oleo da caixa velocidades - mudar em A4 B6

Hoje na santogal disseram-me que era necessário a mudança de oleo de 60 em 60 mil em Caixas Automáticas!

Mas já agora sem querer mudar muita a conversa,
A minha A4 com 170 mil resolveu acender as luzes intermitentes na zona das mudanças, ficando assim algum tempo no pisca pisca, e depois disso volta ao normal.
Não sinto nada no andamento do carro nem na passagem automáticas das mudanças. De qualquer forma fui com ele a AUDI aqui em Lisboa para o ligar a máquina.
O resultado foi o seguinte:
Unidade Controle p/ Caixas Automáticas
Ou seja o electrónico da caixa está nas últimas

Alguém aqui já teve esta avaria?
Alguém sabe onde posso arranjar este tipo de peça electrónica sem ser na marca?

já agora aqui em Lisboa quais os melhores técnicos e especialistas em caixas automáticas, sem ser na AUDI
Obrigado pela ajuda
 
Last edited:
Olá boa noite para todos! Então é assim: O meu Audi A4 B5 1.6 motor ADP de 1995 tem 127.357 Km neste momento! A 2 anos quando fez 111.893 Km mandei fazer uma revisão geral e mandei mudar todos os oleos incluindo a caixa de velocidades! A Audi disse-me que o oleo da caixa de velocidades era vitalício ou então por norma só mudavam o respectivo oleo quando trocavam a embreagem! Devo dizer que a minha embeagem com 127.357 Km ainda é de origem e está como nova! Eu não notei nada de diferente como o novo oleo da Audi na respectiva caixa de velocidades! Já agora também devo dizer que o oleo da caixa de direcção também é vitalício! Deixo aqui um alerta! Depois de ter trocado o oleo da caixa de direcção (verde de origem Audi) a minha caixa ficou a fazer barulho blom blom em andamento em paralelo e menos intenso ou cause nada em auto-estrada! A explicação que me foi dada foi a seguinte: Ao retirar o oleo velho que é vitalício, saíram todas as impurezas que oleo já continha e ao meter oleo novo, este veio limpar todo o sistema criando uma pequena folga na caixa de direcção! Por isso meus amigos deixo aqui um alerta, quando a origem neste caso a Audi diz que os oleos são vitalícios, acreditem porque é verdade! Hoje em dia à carros com 4 anos que fazem 300.000 Km ou mais com o mesmo oleo e a embreagem pode fazer mais 200.000 KM!

P.S. Em resposta as caixas de velocidades automáticas, este sistema já é diferente, pois a marca Audi e o respectivo manual de manutenção manda mudar o mesmo de 3 anos ou 60.000 Km! (ler manual de manutenção Audi) O oleo da caixa de velocidades manual de origem custa uma pipa de massa e é de cor avermelhada e fino!

P.S.2 - Discrição do serviço efectuado: Kit de correias de distribuição e outros, velas, filtros de oleo, ar, gasolina e habitáculo, tampa de distribuição e rotor, 1 braço de suspensão (eixo dianteiro em cima à frente do lado esquerdo, 2 tubos de travões da frente, 4 discos de travão e respectivos jogo de calços, 1 cardam direito, 2 foles dos cardans, 1 rolamento frente direito, 4 rolamentos traseiros aplicáveis nos discos traseiros, 4L anti-congelante, 3,7L oleo do motor 5w40, 0,5L oleo dos travões, 1L oleo da direcção assistida, 2,5L oleo da caixa de velocidades, recarregar ar condicionado SAE J 639 / R134a 700 + 50g, compressor do ar condicionado carga pag-oleo 250 ccm, 2 pneus michelin, 1 alinhamento de direcção, mão de obra e material de lubrificação.
Total do serviço efectuado = €3.142,64!

Por hoje é tudo, um grande abraço para todos
 
Na minha caixa automatica tem que ser a cada 60mil e para as caixas normais negligencia-se mas deve-se mudar, fica ao critério de cada um e a carteira tambem, pois uma caixa sai mais caro que uma muda de oleo e se existe oleo é para alguma função e ate para fritar babatas e outros fritos o oleo não é vitalicio atinge altas temperaturas e degrada-se.

- - - - - - - - - -

Eu já tive esse problema na unidade de comando, por me removerem km sem eu saber e estar a guiar-me pelo quandrante, essa peça custou-me há 4 anos prai 1250€. Eu fui a uma casa perto de arruda dos vinhos...

- - - - - - - - - -

Em relação a oleos vitalicios são uns que estão a aparecer que se auto-regeneram
 
desculpem la desenterrar é so para uma duvida.

esta valvulina(aqui) apesar da viscosidade ser de 75w80(recomendam 75W90), tendo as normas exigidas é recomenda para 1.9 caixa de 6? ou tenho também de respeitar a viscosidade?
 
É apenas respeitar as especificações do fabricante e não "inventar".

AUDI A4 (8E2, B6) 1.9 TDI

Manual gearbox 6 gear 01X -> 3,00 Litres
Transmission oil specification -> SAE 75 W 90

Automatic gearbox Multitronic 01J -> New filling 7,50 Litres
Automatic gearbox oil specification Multitronic 01J -> G 052180
 
existem montes de valvulinas 75w90 umas que cumprem e outras não as especifiçoes do fabricante, tinha ideia que podia ser como o óleo do motor que obriga a respeitar a norma!
se for a casa de peças aqui da esquina ele vendem-me um 75w90 qualquer..
 
E um de 5 velocidades quantos litros leva? E afinal qual a melhor marca de óleo para a caixa manual de uma B6?
 
Mais ninguem entendido aqui na materia, posso por qq oleo 75w90 ou tenho mesmo de respeitar as normas, isto para uma caixa manual de 6..
 
Muito boa tarde minha gente!
Mais uma vez vou aproveitar um tópico relacionado para não estar a abrir outro.
é o seguinte.

Na minha A4 B6 1.9tdi 6v AVF as mudanças custam um pouco a entrar, tenho um pouco de folga no selector, mas mesmo assim acho que não era caso para ser duro ao meter mudanças, e em parado com o carro desligado as mudanças não entram se não calcar na embraiagem. já testei outros b6 1.9 e as mudanças entram como manteiga.
a questão é, será que se muda-se o óleo da caixa ficaria melhor? a carrinha marca 213mil kms, mas desconfio que tem 300mil kms com sinais que foram feitos em auto estrada.
que achão?
 
Back
Top