10 ideias para poupar combustível

O preço dos combustíveis não pára de subir, complicando ainda mais a vida a todos automobilistas que precisam do seu carro (ou moto) para se deslocarem seja em trabalho, seja em lazer. A carteira vai ficando mais vazia sem que daí resulte uma melhor qualidade de vida. Bem pelo contrário. Uma vez que as perspectivas não são no sentido de haver uma redução substancial no preço da gasolina e do gasóleo, pelo menos a curto prazo, então será altura de pensar em gastar menos combustível... sem sacrificar as suas deslocações. Veja como.


As 10 regras que indicamos a seguir são intuitivas, quase banais, mas a maioria dos condutores não as observa. Faça um esforço e verá que valea pena.


1 - Tenha cuidado com o seu carro, isto é, siga escrupulosamente as datas de manutenção aconselhadas pelo fabricante e mantenha o veículo com o motor bem afinado. Um motor mal afinado é responsável pelo aumento do consumo em cerca de 10%.

2 -Verifique com regularidade a pressão dos pneus, pelo menos uma vez por mês. Uma pressão inferior à indicada pelo fabricante do automóvel ou dos pneus significa maior resistência ao rolamento e, consequentemente, maior consumo de combustível. Menos 0,3 bar na pressão dos pneus aumenta o consumo em cerca de 3%.

3 - Tenha os órgãos vitais do seu automóvel bem regulados, especialmente a direcção. Mais uma vez, uma direcção desacertada ou pneus mal equilibrados aumentam a resistência ao rolamento e, necessariamente, o consumo.

4 - Veja como coloca a bagagem e evite excesso de peso. Mais importante ainda: se precisar de utilizar porta-bagagens de tecto, monte-o apenas quando precisar dele. Mesmo sem bagagem, este acessório aumenta a resistência aerodinâmica e, mais uma vez, o consumo. A 120 km/h a simples presença desse porta-bagagens incrementa o consumo em aproximadamente 20%.

5 - Aqueça o motor em marcha e não parado, especialmente num recinto fechado onde os gases de escape ficam retidos. A melhor maneira de aquecer o motor é pô-lo a funcionar, esperar uns breves segundos para que os fluidos circulem normalmente e ponha o carro em andamento logo de seguida. Use uma marcha suave e vigie a temperatura do motor. Bastam breves minutos para que o motor (água e óleo) atinja a temperatura normal de funcionamento.

6 - Evite os pequenos trajectos. Estima-se que 10% dos trajectos urbanos têm menos de 1 quilómetro e 25% deles têm entre 1 e 3 quilómetros. Nestas condições o seu motor funciona a regimes muito variáveis e em carga parcial, aumentando o gasto de combustível. Além disso, a pequenos trajectos está, geralmente, associado frequentes arranques a frio, ou seja, o motor consome mais combustível para a mesma quantidade de ar e emite maior quantidade de CO2, mau grado os avanços da electrónica.

7 - Utilize o regime mais apropriado do motor. Procure circular, sempre que possível, a um regime próximo do que corresponde à obtenção do binário máximo, pois é aí que o motor faz menor esforço.

8 - Não seja agressivo ao volante. Evite os arranques bruscos e as travagens inopinadas, pois está a desperdiçar energia. Se vir uma fila de trânsito ou um obstáculo à sua frente, antecipe a travagem e actue suavemente no pedal. E ponha de lado aquele péssimo hábito de acelerar parado.

9 - Seja cuidadoso com o conforto. É uma verdade que, guiar confortavelmente é guiar seguro, mas atenção à utilização inadequada ou excessiva de certos equipamentos que consomem energia, como é o caso do ar condicionado.

10 - Evite circular com os vidros abertos, sobretudo a partir de uma certa velocidade. Para além de aumentar o ruído, sobretudo na zona dos infrasons e o risco de entrada de insectos ou outros objectos, aumenta a resistência aerodinâmica e o consumo em cerca de 5%.


FONTE





Cumps[]8)
 
Muito bom mesmo....!!!!!

Acredito sinceramente que maior parte das pessoas do forum sigam alguns passos que estão mencionados e que se calhar vão seguir outros que desconheciam!!!

Apesar dos Aumentos dos combustíveis não seram nada vantajosos também temos que saber contrariar com este tipo de medidas para que não seja um exagero !!! ;)
 
realmente sao bons conselhos, mas com a subida constante dos combustiveis, nem que houvesse 20 dicas seria bom, mas de qualquer das maneiras já é uma grande ajuda
 
a melhor maneira de poupar combustível realmente é voltar a tempos antigos e das duas 1 :

Compras uma Bicicleta e das aos pedais (para quem faz poucos KM)

OU

vende-se o Argolas e compra-se uma carroça de bois :D

como isto anda ainda hj por uns miseros 44.40 Litros de gasoleo
60 e tal euros (e só de saber que o pior ainda não veio....) :( :(

Tenho Muita pena de Portugal não ser mesmo uma província espanhola....
 
Back
Top