Audi 80 b3 regular luz reserva

Boas,

O meu 80 não acende luz da reserva, mas não consigo afinar com o botão que está metido dentro (rodo mas não noto diferença).
Há outra forma de regular?
 
Last edited:
Boas Reactive e boa sorte para a tua nova maquina.
O meu já tem o CB de diagnósticos e o manómetro de combustível está a funcionar bem.
O botão tem de ser puxado para funcionar?
 
Last edited:
Não tens de mexer em qualquer botão, aliás, o mexeres pode é fazer bem pior, pois descalibra completamente o manómetro se não souberes o que fazes.

Pelo meu entendimento dos quadrantes do B3 (e por acaso até é algum :D ), o manómetro de combustível vem já previamente calibrado. O manómetro funciona com uma determinada resistência, e quando atinge um valor predefinido, manda sinal ao mini-check e acusa a reserva. Quem não tem computador de bordo ou mini-check não consegue ter sinal de reserva pois o quadrante normal em si não tem como mostrar esse tal sinal.

Ora é assim, o facto de o pino que mexe no combustível estar escondido é para que não se lá ande a mexer por engano, e em muitos casos, mesmo que tentes mexer, aquilo tem uma borracha na ponta que geralmente gira em falso sem mexer no pino em si.
Como tens mini-check, tens boa hipotese de calibrar isso, tal como eu aprendi a fazer.
O movimento do pino, regula o comportamento da agulha, tanto para o seu ponto de descanso em desligado, como o tanque cheio, como o local para a reserva, que é o que queres.

O facto de acender ou não a reserva não pode ser mexido nem alterado, é algo que tens de saber logo a inicio, isto deve-se ao que referi antes de ele já vir pré-calibrado, o que podes fazer na tua situação é regular o pino para a agulha ficar mais acima, pois provavelmente tu por medo de ficar sem gasóleo, associado ao facto de não estar calibrado, não estás a entrar no ponto que é considerado reserva, ou seja, se calhar apesar de te mostrar no vermelho, o carro ainda tem gasóleo e o manómetro independentemente do que mostra, não atinge o tal ponto de resistência para mandar sinal ao mini-check.


Vou-te dar um exemplo, eu como andava sempre perto da reserva, pois ponho pouco combustivel de cada vez, detestava que mal entrasse no vermelho apitasse reserva, então calibrei a minha reserva para o ultimo tracinho vermelho de todos, o mais pequeno, o que tipicamente custuma simbolizar que já nem se tem gasóleo.
Note-se também que o meu carro tinha levado um novo manómetro de combustivel, e o antigo tinha o defeito de mostrar que tinha sempre combustivel, e não mandava sinal de reserva ao mini-check.


Tu já alguma vez deixaste ir mesmo até ao fundo o ponteiro? já ficaste sem gasóleo alguma vez e nem assim acendeu?

Abraços

PS: para mexeres nisso convenientemente, convinha retirares o quadrante e regular por trás. Tem em atenção que o manómetro é muitooooo sensível, e tens de regular muito pouco de cada vez senão descalibra muito
 
Last edited:
Como nunca vi a luz da reserva acesa deixei ir o ponteiro ao ultimo traço vermelho meti cerca de 34L e ele foi para os 35L, quando atesto ele fica naquele ponto antes do 70L. O meu não tem borracha a tapar o botão ele é igual aos outros botões e já foi mexendo (muito pouco de cada vez) para ver o efeito e já o rodei uma volta completa mas ele trabalha sempre igual, atestado faço +- 1000 km e o ponteiro fica a tocar no segundo traço vermelho. Quantos Litros tem +- a reserva e é fácil tirar este quadrante? já vi vídeos de outros carros e da um trabalho.
Abraço
 
Last edited:
Nos 80 a injecção é mecânica e os motores são de guerra, bem como os injectores. Andar em reserva não tem tanto mal nem de perto como carros mais recentes, não acredito que venham problemas por aí, se viessem eu teria-os tido de certeza, pois andei quase sempre dentro de reserva durante a vida do 80 nas minhas mões, e nunca tive problemas de injecção nem de bombas (tive no 1.9TD mas foi porque a bomba que vinha no motor já vertia), e os gasóleos de cá são os de pior qualidade, são os low cost, apesar de serem vendidos pelas marcas (sim, isto é verídico), e não existem nem gasóleos premium de melhor qualidade, nem gasoleos de hipers mais baratos. Há um tipo só, e é pôr e calar.



Quanto ao quadrante, ui, é super fácil tirar. É só desapertares 2 parafusos verticais por baixo da protecção em cima do volante, e ao tirares essa protecção, expões os 2 parafusos do quadrante, desapertas e puxas o suficiente para desligar as fichas (no teu caso com mini-check são 3 fichas, azul, amarela e branca).
Ah, e só para que saibas, pelo que me lembro, o curso inteiro do manómetro não chega a uma volta, por isso se dizes que deste uma inteira, quer-me parecer que andas com aquilo que disse de rodar a borracha em falso, mas posso estar enganado pois não me recordo de todos os detalhes.
depois de teres o quadrante cá fora, consegues afinar por trás sem teres de o desmontar, convém é teres uma noção do que fazes, caso queiras retroceder na afinação.

Depois quando andares em afinações, podes deixar o quadrante apenas repousado no lugar, sem aparafusar, até chegares á afinação pretendida

Abraço
 
Obrigado Reactive, apesar de afinar o manómetro a reserva tem sempre a mesma autonomia? É que se tem eu já o devo ter levado quase ao fim do deposito e não acendeu a luz da reserva. O pino é igual aos outros só esta metido quase a face do vidro, eu penso que ele deve estar solto.

Abraço
 
Last edited:
Obrigado Reactive, apesar de afinar o manómetro a reserva tem sempre a mesma autonomia? É que se tem eu já o devo ter levado quase ao fim do deposito e não acendeu a luz da reserva. O pino é igual aos outros só esta metido quase a face do vidro, eu penso que ele deve estar solto.

Abraço

Jxman, eu sei do que falas, e sei do que falo. sei bem qual o pino, já tive uns quantos quadrantes aqui por casa, e o quadrante que tinha no meu 80 era um hidrido feito com as melhores partes de 3 ou 4 quadrantes. O pino não está partido nem solto (senão o quadrante nem fechava aparafusado), deverás apenas ter a situação que referi acima.

A reserva deverá ter sempre a mesma autonomia sim, tal como te disse, no meu entendimento, o sinal de resistência enviado pelo manómetro é independente do mostrado pelo ponteiro, assim pode-se afinar o apito de reserva consoante o gosto de cada um, ou pelo menos o meu e os que testei com o meu mini-check eram assim.

se tens duvidas sobre quadrantes, como são ou deixam de ser, perde um pouco de tempo a ver o meu tópico do 80 e tem lá muita foto dos meus quadrantes, dentro e fora.

Abraços
 
Eu sei Reactive que tu és dos mais entendidos em b3 tenho acompanhado o teu projecto e estou a espera de ver um novo com a tua super dedicação, é que eu já tentei puxar com uma pinça e a ponta do pino e não saiu parece-me só uma peça por isso é que questionei.

Abraço
 
Eu sei Reactive que tu és dos mais entendidos em b3 tenho acompanhado o teu projecto e estou a espera de ver um novo com a tua super dedicação, é que eu já tentei puxar com uma pinça e a ponta do pino e não saiu parece-me só uma peça por isso é que questionei.

Abraço

E pode até ser, pois alguns dos quadrantes mais antigos têm o espigão completo sem borracha. Pelo menos um dos que mexi era assim.

Já tentaste comparar por curiosidade o ponto de repouso do ponteiro quando desligado entre o teu quadrante e os meus, ou os do outro pessoal?

Fica acima ou abaixo do pequeno pontinho branco que la tem?

Se depois nao conseguires afinar de modo algum e quiseres testar outro manometro de gasoleo, ainda ca tenho um quadrante para peças, posso vender-te isso meio dado para desocupar ou trocas por alguma coisa que eu precise, lol.

De qualquer forma acho que não será complicado afinares o teu
 
O minha agulha em repouso esta igual a tua na página 17 do teu projecto.
Sabes quantos litros tem a reserva?

Abraço
 
Não me recordo agora ao certo, mas bastará pesquisar isso concerteza, que faz parte dos dados de origem do veiculo
 
estou com o mesmo problema no meu, este fim de semana vou averiguar e possivelmente como já desmontei o meu quadrante algumas vezes, devo ter rodado o pino e aquilo em desligado está mesmo um bom bocado abaixo do vermelho. Vou experimentar subi-lo para estar a meio do penúltimo traço vermelho e do último, de forma a ver se realmente me dá o minicheck ou não.

ps: desculpem o desenterro. :D
 
Back
Top