Desmontagem de caixa de velocidades A3 8L (Transmission code DRW)

Boas amigos e amigas,

Alguém aqui no fórum já removeu a caixa de velocidades de um Audi A3 8L (motor ASZ/caixa DRW). Amanhã estou em vias de desmontar a caixa do meu carro devido à substituição do retentor da cambota (06A 103 171 A) e gostaria de saber o trabalho que vai envolver e algumas dicas para que o trabalho decorra dentro da normalidade.

Pelo que já aprofundei pela web, vou precisar pelo menos de uma ponte ou grua para sustentar o motor e algumas preguiças (só tenho duas e já estão a seu usadas para elevar o carro) e um ajudante (avô).

A ordem de trabalhos começa por libertar o espaço da caixa de velocidades, retirando a caixa do filtro do ar, suporte da bateria, motor de arranque, fixação dos cabos de bloqueio (mudanças), remover ambos os semieixos articulados, algumas fichas elétricas, o apoio da caixa de velocidades traseiro e o esquerdo e salvo erro os oito parafusos que seguram a caixa ao bloco. Posto assim até parece fácil...

Depois de conseguir retirar a caixa, vou ter que retirar a prensa, o disco de embraiagem e finalmente o volante do motor para depois de tudo substituir o dito retentor da cambota.

Algumas questões:

É necessário para essa substituição, colocar o motor no ponto TDC (ponto morto superior)?

É necessário alguma ferramenta especial para esse trabalho? (do gênero dessa:

O binário de aperto de alguns componentes vitais?

Opções a ponderar:

Substituir o disco de embraiagem por uma melhor (preciso de conselhos porque não sei que tipo de melhorias posso fazer)

Fica aqui um vídeo de um trabalho semelhante (motor ALH) sem a parte burocrática (retirar caixa)

Abraços,

MM

P.S. posso depois tirar algumas fotos do serviço para compartilhar aqui com a malta
 
Last edited by a moderator:
Boas,

1º Se vais fazer isso no chão aconselho-te a fazer isso com alguém e mesmo assim vais-te ver borrado para a fazer a caixa pesa para baixo e nao para cima. E não metas uma pessoa de idade ajudar-te a fazer isso porque é bastante complicado. Melhor se nunca desmontas-te uma caixa aconselho-te a não o fazer.

2º O retentor da cambota no 8l penso que não tem o sensor da cambota nele mesmo, porque se o tiver tens de meter o motor mesmo no ponto e não o mexer, porque se não estiver no ponto e ao montares o novo retentor arrisca-te ao montar tudo ter de desmontar porque o carro não pega.

3º Já que vais mudar retentor, dependendo do estado da embraiagem e dos km do carro eu mudaria tudo desde volante bi massa e kit de embraiagem completo.

4º Ferramentas especiais não precisas de grande coisa se o falange não tiver o sensor nela mesmo que penso que não tem, apenas o veio para centrar a embraiagem senão precisas de algumas como te falaram no video. Mas nos 8L quase a certeza que não tem, mas a confirmar.

5ºQuando tu ves os DIY parece facil, mas digo-te já que vais-te ver fodid0 e ainda por cima se fizeres no chão aconselho-te a levantar o carro bem alto. Ah e tens de tirar a falange da transmissão direita para facilitar a saída da caixa, cuidado para não lixares o vedante nem cagar o óleo todo para o chão. Tirar vais tirá-la, mas mete-la vai ser o caraças.

Boa sorte e espera por mais opinioes do pessoal ;)
 
Boas Teixeira,

Sim é verdade que vou-me ver lixado (c/ F) para fazer esse trabalho, mas vou ter que o fazer nem que leve mais um dia ou dois... O carro está sem o cárter neste momento por isso o óleo que tinha que sair já saiu... Sim vai ser a primeira vez que vou tirar a caixa de um 8l, no entanto há uma primeira vez para tudo :D espero não me arrepender.. Mais próximo que já fiz foi tirar o motor de um Passat (AFN) não tem muito a ver mas anda lá perto..

Tenho o carro elevado e penso que ao baixar a caixa ela passa por debaixo dele...

Sim também acredito que não seja necessário colocar o motor no ponto TDC porque o retentor não tem o sensor de posição da cambota...

Vamos começar os trabalhos amigos. Abraços MM
 
Se não tens sensor é facil. Não é preciso colocar o motor no ponto. Agora o que me referi-a era a falange que segura a transmissao direita é melhor tirares para facilitar a saída da caixa, porque vais ver que o charriot não te vai facilitar a vida, vais ter de rodar a caixa e subir e descer motor. E cuidado é para não perderes o oleo da caixa. Se tens tempo para fazer isso faz nas calmas.

Um conselho que te dou também, é se tiveres a barra de suspensão do motor, podes sempre colocar um cadeado para suportar o peso da caixa e descer devagar a caixa e subir, por segurança.

Tens que subir o carro por volta de 70cm mais ou menos para andares à vontade.

Vai dizendo algo, boa sorte :)

Boa sorte nos traba
 
A bendita caixa de velocidades já está fora do sítio dela, depois de muito suor e palavrões la consegui retirar a caixa falta agora a embraiagem e depois substituição do retentor. A montagem vai ser também muito suado mas acredito que vai lá ao sítio amanhã. Antes de a montar vou limpá-la com gasóleo e um pincel, para facilitar a montagem.
Em relação à embraiagem ainda estou a pensar se devia ou não substituir, alguém me explica a diferença entre embraiagem bimassa e monomassa qual a melhor?
Cumps,
Marcelo Moleiro
 
Last edited:
Lol Prepara-te para a pôr ao sitio

Não limpes a caixa com gasoleo :p Lava com um spray limpeza de travoes. Senão a caixa pegajosa depois vai ficar la uma cagada ao usar a embraiagem :p

Em relação bimassa ou monomassa, por experiencia minha mantem o que tens. Porque vais perder em conforto. E ainda por cima tens caixa de 6 correcto?
 
Spray de limpeza de travões? Aquilo que tenho lá em casa já aprovisionado é Mistolim e Gasolina, esse spray teria que ir comprar...

Sim é caixa de 6 velocidades. Eu desconheço as diferenças entre essas embraiagens pelo que nem sei qual é a que tenho lá no carro... Amanhã vou tirar a presa, disco e volante e depois analiso o estado dos mesmos componentes, em relação ao aperto que devo usar tens alguma experiência com quais apertos devo utilizar na embraiagem?

Sim já contratei o meu mano mais velho para dar mais uma ajuda na montagem.. Amanha de manha recomeço o serviço.

Teixeira A4 obrigado pelos avisos e conselhos depois devo-te uma mini ou uma grade como preferires... ;)
 
eu mandei alterar para monomassa ha ja algum tempo e depois de pesquisar muito. fiz-lo porque no futuro ira fazer-me poupar umas pipas de massa visto que a manutençao e bem mais barata na monomassa. na questao do conforto, sinceramente, ja nem me lembro de ter tido bimassa. posso ter notado qualquer diferença ao prencipio (deixei o carro morrer ao sair da oficina) mas depois foi so habituar-me ao ponto.
 
Sim Mistolin também é bom lava directamente a caixa, fica logo como nova ;)

Olha, não deves nada hoje és tu amanhã sou eu! ;) Ninguém sabe tudo aqui. Estamos aqui para nos ajudar-mos uns aos outros :)

Em relalão ao volante do motor, tenho um leon Top sport 150 com caixa de 6 tentei meter monomassa (kit sachs), dinheiro para o lixo, ficou a fazer um basqueiro metalico, carregavas na embraiagem não havia barulho largavas esquece, tive de desmontar a caixa e colocar um kit bi massa. E se pesquisares bem no google em caixas de 6 velocidades o pessoal não aconselha volante mono massa. Por isso por experiencia propria mantem o que tens ;)

Podes sempre testar o bi massa como dizem na net, a ver se está bom.
 
Bem finalmente consegui ter um tempo livre para relatar a conclusão dos trabalhos.. Na sexta (29/04) comecei por tirar a prensa, disco e volante (para futuras referências os parafusos que apertam o volante à cambota são M12 de 12 pontos e têm aperto especificado salvo erro 60 n.M + 90º) depois de retirado a embraiagem a substituição do retentor em si foi bastante fácil apenas 6 parafusos sextavado interior (6mm salvo erro).
A montagem da caixa ficou para depois do almoço, já com as forças recuperadas e algumas minis em cima e a ajuda do pai, irmão e avô vamos lá montar a caixa.
Como o meu pai já tem alguma experiência de mecânico automovél (ajudante de mecânico a uns valentes anos atrás numa oficina em Arruda dos Vinhos representante da Austin Morris) alertou-me para o facto de que o disco de embraiagem TEM que estar alinhado com tudo o resto o que com uma ferramenta especial (centrador) até podia ser um trabalho + fácil sem essa ferramente vamos apelar aos nossos olhos com escala de microns.. :D
Abreviando, colocamos o disco no sitio +/- depois ajustamos a prensa de forma a que o disco tivesse alguma mobilidade mas pouca com a ajuda de uma chave de fenda fomos ajustando o disco de forma a ficar centrado com tudo o resto, após esse ajuste apertamos a prensa para que nada saisse do sitio. Passamos à parte da força por a caixa de velocidades no lugar dela, com a ajuda de um macaco hidraulico e algum jeitinho conseguimos apontar o veio primário e ajustar os parafusos de suporte caixa/bloco.. Depois disso é apelar à memória e deixar tudo como estava. Resultado o carro já está a andar como antes (um pouco melhor na minha opinião porque lavei o IC e anulei a EGR com a junta cega)..

Acho que não estou a esquecer-me de nada as fotos tirei algumas mas nada de especial posso depois compartilhar aqui com o pessoal para verem as minhas condiçoes de trabalho (minimas) :D

Abraços e um obrigado especial ao TeixeiraA4.

- - - - - - - - - -

A embraiagem mantive a mesma porque não apresentava desgaste, vamos esperar que aguente bastantes kilometros, mas quando for já sei o trabalho que envolve a sua substituição...

O teste que falas Teixeira podes me indicar esse site?

Abraços
 
Boas

parabéns pelo seu esforço, vontade de aprender e de fazer as coisas bem feitas, e acima de tudo por esse espirito de equipa familiar, que nos dias que correm é cada vez mais raro.
 
Como disse, nada que agradecer estamos cá para isto ;)

Ainda bem que tudo correu bem. E que a maquina já anda. :)

Olha é facil https://www.youtube.com/watch?v=0LOC2tjXdKw

O artista aí explica tudo ;)

Depois é a história de ver se o volante não levou nas orelhas tipo marcas e meio azul.
imgres


Se precisares de algo já sabes ;)

Grande abraço
 
Desenterrar um dos meus primeiros posts aqui no fórum.

Bom passados cerca de dois anos e muitos quilômetros em cima da máquina (já passou os 400.000 km) lá a embraiagem entregou a sua alma ao criador :(
O carro ainda anda mas parece um trator agrícola. Vamos ter que voltar a tirar a caixa de velocidades fora para trocar a embraiagem. Já tive a ver preços e rondam os 400-500€ da LUK (ref. 600001300) ou SACHS (ref. 2290601005. Aconselham que marca ou as duas são razoáveis? Deixo aqui o ficheiro zip com um audio de 20 segundos do motor, nessa altura não estava a carregar no pedal da embraiagem.

Vamos lá arranjar o A3.

Abraços,
MM
 

Anexos

  • audio.zip
    309,9 KB · Visualizações: 4
Eu meti LUK e 0 problemas até agora. Mas o maior parte do pessoal tem colocado SACHS. Meti LUK porque era mais barato que o SACHS na altura.
 
Bem pessoal mandei vir o kit embraiagem da SACHS (ref.: 2290 601 005) ficou em 457,44€ já com os portes da Oscaro.pt pedi entrega em DHL mas ainda demorou uns 5 dias desde a encomenda feita e paga.
Veio de França depois ainda passou por Bruxelas só depois Portugal..
Com isto recebi a encomenda no dia 4/03 e a instalação ficou para o dia seguinte por sinal dia de carnaval com alguma chuva pelo menos pelos lados de Alenquer.
Com a ajuda do meu pai e avô instalamos a embraiagem antes do almoço e começamos a preparar para subir a caixa de velocidades mas isto de trabalhar no chão não é muito fácil mesmo com a ajuda de uma grua de oficina, com muita calma e alguma força lá conseguimos apontar o veio primário e começar a apontar os parafusos, a tentar puxar pela memória para ver onde fica cada parafuso e com a ajuda do ETKA lá conseguimos deixar tudo nos conformes. Depois de tudo apertado foi purgar o ar ficou na linha da embraiagem e ir verificando o óleo dos travões/embraiagem. Já tenho embraiagem para mais uns quantos quilómetros espero que seja a última que troco neste carro antes de me desfazer dele, a máquina já conta com quase 420000 km mas ainda tem alma e aqueles consumos maravilhosos de 5,6L/100km.. Já não fazem motores como antigamente, quando me desfizer dele não vai ser fácil arranjar melhor que este motor 1.9 TDI... Pena é so mesmo o IUC que por azar foi importado dois meses depois da alteração do imposto caso contrário tinha carro até aos meus netos :p
Bem vamos ver se não me aparece mais nenhuma “dor de barriga” no carro até lá calor nessas máquinas.
Cumprimentos,
MM


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Back
Top