ajuda urgente problema suspensão pneumatica A6 C5 Quattro de 2003

Boas a todos

Peço ajuda aos entendidos e com versões iguais a minha para tentar resolver problema da suspensão que teima em levantar na traseira do A6.


O veiculo é:

A6 Avant 2.5 TDI V6 Quattro 180 CV de 2003 com 150 mil km

Comprei há pouco mais de 3 semanas e ainda não conseguir tirar o dito da oficina para fazer umas fotos e colocar aqui bolas!!!

Bom, comprei o A6 com sintomas de fuga nos balões traseiros e ao segundo dia, logo pela manhã, tinha o dito arreando de traseira.
Fui a um concessionário do mal foi confirmado, preciso trocar os dois balões traseiros.
Ok, comprei o material, tudo foi feito numa garagem privada mas ao ligar a máquina VAG,deu uma mensagem que o calculador estava com erro e precisava reprogramar de novo.

Rumo ao concessionário Audi e confirma que o calculador tem problema é não admite nova programação, como tal vai um novo (300€) e após ser montado com o respectivo programa, o A6 teima em não levantar dando a mensagem que o compressor está quente e desliga para não queimar.

Actual situação será amanhã com compressor frio, novo ensaio a ver se enche os balões.

Portanto alguém pode ajudar com uma dica????
É que na Audi não conseguem perceber o que se passa é já lá vão 4 horas de mão de obra e continua por resolver :( :(
 
Se dá erro no compressor, é porque este já está cansado e não faz pressão suficiente para o sistema.
Aquece e desliga-se.
Confirmaste os balões furados? O não subir não seria originalmente do compressor?
A minha funcionava bem com o carro vazio, carregado e com 5 ocupantes depois de descer ao 1 em AE já não subia.
AH e tal, tens balões furados, toca a muda-los.
Mas se estivesse em cima, de um dia para o outro não perdia ar.
O mal estava no compressor.

No teu caso, se o compressor está gasto, podes nunca conseguir levantar o carro porque ele vai aquecer novamente.
O kit de reparação que vendem no ebay resolve durante algum tempo.
Alguem que te emprestasse um compressor para ver se o problema está aí....
 
Boas
Obrigado desde já pela dica.
Os balões estavam a perder ar sim foi confirmado primeiro por mim logo no dia a seguir a ter comprado, pois estava de rastos.
E depois na marca mesmo com o teste do spray aos balões e aquilo era bolhas por todo o lado.
Talvez possa ser isso de o compressor estar cansado pois suspeito que este problema já existia com o anterior dono.
No dia que comprei, acendeu a luz amarela de nivelamento da viatura e demorou algum tempo até apagar ou seja até encher os balões.

Agora se existe algum kit, era bom saber qual para procurar no ebay, pois com esta brincadeira de balões e mais calculadora e mais não sei o quê, já lá vai mais de mil euros.

Pelo que sei, o compressor custa outro tanto portanto se vir primeiro o kit, sempre é mais barato e ajuda a refazer o pé de meia outra vez porque isto de ter Audi é bom ter pe de meia :)

Fico a aguardar dica do kit é agradeço desde já
 
boas de novo

Bom após ontem, os mecânicos da Audi terem estado 4 horas de volta da A6 e sem conseguirem levantar a suspensão pneumática, parece que o problema resiste e é de origem electrónica.

Hoje sábado, estive lá e o certo é que ninguém me consegue dizer qual é o problema electrónico, pois o calculador já foi substituído, agora conseguem entrar dentro e reprogramar mas por algum motivo electrónico, a suspensão não sobe e claro o compressor aquece e corta, voltando a ligar somente quando está frio.

Portanto a solução e após já ter gasto mais de mil euros com 2 balões novos, mais um calculador electrónico novo e mão de obra, a solução pode passar por meter o tal kit de molas no lugar dos balões e desactivar essa função no VAG, ficando assim descansado para o resto da vida.

Alguém aqui no forum já fez isso numa A6 Avant 2.5 Tdi V6 Quattro de 2003 ????

Saliento que este modelo só tem suspensão pneumática atrás e numa só posição sem ser possível corrigir através de comando no tablier e serve unicamente para compensar a traseira quando esta tem a bagageira carregada e mais 3 adultos no banco de trás.

Fico a aguardar a vossa opinião

- - - - - - - - - -
 
Boas de novo
cá fica o ponto da situação:

EU comprei a minha A6 Avant 2.5 Tdi V6 Quattro 150.000 km de 2003 com alguns sintomas e o mal confirmou-se, fuga nos 2 balões traseiros ( a versão A6 Quattro só trás balões no eixo traseiro ).

Toca a trocar balões e compressor nada, depois de ligar ao Vag-com, este lá disse que era o calculador electrónico que tinha dado o berro, depois de trocar o tal calculador, pequena cx preta a 300 euros , lá se ligou de novo a maquina ao Vag-com e neste momento, tudo funciona se o vag forçar o compressor a encher os balões e ai o A6 sobe.

assim que se desliga o Vag-com, os balões vazam, o compressor não liga e pronto cá andamos nós nisto sem solução à vista

Compressor - ok a 100%
Relé testado - ok
balões novos - ok
sensores testado - ok
cx de valvulas que distribui ar aos balões - ok

Ligo o carro e o compressor não acciona claro não enche os balões
Portanto onde está o problema???

Help, Help aceita-se ajudas dos entendidos
 
Boas

Cá fica uma foto da dita :8 :(:(

IMG_20140201_083447.jpg
[/url] subir fotos a internet[/IMG]
 
Boas de novo

venho pedir mais uma vez ajuda a possíveis audistas que já tenham tido este tipo de problema, por favor ajudem com alguma dica pois daqui a pouco vai para um mês e o A6 ainda não pode circular.

O o A6 ligado ao VAG e na garagem Audi, funciona e enche os balões, desde que solicitado via VAG, ou seja sendo este a forçar tal como foi dito e eu vi.

Após desligar o VAG, dou a chave, o carro começa a trabalhar mas encher balões tá quieto e o compressor não trabalha.

Portanto aos entendidos peço alguma ajuda/dica

obrigado desde já a todos
 
Boas, eu tive um problema na minha em que a suspensao bloqueou no nivel 4 e dali nao saia... Carregava nos botoes de subir e descer e nada. O que aconteceu foi a centralina da suspensao que foi a vida... Pode ser uma hipotese, mas uma hipotese mto cara! Mao tens o simbolo amarelo da suspensao acesa no tablier? Se a centralina da suspensao nao passar informaçao a compressor nao liga.

Pode ser que ajude!
 
boas

obrigado desde já pela dica Ristmas

De qualquer maneira, a minha A6 só tem suspensão pneumática atrás e não é uma Allroad mas somente Quattro.

Portanto a tal centralina da suspensão, ao qual a Audi chama de Calculador de suspensão, já foi mudado pela própria Audi, tal como eu descrevi num post anterior.

No entanto, Ristmas, deste aqui uma ideia que poderá ser viável que é o facto de a tal centralina de suspensão não receber a info, ora a tal foi trocada e claro a dita luz amarela apagou de imediato.

Mas o carro ligado ao VAG-Com, este força a ordem digamos assim, e o compressor começa logo a trabalhar e enche os balões, mas assim que se desliga o VAG-Com, os balões vazam de imediato e o compressor não liga para encher estes.

Portanto questões:

Poderá haver mau contacto ao nível do compressor para que este somente pelo facto de se colocar o carro a trabalhar, o mesmo não arranca e enche os balões?
Se sim então porque é que com o VAG-com tudo funciona bem??
Será circuitos independentes??

è todas estas coisas que desde o dia 31 de Janeiro que não tenho carro e pior, o mesmo ainda não fez inspecção como tal não pode circular :-(((((

Fico a aguardar mais dicas, e agradeço desde já toda a ajuda
 
Boas de novo

cá estou eu de novo a relatar o meu calvário :(

Bom parece que afinal existe uma luz ao fim do túnel ou seja, aparentemente o problema parece vir do controlador de eixo ou algo assim pois não sei ao certo a palavra em português - em francês é "correcteur d'assiette " portanto corrector de eixo.

Parece que essa dita peça que segundo o mecânico, se encontra na parte de trás da suspensão ao lado dos balões ou lá perto, não sei, e que aparentemente partiu por causa de o carro ter feito alguns km com a suspensão totalmente em baixo e quando eu digo km, estamos a falar de mais de 100 km a andar de uma garagem audi a outra garagem audi pois a primeira não conseguiu resolver o problema.

Não sei ao certo qual é a peça e já tentei ver no catalogo de peças que existe online mas não consegui dar com a coisa portanto se alguém por aqui poder dar uma ajuda com uma imagem agradecia

Obrigado mais uma vez pela vossa atenção
 
boas

cá estou de novo para vos comunicar que o A6 está reparado e sai hoje finalmente da garagem após ter sido comprado no dia 30 de Janeiro.

Saliento que este modelo de A6 Avant Quattro de 2003, tem somente suspensão pneumática atrás, vendido na altura como opção para suspensão conforto.

Com o típico sintoma de balões a perder ar e com fuga claro, o problema complicou-se e ninguém dava conta do que era, porque:

1º os balões foram substituídos e o A6 nada sempre em baixo
2º depois de ligar ao VAG, descobriu-se que o Calculador ou centralina da suspensão, como alguns lhe chamam, estava avariada e dava erro no VAG.
3º trocou-se a dita centralina ou calculador de suspensão, como a Audi lhe chama, e o belo do A6 Quattro Avant, nada de nada e teimava em ficar em baixo, ele e eu que via os euros a fugirem sem nada se resolver.
4º com a dita cx negra de nome calculador de suspensão trocada, o VAG conseguiu conexão e apagou os erros e claro a dita luz amarela no tablier desapareceu também.
5º com o vag ligado, o compressor enchia os balões sem problemas mas depois de desligar o VAG, estes vazavam e o A6 descia de novo.

Soluções...
nada, dicas pedidas aqui mas pelos visto também ninguém sabia ajudar porque se calhar desconhecem o problema e muitas vezes a culpa vai para o compressor que não tem força para encher os balões.

O certo é que existe uma pequena peça situada no eixo traseiro do lado do passageiro e que faz toda a diferença nesta historia de suspensão.

Essa peça chamada de nivelador de eixo tem este aspecto:
[url=http://postimg.org/image/jk43nv105/][/URL]

a "cx pequena com uma especie de mola" que tem este aspecto

[url=http://postimg.org/image/dlqadmi1h/][/URL]

está situado no eixo traseiro mais ou menos como está na foto abaxio que por acaso é de um Golf e não de um Audi mas é comum a todos do grupo VAG
[url=http://postimg.org/image/ms8l0wn9x/][/URL]

Portanto esta peça com a referencia 4B0907503A e de nome Unidade de controle do sensor de nível ou do alemão "Niveausensor Steuergerät", aparentemente é muito importante para que a suspensão pneumática mantenha a sua função e caso esteja partida como era o meu caso, não acusa no VAG e como tal não dá informação ao calculador de suspensão e este não diz ao compressor que é preciso encher os balões.

Enfim uma "pescadinha de rabo na boca" que me levou os euros e muitos dias à nora sem saber o que o A6 tinha.

fica portanto a dica para ajudar alguém com o mesmo problema, que não desejo a ninguém.
 
boa noite, diga-me uma coisa, qual foi o sintoma da avaria nas luzes? no caso da minha não passa da posição 1, ás vezes começa a piscar no nivel 1 , mas não sobe e liga a luz amarela no quadrante...será tambem o sensor de nivelamento?
obrigado
 
Back
Top