O Meu Audi Q5 2.0 TDI 170 cv QUATTRO - 2009!!!

Zurzica,

O ET ou offset de uma jante é a distância que vai do meio da jante à zona que encosta no prato.
Podes ver aqui 2 explicações:
Wheel Offset Explained | Wheel Offset Guide | Discount Tire
What is a wheel offset explained

Para além do diâmetro e largura de uma jante, esta medida é muito importante quando se escolhe uma jante e pode variar muito de modelo para modelo. De modo simplista, quanto menor for o ET mais a jante fica para fora/mais à face do carro. Quanto maior mais a jante fica para dentro da cava da roda.
A título de curiosidade e para o caso do Q5, as jantes que vêm de origem são nas seguintes medidas:
17x8 ET39
18x8 ET39
19x8 ET39
20x8,5 ET33

Pessoalmente acho que têm um ET demasiado alto e são demasiado estreitas para este modelo, pelo que sou adepto das jantes dos modelos A5, A7, A8 por exemplo que por norma são mais favoráveis na largura e no ET, no que diz respeito a ajudar a jante ficar mais para fora.

Só a título de exemplo quando fiz a minha 1ª alteração de jantes passei de 19x8ET39 para 19x8 ET29. Esta pequena alteração de ET (no caso 10mm), permitiu que cada roda ficasse 1cm mais para fora, o que na prática me fez ganhar 2cm na largura de eixo. Notei uma diferença abismal para melhor na estabilidade do carro.

Quanto à jante a escolher, quanto maior melhor fica é certo, mas como já disse anteriormente, para quem tem 17 ou 18 no Q5 o ideal é mudar pelo menos para 19', já que por certo terá essa medida no DU e o custo dos pneus é equiparado, pois de 17 a 19 a medida homologada é sempre 235mm de largura. A partir de 20' é que as coisas começam a subir de preço, pois já temos que saltar para pneus 255mm de largura, no caso 20/45/255.
 
Olá Malta!!

O que acham destas jantes em 19?? Acham que fica bem no Q5??

Audi_A7_Sportback-4_zpsmtgwkl5v.jpg
[/URL][/IMG]

Audi_A7_Sportback-3_zpsdwiec7vm.jpg
[/URL][/IMG]

289387_jante-audi-24YS2J_zps4coaunru.jpg
[/URL][/IMG]

Abraço!
 
Last edited:

São uma boa escolha.... aliás cheguei a equacionar avançar para essas, mas não o fiz. No entanto as que aparecem nestas fotos são em 20'... em 19' são um pouco mais pequenas.

Como já disse no tópico do meu Q5, as jantes de 19' são sem dúvida a melhor opção quando se quer uma boa relação estética/custo dos pneus... no entanto é preciso escolher bem para conseguir dentro do tamanho 19' a melhor estética possível... Eu já usei alguns conjuntos diferentes e acho que quanto mais simples melhor, além de que depois uma escolha acertada na largura e ET da jante vai ajudar um pouco também.
 
Isto das jantes é mais uma escolha do caneco até "acertar"... Eu, por "influência", do Migsan virei-me para as opções de outros Audis (foquei-me depois nos A5) e, acabei por optar pelas Y-Spoke como eles referem (podes ver no meu "projecto"), porque queria umas jantes que parecessem dar um ar mais leve ao carro (mais estreitos os raios) e, ao mesmo tempo, que não fossem muito vistas nos Q5... Nos A5 vêem-se imenso, mas no Q5 não. E em relação à largura e ET da jante o Migsan, deu-me uma ajuda preciosa com as explicações na altura... Podemos discordar nos cromados :), mas tem sido 5*.
As que puseste nas fotos podem enganar um pouco por serem 20" e por os pneus não serem os oficialmente homologados no livrete (pelo menos nas minhas medidas de 19"). Mas são uma bonita opção !
 
Só para dizer uma coisa....tal como diz a matricula da 1ª foto...APPROVED! e em 20" mesmo...mas isso sou eu que não sou exemplo para ninguém...lol
 
Agradeço desde já as vossas opiniões e ajudas!! Este tema não é fácil!!
Na minha opinião se é para mudar, que seja para 20'!! Mesmo sabendo que vou gastar mais em pneus...
Migsan numa jante 20' o ET que aconselharias seria o 29?? O facto de ser 20' não vai comprometer o conforto?? O carro não vai ficar mais seco??
Tenho uma outra questão: Suspensão!!
O meu carro, apesar de ter ADS, este foi um extra que coloquei agora. Apenas controlo a direcção e o motor. Como traz a suspensão normal, neste campo não tiro partido do sistema... Na vossa opinião qual a melhor opção de suspensão para colocar jante 20', rebaixar 30 mm e utilizar o ADS.
Desculpem tanta questão!! Forte abraço!!
 
As jantes especificas para o modelo Q5 em tamanho 20 são 20x8,5 ET33, sendo que os meus homologados pela SIVA para esta medido os 20/45/255.
Na minha opinião as jantes nessa medida ainda ficam um pouco dentro da cava, e eu gosto de as ver mesmo à face.
Atualmente as minhas são 19x9 ET33, ou seja, têm o mesmo ET que as de origem em 20, mas o facto de serem meia polegada mais larga faz com que a jante fique mais à face. À frente ficam perfeitas, mas atrás ainda necessitava de vir mais 1cm para fora... :)

Em suma, se quiseres mesmo optar por umas jantes oem, como já disse muitas vezes a melhor opção na minha óptica são as jantes de A5, quer seja em 19 (por norma são 19x9 ET33 ou 19x8,5 ET32 como o PauloJS) ou em 20 (por norma são 20x9 ET26... penso que poderá também haver ET29 com esta medida). Fora da marca conseguirás sempre maior leque de opções...

Por fim resta dizer que é das mods mais complicadas de acertar logo bem à primeiria e que deverá ser muito bem pensada, não só pela estética da jante, mas muito também pelas medidas a escolher.
 
Posso garantir-te que as 20 ficam muito para dentro... infelizmente. tenho no meu e para alem de me parecerem estupidamente pequenas, ficam muito para dentro... vou por espacadores de 15mm frente e se calhar 20 atras
 
Posso garantir-te que as 20 ficam muito para dentro... infelizmente. tenho no meu e para alem de me parecerem estupidamente pequenas, ficam muito para dentro... vou por espacadores de 15mm frente e se calhar 20 atras

Como eu disse atrás, as medidas oem de Q5 em 20 realmente ficam um pouco para dentro, pois a jante é apenas 8,5 de largura e tem um ET 33. Uma jante com o mesmo ET mas 9 de largura (o meu caso) já se nota bem a jante mais à face... à frente fica perfeito e atrás eram só mais 10mm digo eu... (daqui a uns dias podes comprovar ao vivo :p ).

No teu caso ou optas por usar espaçadores (algo que eu tentaria sempre evitar e seria uma solução de último recurso), ou então tentar trocar por umas jantes de A5 em 20 que por norma são 20x9 ET26...

Sem alterar o tamanho uma coisa que favorecia o teu Q5, seria umas jantes de 5 braços mais simples e abertas, pois as tuas jantes atuais não são das que mais gosto. Dentro do oem Q5 tens estas que na minha opinião são as que dentro do tamanho 20' as que parecem maiores e ficam melhores:

0145.jpg


0146.jpg


0147.jpg



Claro que depois para ficar no ponto terias de recorrer aos espaçadores.... :roll:
 
Boa noite,
Estou a pensar meter no meu Q5 estas jantes (offerta cerchi in lega audi vw seat 17 18 19 20 pollici antracite opaco diamantato) e a minha duvida está no Et que devo escolher (25 ou 35), qual o melhor para ficar com as jantes à face? tenho receio que o et25 fique fora dos guarda lamas. alguma opinião sobre este assunto é bem vinda.
Obrigado

Boa Noite!

A nível de tamanho e largura de jante estavas a pensar colocar? Se for 8,5 podes por ET25, para 9 o ET25 à frente já vai ficar um pouco saído de mais, pelo que para aí aconselho ET35.
Se fores ao meu projecto podes ver que actualmente ando com jantes oem 19x9 ET33,
 
Boa noite,
Estava e pensar em 19x8,5 ET25 para esta jante offerta cerchi in lega audi vw seat 17 18 19 20 pollici antracite opaco diamantato , ou 8,0x19 ET27 para esta W564 AFRODITE que são as medidas que consigo arranjar.

Boa Noite,

Face às medidas adiantadas e com base na minha experiência arriscaria ir para as 19x8,5 ET25.
De qualquer forma teria algum cuidado com a escolha de jantes réplica para um Q5... ainda mais em função do seu peso.

Já agora e por curiosidade de que cor é o teu Q5? É que é um aspecto a ter em conta na escolha de jantes... ;)
 
O meu Q5 é branco.
as jantes que penso meter são fabricadas em Itália por um fabricante que garante a qualidade das mesmas ( WSP Italy alloy wheels are compatible replacement parts that must be installed in accordance with the dimensions provided for in the type-testing of the vehicle. On the box of the product and / or the certificate of conformity you will find the serial number of the wheel to be used for the activation of the guarantee and the validation of the purchase of an authentic WSP Italy product, approved and safe...
Penso que são eles que fabricam para a http://hartmannwheels.com/audi-wheels
 
Back
Top