B7- PD170 anémica com 143CV e DPF com 70.18

Boas amigos,

Sou possuidor de uma B7 PD170 (2007) desde 2010 e agora com 183000Km, que desde há uns meses para cá a sinto anémica.
Tendo o VCDS 18.9 e fazendo um auto-scan nao regista nenhum erro. Lá me decidi a ir fazer um teste de potencia ao MAHA da TechDynamics na sexta passada. Sairam 143,3 cavalos e 318,5Nm; muito abaixo do esperado (até os técnicos ficaram a pensar que era uma B7 de 140, mas prontamente confirmada como sendo de 170 pelo código do motor na chapa presente na torre e pelo livrete). Desiludido com os valores, mas confortado que as minhas impressões estavam corroboradas num gráfico muito linear.
Como nao tenho erros de VCDS; fui há procura de valores do malfadado filtro de partículas que ainda é de origem. Deu me um valor de 70.18 para Particle Filter Carbon Mass; ou seja, do que entretanto li o DPF está para la de morto e enterrado, já que valores acima de 60 a ECU nao deixa regenerar.

Pergunto eu, pode um filtro de partículas colmatado e moribundo introduzir uma perda tao grande e linear que me tira 30Cavalos ao motor? Existira alguma proteção na gestão do motor? Ou a sobrepressão no filtro é tao grande que baixa a pressão do turbo a todo o regime? Estou meio banzádo com um grafico tão escorrido e linear mas a faltar 30CV.

Leitura do filtro de particulas pelo VCDS:
wmMhrH4.jpg

Abaixo deixo o gráfico de potencia:
G0TY5vH.jpg


Obrigado pela ajuda desde já;
sforma
 
Mandas retirar a fap, lavagem quimica e volta a montar. Depois regeneração forçada e deve ficar quase como novo.

A perda de potencia, sim pode ser da fap entupida, mas esse valor de 70% não será talvez o suficiente para tanta perda, pelo que verificava com vagcom, quais os valores do turbo após a lavagem da fap.
 
Boas, antes de mais um bem haja ao @madlima29 pela pronta resposta.

Novo dia novos desenvolvimentos... contactei uma empresa que faz limpezas por ultra sons, e pediu me os valores da perda de pressão diferencial no filtro, sendo o mesmo de 5mBar. Os mesmos disseram que os valores são baixos para gerar tanta obstrução ou perda e que o filtro ainda nao estaria completamente obstruído, sendo o valor de 70 um valor calculado entre os Km feitosxconsumoxgr/litro de fuligem ou carvão.

Assim sendo fiz o percurso trabalho casa a monitorizar o estado de regeneração, onde se ve os sucessivos inícios de regeneração em função das acelerações que dei:
srGE0Vq.png


Complementarmente fiz log de uma puxada desde as 1500rpm ao redline de uma terceira e quarta velocidade respectivamente:
Aqui massa de ar, turbo pedido, turbo real e posição da EGR - com o turbo a dar 1,5Bar (ou 2.5Bar absoluto) mas com delay entre a pressão pedida e a dada(?)
Bye7V43.png


Ainda mais um log da mesma terceira e quarta com: binário pedido, limitador de binário e limitador de fumo,
Dz1UhDZ.png


Do sincronismo acima, algo vos suspeita de estar desajustado ou danificado?

Do que tenho lido pelos fórum fora para anemia de PD170: desde um filtro de gasóleo sujo, a tubos de turbo rotos, a MAF, atuador de turbo e turbos, e se puder escolher que seja um filtro ou tubos a precisar de substituição.

De qualquer das formas tenho desde hoje, o contacto de patrinhol para agendar uma visita.

Cumprimentos ,
 
Last edited:
Back
Top