Bom dia a todos.
Ora...vamos lá então, a ver se alguém me consegue ajudar...
Comprei a minha AEB a um amigo, que se queria desfazer dela por ter partido o turbo e preferir comprar um carro novo.
Esta carrinha só teve um dono (o meu amigo), é nacional, sempre assistida na Audi até aos 120.000 (troca de dist.) e tem agora 140.000.
Fui buscar a carrinha de reboque e assumi a reparação do turbo que foi feita na minha oficina de sempre, onde trabalho também.
Andei 300kms com a carrinha...de repente, mm à porta do trabalho, a 30m, acendeu a luz da temperatura. Ao parar, fui verificar tudo e lá estava a tampa do radiador e todo o circuito carregados de pudim flan...
Oficina com ela, junta queimada. Se bem que tudo isto me estava a fazer uma confusão brutal pois nao a estiquei, nao nada, mal tive tempo para andar com ela, lá comprei o material todo, cabeça no torneiro, radiador varejado, verificação das tubagens, etc. Tudo ok para fechar. Pelo sim pelo não, já que se estava a mexer, levou distribuição toda nova e mandou-se vir a correia da bomba de água para trocar, também.
Ao chegar à última parte, aquando da montagem da correia de bomba de água, verificou-se que a mesma tinha quase 1,5cm a mais! Está tão larga que fica pendurada.
Pensei que a tivesse identificado mal ou que fosse por ser de qualidade equivalente e confirmei com a de origem. Igual. Trapezoidal, com 528mm de comprimento. Tudo confirmado com um concessionário da Audi
Iniciei uma busca incessante pelos motivos de algo tão estranho.
Esta correia faz única e exclusivamente o accionamento da bomba de água e passa numa polie que é composta por duas metades. Esta polie tem afinação com bolachas, mas a afinação já está no máximo pois á nem as bolachas lá estão.
Pensando que poderiam ser as polies que por algum motivo muito estrqanho não estivessem correctas, encomendei uma nova polie, que nem nenhum concessionario tinha em Portugal e tiveram que vir de Barcelona.
Resultado: €30,00 no lixo porque o que chegou é exactamente igual ao que lá estava.
Continuaram a chagar-me o juízo para procurar uma correia mais pequena, coisa com que nunca concordei pois tenho que perceber é porque é que o material de origem não está a dar. Mas lá fui... já corri 6 casas de peças e inclusivamente a famosa casa de correias, EuroCorreias, onde todos me informam que não há correias com a medida que necessito e que a mais pequena do mercado é MESMO esta específica da bomba de água dos AEB.
Desisto de encontrar uma correia e pedi ao chefe de oficina da Évoracar p falar com o meu mecânico. Chega à conclusão que também não entende porque não dá. Visto que não tem tensão, não há rolamento nem roletes, não entende o porquê e abandona o caso.
Arranjo o contacto do chefe de oficina da CERVAG, com quem falei e que me diz que é a bomba de direcção assistida que faz a tensão da correia. Para eu verificar bem que a bomba tem afinação.
Falo com os meus mecânicos que se riem e respondem "Mas achas que não teríamos visto já isso? A bomba é fixa no bloco e não tem afinação. Já tínhamos visto isso logo ao início".
Mais tarde, surge uma esperança, onde me dizem que as duas metades da polie da bomba de água parecem idênticas mas são excêntricas e podiam estar na ordem errada. Uma vez mais, falo com os mecânicos que me dizem já ter reparado nisso e que nem de um lado nem do outro dá.
Começo a desesperar... Confirmo q a correia é de origem, as polies de origem, a bomba de água não preciso confirmar pois se não fosse nem lá daria, por causa do eixo. Não funcionaria.
Esta tarde vou fazer a verificação das referências d polie da bomba de direcção assistida.
Lembrei-me de um apoio de motor partido mas o conjunto é monobloco e mm q fosse esta a situação, a correia teria que dar sempre.
Tenho contactos nos seguros e tudo confirmado em como a carrinha não bateu, para além do mais, conheçço a pessoa em questão. Tenho absoluta confiança. A carrinha em 140.000kms só trocou uma bateria e lâmpadas e por último o turbo partido (que é comum em VAG).
Alguém consegue ajudar-me a deslindar este mistério? Estou cansada disto já, ultra-desiludida e tenho a carrinha parada há 2 meses. Nem uma semana andei com ela...
Obrigada.
Ora...vamos lá então, a ver se alguém me consegue ajudar...
Comprei a minha AEB a um amigo, que se queria desfazer dela por ter partido o turbo e preferir comprar um carro novo.
Esta carrinha só teve um dono (o meu amigo), é nacional, sempre assistida na Audi até aos 120.000 (troca de dist.) e tem agora 140.000.
Fui buscar a carrinha de reboque e assumi a reparação do turbo que foi feita na minha oficina de sempre, onde trabalho também.
Andei 300kms com a carrinha...de repente, mm à porta do trabalho, a 30m, acendeu a luz da temperatura. Ao parar, fui verificar tudo e lá estava a tampa do radiador e todo o circuito carregados de pudim flan...
Oficina com ela, junta queimada. Se bem que tudo isto me estava a fazer uma confusão brutal pois nao a estiquei, nao nada, mal tive tempo para andar com ela, lá comprei o material todo, cabeça no torneiro, radiador varejado, verificação das tubagens, etc. Tudo ok para fechar. Pelo sim pelo não, já que se estava a mexer, levou distribuição toda nova e mandou-se vir a correia da bomba de água para trocar, também.
Ao chegar à última parte, aquando da montagem da correia de bomba de água, verificou-se que a mesma tinha quase 1,5cm a mais! Está tão larga que fica pendurada.
Pensei que a tivesse identificado mal ou que fosse por ser de qualidade equivalente e confirmei com a de origem. Igual. Trapezoidal, com 528mm de comprimento. Tudo confirmado com um concessionário da Audi
Iniciei uma busca incessante pelos motivos de algo tão estranho.
Esta correia faz única e exclusivamente o accionamento da bomba de água e passa numa polie que é composta por duas metades. Esta polie tem afinação com bolachas, mas a afinação já está no máximo pois á nem as bolachas lá estão.
Pensando que poderiam ser as polies que por algum motivo muito estrqanho não estivessem correctas, encomendei uma nova polie, que nem nenhum concessionario tinha em Portugal e tiveram que vir de Barcelona.
Resultado: €30,00 no lixo porque o que chegou é exactamente igual ao que lá estava.
Continuaram a chagar-me o juízo para procurar uma correia mais pequena, coisa com que nunca concordei pois tenho que perceber é porque é que o material de origem não está a dar. Mas lá fui... já corri 6 casas de peças e inclusivamente a famosa casa de correias, EuroCorreias, onde todos me informam que não há correias com a medida que necessito e que a mais pequena do mercado é MESMO esta específica da bomba de água dos AEB.
Desisto de encontrar uma correia e pedi ao chefe de oficina da Évoracar p falar com o meu mecânico. Chega à conclusão que também não entende porque não dá. Visto que não tem tensão, não há rolamento nem roletes, não entende o porquê e abandona o caso.
Arranjo o contacto do chefe de oficina da CERVAG, com quem falei e que me diz que é a bomba de direcção assistida que faz a tensão da correia. Para eu verificar bem que a bomba tem afinação.
Falo com os meus mecânicos que se riem e respondem "Mas achas que não teríamos visto já isso? A bomba é fixa no bloco e não tem afinação. Já tínhamos visto isso logo ao início".
Mais tarde, surge uma esperança, onde me dizem que as duas metades da polie da bomba de água parecem idênticas mas são excêntricas e podiam estar na ordem errada. Uma vez mais, falo com os mecânicos que me dizem já ter reparado nisso e que nem de um lado nem do outro dá.
Começo a desesperar... Confirmo q a correia é de origem, as polies de origem, a bomba de água não preciso confirmar pois se não fosse nem lá daria, por causa do eixo. Não funcionaria.
Esta tarde vou fazer a verificação das referências d polie da bomba de direcção assistida.
Lembrei-me de um apoio de motor partido mas o conjunto é monobloco e mm q fosse esta a situação, a correia teria que dar sempre.
Tenho contactos nos seguros e tudo confirmado em como a carrinha não bateu, para além do mais, conheçço a pessoa em questão. Tenho absoluta confiança. A carrinha em 140.000kms só trocou uma bateria e lâmpadas e por último o turbo partido (que é comum em VAG).
Alguém consegue ajudar-me a deslindar este mistério? Estou cansada disto já, ultra-desiludida e tenho a carrinha parada há 2 meses. Nem uma semana andei com ela...
Obrigada.