Clássico barulho "toc toc" quando se vira a direcção, e outros pequenos problemas

Boas pessoal.

Estive a ler aí uns problemas semelhantes, mas como cada caso é cada caso, prefiro expor o meu ao invés de gastar tempo e dinheiro inutilmente :)

A) Recentemente o carro começou a fazer um "toc toc" especialmente quando viro para a esquerda, mas apenas no princípio, se virar mais o barulho para. Em auto-estrada então intensifica-se com o aumento de velocidade, e como são quase todas curvas suaves, torna-se insuportável.
Gostava de saber se é transmissão/ponteira, qual a diferença, como posso identificar, e os valores aproximados dessas peças. (resolvido: Manga de eixo + Rolamento)

B) Há um barulho no tejadilho que vem daquele ferro que fica em diagonal quando o tejadilho está aberto para cima, é um treme-treme ferro-com-ferro irritante, eu já percebi que é de lá porque basta segurar esse ferro que o barulho pára. :) Faz mais barulho com o tejadilho aberto para cima do que quando está fechado.

C) O sistema que molha o pára-brisas sempre funcionou em pleno, quando tinha pouco acendia no painel, eu punha mais e pronto. Até que uma vez acendeu, eu pus mais, mas simplesmente não mandava nada. Achei estranho, fui ver, estava vazio, eu pus mais, e nada. O depósito fica vazio, não cai água no chão, mas também não manda água (apesar de eu ouvir o barulhinho igual como se estivesse a mandar água). Estranho, não acham? :)

Aguardo a vossa opinião sobre os assuntos.

Obrigado
 
Last edited:
A) Rolamento das rodas + ponteira de transmissao... como ver?? se tiveres o fole roto é um principio para ter estragado a ponteira..
 
A) Rolamento das rodas + ponteira de transmissao... como ver?? se tiveres o fole roto é um principio para ter estragado a ponteira..

Os rolamentos foram trocados há relativamente pouco tempo (já estavam a fazer aquele barulho)... Portanto será mesmo só da ponteira, correcto? Será conveniente trocar aos pares (ou seja, a direita e a esquerda)? Obrigado!
 
é sempre melhor trocar as duas, mas como pode ter já sido trocada alguma, a que ficou tem sempre mais kilometros e possivelmente será a proxima a ir as couves mas confirma sempre o estado do fole. mas podes fazer sempre uma experiencia com o carro parado vira a direcção toda para um lado e numa rua mais inclinada como vai fazer mais esforço do que em plano, para o lado que tu viras a direcção se fizer barulho é o lado que tens a ponteira nas couves pois o devido a brecagem das rodas ser mais acentuada para o lado de abertura e por sua vez a ponteira estar mais aberta a minima folga canta logo.
 
Deve ser a ponteira.

Só me admiro é dizeres que em auto-estrada tb ouves o barulho. Geralmente em linha recta não faz esse barulho. Aponto também p algum rolamento gripado...
 
Por um acaso já verificas-te se as rodas estão apertadas?
A mim aconteceu-me uma cena dessas depois de ter ido trocar de pneus, os gajos não me apertaram bem as rodas e passado uma semana comecei a ouvir um toc toc quando deixava de acelarar e ou virar.
 
pode parecer estranho mas, não entrou nada pela entrada do ar condicionado por baixo dos bancos,condutor ou pendura é que eu tive esse barulho e era uma pilha de um brinquedo da minha filha que entrou por lá dento e fazia toc-toc nas curvas,mas antes de chegar a essa conclusão meti junta homócinética e respectivo fole e os braços a mando do mecanico claro. grande galo não
 
vdneves: estavas lá quase :)

mp76: recentemente aconteceu-me uma dessas, fui ver ja so tinha 1 porca na roda, nessa nao caio mais :)

corioso: hehehehe não é nada desse género, apresento aqui a resolução, visto que fica bem e poderá ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Apesar de ter trocado os rolamentos há pouco tempo, a peça que aloja o rolamento estava com folga, e a roda tremia um pouco e massacrava o rolamento, foi so trocar essa peça, o rolamento e parou o barulho.
 
Last edited:
Back
Top