Carro importado

Boas,

estou interessado num carro recém-importado. O processo foi iniciado e em princípio amanhã terás as matriculas.

Pelo que sei, o processo de legalização está feito, a inspecção B também. O vendedor no entanto sugeriu passar o carro logo para o meu nome para se evitar o tempo dispendido a passar o carro para o nome dele e depois para o meu.

Ou seja, o carro viria logo para o meu nome. Ora para isto acontecer, eu quero ter a certeza de que está tudo em ordem. Assim, vinha por este meio saber que documentos precisarei de ter, para ter a certeza de que está tudo em ordem e que não terei "surpresas fiscais"?

Ou seja, algum user que me diga: "se tiveres este papel, este papel e este papel, está tudo bem e podes fazer negócio".

Cumprimentos,

Manuel Percheiro
 
Boas Pratinhol, obrigado desde já pela resposta. Não, o carro é comprado a um particular e eu também sou particular.

Cumprimentos
 
Será um "particular" que tem os rendimentos livre de impostos ao ir buscar carros lá fora e a vender directamente cá sem passar pela casa partida para não ter de justificar nas finanças porque não pagando impostos importou 4 ou 5 carros num ano.

A transmissão de propriedade custa 70€ acho eu e é feito numa em minutos numa conservatória... por isso não entendo a parte do:
"o tempo despendido a passar o carro para o nome dele e depois para o meu"

Podes (muito eventualmente) ter um problema se ele comprou o carro lá fora sem pagar IVA (exportação) e isso implica que tens de o pagar aqui.

Genericamente acho que não tens anda a temer.
Se o carro vai ser matriculado directamente para ti, trata tu de tudo na alfandega e IMTT e assim tens uma visão completa da documentação entregue e do que é liquidado. Não te limites a assinar papeis.
 
É fácil, pede-lhe a documentação conforme o carro já foi legalizado. Porque isso implica que ele tenha pago a legalização.
 
O problema não é a legalização, sem isso não é emitida matricula.
O problema é ter exportado o carro sem pagar IVA, e depois cá também não o paga. Um ou 2 anos depois surgem os problemas com a finanças.
 
Boas,

obrigado a todos pela ajuda.

Eu já tenho o carro, o carro já tem matricula e tenho comigo a DAV pelo que à partida está tudo pago, certo?

Cumprimentos
 
Back
Top