oleo do motor

Óleo a mais também não é bom! Pode causar excesso de pressão no óleo. Deves ter no nível entre o mínimo e máximo. Nunca abaixo do mínimo nem acima do máximo.
 
Se o nível do óleo estiver muito alto (vários centímetros), pode provocar o chapinhar, formando espuma o que será suficiente para diminuir a pressão do óleo, pois a bomba começa a aspirar do carter uma mistura de óleo com ar. Esta diminuição de pressão pode danificar algumas peças sujeitas a grandes pressões, nomeadamente os bronzes da cambota.

É principalmente como uma motorização turbo comprimida que o risco é elevado, porque o óleo que lubrifica o turbo pode passar para a admissão devido à rotura dos seus vedantes e rolamentos e ser introduzido em elevada quantidade na câmara de combustão. Deste modo, o compressor do turbo irá simplesmente aspirar o óleo e alimenta-lo em direcção ao intercooler, colector de admissão, válvulas de admissão e câmara de combustão.



Se isso acontecer, irá assistir a uma aceleração do motor sem a intervenção do condutor, indo para além do seu regime máximo. Este sobre-regime desencadeia um processo auto-suficiente, ou seja, mesmo que desligue a ignição e retire a chave, o motor continua acelerado.

O risco de um incêndio não é a excluir, principalmente se o óleo forçar as juntas e se escapar do seu circuito para escorrer sobre o colector de escape quente.

Se for confrontado com uma situação destas, deverá manter a calma, engrenar uma relação alta da caixa de velocidades largando a embraiagem sempre com o travão de mão accionado, obrigando deste modo o motor a desligar-se. Não deverá voltar a ligar a ignição, pois corre sérios riscos da situação se repetir. O melhor será chamar a assistência em viagem.



... Eu que nao percebo nada de nada ...

1º - fazes merd# depois é que perguntas!!!!
2º - acho que não é preciso tirar nenhum curso e ver o nivel do oleo através da marcação da vareta... vais pondo oleo aos poucos e controlando o nivel... por norma a quantidade de litros vem descrita no manual do carro, mas existem alguns que nao informam.
3º - se não sabes, nao mexes, mandas fazer ou informas-te antes de fazer asneira...
4º - acho melhor levares o carro a quem perceba, antes que rebentes com o motor...
 
O carro não tem vareta.vejo através do visor.por isso tenho duvidas.se leva 4.7 e meti os 5 litros não é exagerado.ou será?

Amigo, oleo a mais faz sempre mal... esse carro tem capacidade para levar os 5L mas o ideal como ja foi referido é entre os 4.3/4.7

Como fizeste a mudanca? mudaste filtro oleo! triaste o oleo por o "bujon" e deixaste escorrer todo ou "aspiraste"! se o oleo saiu todo e trocaste o filto á partida nao tem mal estar la os 5L, na proxima mudança nao metas mais de 4.5L para andares descansado...
 
Last edited:
Já lhe retirei um pouco de óleo.com a temperatura nos 90 como é recomendado ver o nível de óleo,Este esta acima do meio no visor.está correto agora?
 
Já lhe retirei um pouco de óleo.com a temperatura nos 90 como é recomendado ver o nível de óleo,Este esta acima do meio no visor.está correto agora?

Desde que nao esteja acima do maximo e esteja acima do "meio" esta bom... (não tenho muito a noção, pois estou habituado a carros com vareta...)
 
Back
Top