Already born - Audi Q5 3.0 Tdi STronic S-Line - Named IETE (by Wolfy)

Parabéns pelos 4 anos da máquina... o meu já os fez em Novembro do ano passado... Quanto aos km não andamos longe, estou atualmente com quase 95mil. Continuação de boas jornadas ao volante do Q5... ;)
 
Para não deixar morrer isto, fica uma foto de uma sequência de números engraçada no CB.

kzx5.jpg


Entretanto não se tem passado nada de mais... continua a dar os solavancos a passar de 2ª para 1ª (umas vezes mais outras menos) e está prestes a ter de levar uns pares de sapatos novo... possivelmente vou manter-me na mesma marca e modelo de pneus que estou a gostar bastante (grande durabilidade e boa aderência).
 
Para não deixar morrer isto, fica uma foto de uma sequência de números engraçada no CB.

http://imageshack.us/a/img43/4726/kzx5.jpg

Entretanto não se tem passado nada de mais... continua a dar os solavancos a passar de 2ª para 1ª (umas vezes mais outras menos) e está prestes a ter de levar uns pares de sapatos novo... possivelmente vou manter-me na mesma marca e modelo de pneus que estou a gostar bastante (grande durabilidade e boa aderência).

Ainda bem que a máquina se anda a portar bem... quanto a pneus que marca e modelo estás a usar? é que lá para a primavera de 2014 devo ter de investir no mesmo, se bem que a minha medida é apenas de 19'... :p
 
(...)quanto a pneus que marca e modelo estás a usar? é que lá para a primavera de 2014 devo ter de investir no mesmo, se bem que a minha medida é apenas de 19'... :p

Eu estou a utilizar uns Michelin Latitude Sport e estou mesmo muito contente com os pneus. Troquei de trás para a frente quando comecei a notar uma diferença considerável no rasto do pneu e neste momento estão a chegar ao limite. Até agora já fizeram mais de 60.000 km e acho que têm uma grande estabilidade tanto a baixa como a alta velocidade, pouco ruído de rolamento, agarram-se bastante bem em piso seco e não são nada maus em piso molhado, principalmente no sentido da marcha (não se portam tão bem em curvas muito apertadas com o piso molhado, mas isso também acho que se deve ao peso do carro e ao facto de serem 255).
 
Olá Wolfy,

Atualmente tenho Continental à frente que me colocaram novos aquando da compra da viatura e Pirelli Scorpion atrás que foram os 2 melhores que ficaram aquando da compra do Q5... não me parecem maus ambos os modelos, mas vou incluir essa tua sugestão numa futura compra.
Já agora a minha medida é um pouco diferente da tua, no caso 19/55/235.
 
Fui hoje montar os pneus novos: "Michelin Latitude Sport 255/45R20 (101W)". São os mesmos que usei antes. São uns bons pneus e os anteriores duram mais de 65.000 km (coloquei-os quando o carro tinha cerca de 47 mil km e hoje está com 114 mil).

Não sei se irão durar tanto tempo, pois ultimamente tenho andando com vontade de andar um bocadinho mais depressa do que é normal.

São da categoria E no consumo de combustível (mas isso também por causa da medida), B em piso molhado (podiam ser melhores...) e C no ruído (72 dB).
 
Já agora e se não for indiscrição em quanto te ficaram esses 4 pneus?

Eu no eixo traseiro tenho uns Pirelli Scorpio Verde e além de parecerem muito bons, têm boas características. Nunca equacionaste estes?
 
Já agora e se não for indiscrição em quanto te ficaram esses 4 pneus?

Eu no eixo traseiro tenho uns Pirelli Scorpio Verde e além de parecerem muito bons, têm boas características. Nunca equacionaste estes?

Não conheço esses Pirelli que falas e nunca tive nenhuma experiência com Pirelli. Fica como sugestão para a próxima vez para experimentar.

A brincadeira dos 4 pneus que referi, com pneus, desmontagem dos atuais, montagem dos novos, calibragem das quatro rodas e alinhamento da direção, já com IVA, num local amigo onde já vou à mais de 15 anos (Pneuvita), não chegou aos 1.300 euros. Acho que é um preço muito bom... ou não (especialmente estas medidas que tiveram de ser encomendadas diretamente à Michelin pois não fazem stock disto).

A Pneuvita tem um serviço excelente. Para além de serem muito competentes no seu trabalho, fizeram-me uma coisa que gostei bastante: quando rebentei um pneu (história que contei aqui à umas páginas atrás), quando lá fui para encomendar o pneu (com o pneu suplente fininho e pequeno montado), fizeram questão de me emprestar um pneu que tinham para lá só para safar a situação e não ter de andar com o pneu suplente. Montaram tudo (gratuitamente) e ainda andei assim quase 1 semana, pois também tiveram de encomendar os pneus na altura.

Foi uma decisão de confiança que agradeço e sempre me trataram muito bem e as montagem ficam excelentes. Desta última vez até fiquei com a sensação que me lavaram as jantes (não reparei que o tinham feito, mas as jantes ficaram impecáveis).
 
Olá Wolfy!

Obrigado pelo feedback. Questionei valores pois apesar de ter dito que não passaria das jantes 19', recentemente comecei a equacionar o salto para as 20', mas estou a ver que a diferença de valores é grande como calculava... vou tentar saber valores dessas medidas nas casas de pneus aqui da minha zona.
 
9 anos depois...
y4mPGqtnFJvbAgCr8Qz3VcTNuRktn1n-DdCaH_cQhjjTUm05ERe7cLPHnmOf9FkEhFGzObxEDsbzJFOysBGKXLMfx-w65Uzu5hwwBTM784GaxLfWBCQ1wYWeajJ6fqDOe26zERyN_w38KJSjkJlWurjR8LsztpY_3Ow_UjRTolWN2tIXBR_owkbD_BRJExRIp7ZpRA9vRBCoadW97aJh-f7Og

Vai fazer 9 aninhos no dia 21 de agosto e conta já 222.222 km cheios de aventuras, surpresas, momentos agradáveis e menos agradáveis! Revisão feita esta semana, pneus novos a semana passada e resultado das análises (IPO) impecável! Volto a postar quando chegar aos 333.333 km!

Sei que as fotos iniciais de apresentação do carro parecem ter desaparecido. Assim que tiver oportunidade tento repor todas as fotos deste tópico e do Iete.
 
E que tal o 3.0TDI? Que problemas mais chatos tivestes ?

Se leres os vários posts para cima, consegues ter mais detalhes sobre os vários problemas que tive. Deixo aqui um resumo do que me lembro neste momento:

- Correia do alternador (e afins) partiu duas vezes logo nos primeiros anos, deixando-me sem direção assistida (e tudo o resto). Felizmente ia sempre devagarinho e não causou nenhum acidente;
- Braços de suspensão tiveram de ser substituídos (de um momento para o outro o carro ficou com uma grande vibração a uma determinada velocidade);
- Caixa de velocidades foi substituída, felizmente, ainda em garantia. Foi piorando ao ponto de, ao parar num semáforo, o carro dava um solavanco tão grande a passar de 2ª para 1ª que ia abaixo;
- Um dos slots dos cartões SD de música deixou de funcionar (troquei o MMI ainda em garantia);
- Uma das colunas da Bang deixou de funcionar (troquei já fora da garantia mas até fiquei espantado com o preço, não achei exagerado);
- A rede do teto de abrir enrolou-se toda e saiu dos carretos e tive de a substituir (isto sim, ao contrário do que estava à espera, foi caríssimo porque foi necessário desmontar todo o teto de abrir e o carro ficou na oficina 1 semana);
- A tinta preto brilhante do para-choques da frente está a saltar (já tinha saltado ainda em garantia e tinha subsituído o para-choques, agora já nem me preocupo porque já vi isto em montes deles e já percebi que é um defeito que não é reconhecido pela marca - a tinta não cola bem ao plástico e começa a saltar);
- Durante algum tempo, fazia um ruído estranho ao virar o volante. Disseram-me que teria de substituir a coluna de direção, mas deixou de fazer (ou comecei a ouvir música mais alto... não sei);
- Atualmente anda com a luz dos gases de escape acesa. Fica acesa durante 1 semana, apaga dois dias, volta a acender e anda nisto. Na oficina dizem que é uma qualquer falha falsa intermitente.

Azares que tive (não relacionados com mecânica):

- Tive um furo causado por uma pedra... acho engraçado partilhar porque quando me trocaram o pneu, tinha mesmo uma pedra com uns 4 ou 5 cm dentro do pneu. Deve ter caído de uma qualquer carrinha e ficou mesmo numa posição em que me furou o pneu;
- Levei uma festinha de um autocarro... num semáforo com duas faixas para virar à esquerda, um autocarro daqueles com fole, ao virar à esquerda deixou o reboque entrar para a minha faixa, encaixou na minha roda da direita da frente (que estava virada para virar à esquerda) e partiu-me aquilo tudo... Fiquei com uma roda virada para um lado e outra para o outro.

E assim de repente, foi isto... Mas comprava outro igual já amanhã! O carro é brutal em termos de conforto, segurança, tudo!!! Ainda está aqui para durar mais uns bons aninhos e mais uns quantos km! Recomendo!
 
Last edited:
-Correia do alternador, na minha A6 já me aconteceu, começar a desfazer-se, e até partir a poli da cambota...
-braços de suspensão , a minha A6 deve de andar a sofrer do mesmo , tenho uma vibração muito ligeira numa determinada "praia" de velocidade
-caixa de velocidades, tenho uma caixa manual, mas uma das bombas de embraiagem já foi trocada...
-a nível de sistema de som e MMI nada a apontar até ver.
-tecto de abrir, no meu caso tenho lá o painel solar para a ventilação, nada a apontar tambem até ver.
-tinta da grelha a minha sofre do mesmo, mas é devido as pedradas que já levou na AE
-avariou me uma vez o sensor de pressão do FAP, E hoje tive direito ao modo "Repuxo" de gasóleo (tive a mudar a correia da bomba de gasóleo e tive de tirar uma linha de gasóleo, lá.nao ficou bem encaixada, ainda deu aperto, mas com a vibração lá saltou) isto tudo com o carro em andamento, ainda a consegui trazer para casa, com isto ainda descobri que tenho um ou vários injectores a dar as últimas (ao relenti as vezes manda uns solavancos, mas coisa mínima ),fiquei com o motor alagado em gasóleo
-ha umas 3/4 semanas rebentou-me um pneu (tinha 3/4 mil kms) da Michelin, deve ter esvaziado e o tempo de parar e não parar desfez me o pneu todo, que não senti rigorosamente nada.
-acidentes até ver, tenho sorte nesse aspecto

Quanto a luz dos gases, não será o típico problema das borboletas dos 3.0TDI? com esses kms é quando costumam chatear

Eu já ando a pensar que o diabo anda metido na minha A6...é que arranjo uma coisa, aparece me logo outra.
E como tu, este motor é uma delícia, associado ao conforto da A6 (imagino que o Q5 seja igual, mas nunca andei em nenhum) , não me apetece desfazer-me do carro , porque aqui (Suiça) já não me dão grande coisa por ela, e difícilmente arranjo um carro como este
 
Back
Top