera essa mm a correia certa para esse motor?

É costume contar se o nº de dentes da correia ke esta montada e comparar com a nova.

e nao estikes 1 ao lado da outra pa ver a medida, conta mm os dentes delas.

1 abraço e vai dando novidades.
 
Back
Top