A4 B6 2.5 TDI com barulho estranho vindo do motor

Boas amigos

A cerca de 2 meses comprei um A4 B6 2.5TDI CABRIO e até ontem tudo correu bem ( tirando alguns maus contactos nas opticas traseiras já resolvidos ). Mas ontem no caminho para casa comecou a fazer uns barulhos estranhos vindos do motor em aceleração ou ao ralenti que parece ser rolamentos/polis... ontem quando me apercebi do barulho fiz uma aceleração mais forte e o barulho quase desapareceu mas hj voltou. Com o motor a frio não ouço nada de estranho. Aqui fica o link do vídeo gravado esta manhã ja com o motor quente

https://youtu.be/Yxbnac67_rs

Será algum rolamento? Polia? Ou será alguma coisa mais grave?

Muito obrigado
Leonel
 
Podes tirar a tampa do motor e apontar a camara para a poli do alternador e depois para o tensor da correia do alternador?
 
Olá Logisburg!

Vou tentar fazer isso quando chegar a casa hoje se o tempo ajudar que tem chovido torrencialmente todo o dia. Também achas que poderá ser a poli do alternador? Ou mesmo o tensionador?

Obrigado
 
Estive a tentar ver ontem mas não faço ideia como retirar a tampa de baixo. Tirei as de cima que tapam a distribuição mas a de baixo acho que tenho de desmontar toda a frente do carro para a retirar. Ou estou enganado? De qualquer forma e possivel ver a poli do alternador sem desmontar e não parece ter folgas mas não consigo ter certeza de onde vem o barulho.
Há alguma técnica que de para verificar? Tipo meter agua ou sabão ou algo do género?
Obrigado
 
Last edited:
Pois esse motor é muito sensível e complicado também. Parece ser um barulho de uma correia.

Podes fazer ainda um teste. Depois de estar a trabalhar uns minutos para o motor e vê se detectas alguma poli quente (cuidado que alguma pode estar em brasa).
 
Pois esse motor é muito sensível e complicado também. Parece ser um barulho de uma correia.

Podes fazer ainda um teste. Depois de estar a trabalhar uns minutos para o motor e vê se detectas alguma poli quente (cuidado que alguma pode estar em brasa).


Nesse motor não consegue fazer isso, as polis das correias auxiliares são tapadas com plásticos
 
Nesse motor não consegue fazer isso, as polis das correias auxiliares são tapadas com plásticos

Pois o problema é exatamente esse. E para desmontar a frente toda leva muito tempo... Eu vou levar ao mecânico no sábado é o melhor antes que alguma correia salte e se meta onde não deve.

Obrigado a todos e depois eu posto o que realmente há de errado com o carro
 
Olá novamente
Antes de mais peço desculpa por não actualizar o post antes.
Bem depois de quase um mês sem o carro dividido por 2 períodos e muito dinheiro gasto parece que finalmente esta o problema resolvido.
Em primeiro lugar o que fiz foi pedir orçamento para a mudança da distribuição completa porque também nao tinha nenhum registro de quando tinha sido mudada e afinal o barulho vinha dessa zona. Recebi o orçamento e mandei fazer, passado dias o sr mecanico telefonou a dizer que nao precisava de mudar a distribuição porque via se que tinha sido mudada recentemente e que o problema era em dois rolamentos e o tensor das correias de acessórios, ao que pensei <olha que bom não vinha nada a calhar gastar esse dinheiro agora>. Passado 2 semanas la foi buscar o carro porque o sr tinha muito serviço nessa altura. Ao levantar notei que o carro não fazia o mesmo barulho mas que continuava a fazer barulho mas o sr disse que era normal fazer durante uns dias???? Nunca ouvi falar disso.... então levantei o carro ao final da tarde e fui para casa estacionei tudo bem ate que na manhã seguinte ia para o trabalho e o carro começou a dar uma tremidela num semáforo coisa que nao e normal num v6 eu abri o vidro para ver se ouvia algum barulho estranho e senti um cheiro forte a anti congelante a ferver desliguei logo o carro e.... liquido todo no chão.... chamei o reboque e mandei o carro para o sr passado uns dias não dava notícias fui la reclamei com ele e finalmente no dia a seguir chamou-me para ir à oficina. Quando lá cheguei mostrou a bomba de água que tinha folga na polia por isso perdeu a água e a correia tinha saltado um dente em um dos comandos ( felizmente não foram mais) dai o tremer do motor. Foi substituido tudo o que não tinha sido mudado na primeira vez e resolvido uma fuga no radiador do a/c. O sr ainda teve a coragem de dizer que eu tinha tido muita sorte de o motor nao ter ido desta para melhor, ao que lhe disse que quem teve sorte tinha sido ele. Mais cerca de duas semanas e fui levantar o carro de novo e agora parece que finalmente esta tudo bem. Então talvez sirva para outros users esta informação, num caso como este pode o barulho vir de vários sítios mas tenham atenção a estes que escrevi acima porque podem vir problemas muito mais graves como ter de retificar o motor ou mesmo trocar.

Desculpem o testamento e so por curiosidade o mecânico e um inglês, eu vivo em Inglaterra portanto só para que saibam que existem maus profissionais em todo lado só que aqui a lei protege os clientes e no caso de ter acontecido alguma coisa mais grave era responsabilidade dele resolver e assumir os custos por não ter feito o serviço pedido e orçamentado.

Obrigado por toda a ajuda que me deram.

Cumprimentos
Leonel Silva
 
Back
Top