Mazda Xedos 9 2.3 L V6 Miller Cycle

Caracteristicas Técnicas:

Marca: Mazda

Modelo: Xedos 9

Motor e Transmissão: 2.3L DOHC 24-valve Miller-Cycle V6 com compressor Lysholm. Transmissão automática de 4 velocidades..

Chassis: JMZTA :Motor frontal. Transversal FWD. (Sedan. Mazda T platform)

Travões: 4 discos (ventilados à frente) ABS e EBD

Jantes/Pneus: 215/55 R 16

Exterior: Verde mica metalizado

Interior: Estofos em pele, tecto de abrir, etc...etc...

Audio: Kenwood com leitor de cd frontal (de origem)


Caros amigos,

Após um período de reflexão (trabalho...trabalho...), eis que estou dono de uma máquina bastante rara:

Um Mazda Xedos 9 (há uns 4 ou 5 cá V6 de 2.5 litros)...mas na versão de 2.3 litros, com um motor raro de "5 tempos" - Miller Cycle - a debitar qq coisa como 212/217 cv.

Este passará a ser um projecto importante, pela raridade do carro ( a Mazda diz que deverá ser o único em Portugal), pela potência...e pelas mods que serão estudadas ao pormenor, sempre tentando não estragar o original.

Assim:

1- Umas Jantes e pneus à home (18).

2- Instalação de CAI ( cool air intake) que levará ar fresquinho ao compressor e aumentará a potência para uns 230 cv.

O resto virá com o tempo.

O carro é nacional, tem só 34.000 km (comprovados) e uma longa história.

Mais sobre este modelo, conhecido por Eunos no japão e millenia nos States aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_Millenia

O motor:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mazda_K_engine#KJ-ZEM

O ciclo Miller:

http://en.wikipedia.org/wiki/Miller_cycle


Umas fotitas rascas ,de telemóvel, tiradas ontem , dia da aquisição do bicho...e é mesmo bicho pois mede quase 5 metros!

PAPY: vais ter trabalho...desta é de vez!


16052008003hg1.jpg


16052008001bt8.jpg


16052008002pr3.jpg


16052008004hl4.jpg


16052008005zs2.jpg


16052008006rf4.jpg


16052008007bq1.jpg


16052008008fj3.jpg


16052008008lm9.jpg


16052008009yb7.jpg


16052008010sm4.jpg


16052008011uu6.jpg
 
Parabens Cuto!

Realmente pelo que estive a investigar deve ser mesmo raro !

Já vi que a Mazda e os aficionados da marca consideram este modelo como "ultra-special"
Sabes quantas unidades foram fabricadas?

Por acaso sei onde está um Xedos 9 mas o 2.5 8)

Que tal usares este modelo ou parecido para uma melhor apresentação do carro ;)
http://www.audipt.com/forum2/index.php?topic=22502.0

Deixa a apresentação e poe mais fotos :twisted:
 
o carro ta mto fixe, e é bem bonito 8)

ja que vou ter trabalho, nao te eskeças de me trazer os dvd's :D
 
Ontem andei a cuscar num forum da Mazda que um Cutito qq me enviou o link, e fiquei maluco....o pessoal delira com esta bomba :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Parabéns pela bela aquisição que fizeste 8) 8) 8) 8)

E venha de lá essa "voltinha" que prometeste :D
 
eu curtia quando era novo era do xedos 6..na altura estes carros eram dos mais bonitos e inovadores do mercado :twisted:

Mazda-Xedos-6-V6-liXu.jpg

se estas jantes ficam bem no 6, tb ao de ficar bem no teu :twisted:
 
b3rth3l0t disse:
eu curtia quando era novo era do xedos 6..na altura estes carros eram dos mais bonitos e inovadores do mercado :twisted:

Mazda-Xedos-6-V6-liXu.jpg

se estas jantes ficam bem no 6, tb ao de ficar bem no teu :twisted:


X2!!

Tens aí uma grande base... agora é esperar que as mods que tens programadas vao para o sítio o mais rapidamente possível.


Parabéns cuto e boa sorte para o projecto!!
 
Os meus parabéns!!


Grande maxine, sou um "alemanista"/ argolista nato, mas a minha segunda preferencia, vai para a mazda e posso dizer.te que esse bixo, sem ser muito trabalhado cresce a olhos vistos... a nivel de mecanica e tal como na honda, é "facil"... com alguns ajustes...
Não fosse eu um portador, de não tão raro, mas de um Ocean da mazda, para portugal só vieram 80 unidades... Vou falar sobre a tua makina ao ppl da mazda e depois entro em contacto, mas se vires bem, nas americas tens umas coisitas bem nice para a makina! Parabéns e mods com ele! (mas não muitas para "não perder o valor" :D
 
-------------------------------------------EM NOVEMBRO--------------------------------------------------------------------------
Ora cá estou de novo e com algumas actualizações:

Neste momento o Xedos 9 está perto de fazer 11.000 km's nas minhas mãos. Os consumos estão na casa dos 11,2 L /100 km, isto com muita cidade. Numa ida a Fátima em que fui acompanhado por um MB c 220 cdi, fiz média de 8 L a velocidade média de 120 ( o que não me parece muito mal).

Coisas boas a reportar: o carro é um exclusivo nacional. Uns gostam, outros não...ninguém fica indiferente à sua passagem. O nível de conforto a bordo é excepcional, sendo que o carro é tão silencioso em cruise que até parece andar "à vela". Impressionante o kickdown da caixa: o animal chega aos 200 km/h num piscar de olhos ( para quem conhece, na A3, chegado às portagens da Maia em direcção a Braga, passei na via verde a 50 km/h, o kickdown para 3ª faz com que o carro chegue aos 200 antes da recta das bombas de da Galp).

Coisas menos boas: é um carro que até a marca tem relutância em "mexer". Estão pouco à vontade com o Miller Cycle. Há um par de meses levei-o à Rodex, onde fui bem atendido, mas pura e simplesmente nunca tinham visto o modelo. Quanto ao motor..ainda menos. Solicitei uma revisão geral com mudança de óleos, filtros, etc.. Como participo de um fórum internacional da mazda, onde este modelo é bem conhecido, falei na hipótese de mudarem o óleo à caixa automática. Responderam (e bem) que tal não está previsto no manual de oficina do carro (já o sabia pq arranjei o manual logo nos 1ºs tempos, bem como o Mazda EPC, muito me têm ajudado). Claro que adiantei com a hipótese de se fazer um flush à caixa e expliquei como se fazia . Não arriscaram e sugeri então que se fizesse a muda do óleo e passados uns 5.000 kms, uma outra afim de limpar o conversor de binário.
Como vêem, é algo difícil arranjar quem faça neste carro o que é se faz correntemente nos States com o Millenia. A parte pior é a que chega agora. A revisão foi normal, mas pedi para orçamentarem pastilhas para a frente e traseira, bem como preços da correia de distribuição e tensores. O choque: as pastilhas ficavam por cerca de 400 Euros , a correia e 2 tensores por 1700. Comprei as pastilhas via net por cerca de 100 Euros (EBC) e consigo todas as correias para o carro e tensores por cerca de 400 Euros. Só falta arranjar quem as coloque...pq na marca, obviamente, não o fazem.

Alguns problemas a reportar: a consola central em madeira estalou por completo. Penso que o facto de o carro ter estado parado bastante tempo contribuiu para isso. A consola é de alumínio e é revestida a folha de madeira (raíz de mogno), logo a contracção e expansão dos 2 materiais não permite adivinhar uma vida longa à madeira. Resultado: comprei uma consola do modelo Exclusive por 25 Euros numa loja de peças usadas alemã. É a que está de momento no carro, à espera que chegue uma acabadinha de ganhar num leilão do Ebay: uma consola de um Millenia, exactamente igual à do Xedos 9, com a vantagem de ser imitação de madeira (tal como os comandos das portas do Xedos...que estão impecáveis!).
O preço da consola cá ficaria acima dos 600 Euros, pelo que me vou habituando a comprar usado. Outro exemplo: o faról esquerdo levou uma pedrada e ficou com aquele efeito de bolha. O faról custa mais de 1000 Euros cá, sendo que não prevêem prazo de chegada - comprei um em 2ª mão na tal loja, por 170 Euros e em estado impecável. Aproveitei e comprei um par de buzinas originais que estavam à venda por 10 Euros.

Neste momento aguardo por um tempinho para colocar o farol para em seguida detalhar o carro num detalhista cá do Norte.

O que não consigo mesmo é arranjar quem mexa neste motor... A marca faz, mas só com material lá comprado (mesmo assim pedem uma hora a mais para mudar a correia de distribuição...pq nunca mudaram uma).

Deixo aqui o link com as fotos actuais da consola, novo rádio e Gps Navigon
http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3088
e aqui o farol recém chegado
http://www.mazdaworld.net/forums/index.php?showtopic=3100


Peço à moderação desculpa por postar os links, mas é uma homenagem que faço aqueles amantes da marca...isso e pq, de momento tou com pressa! Sendo certo que o fórum referido tem sido a minha tábua de salvação.
 
Actualização: Consola recuperada por mãos de mago!

Como havia referido,a consola central revestida a madeira (raíz de mogno) vinha de origem com o Xedos 9 e estava toda partida.

O problema é simples e deu-me alguma preocupação, porquanto quero manter o carro o mais "stock" possível. A consola em é feita de alumínio, sendo revestida a madeira (nada de plásticos a imitar madeira, o que até tem vantagens...). O que acontece é que o alumínio e a madeira têm indíces de expansão e contracçaõ diferentes. Como o carro pouco andou em oito anos, assim que começou a ser usado no dia-a-dia, com sujeição ao calor do Verão e ao uso do ar condicionado, a madeira original pura e simplesmente começou a quebrar.

Claro que comecei de imediato a procurar soluções. Buscas de consolas usadas no ebay; busca de consolas do Mazda Millenia (mm modelo que o Xedos 9). As únicas opções foram encontradas:

- Comprar a consola nova a um preço superior a mil euros e sem garantia do tempo de espera.
-Comprar a consola dum Millenia, mas nos States tal consola é em plástico a imitar madeira (por motivos de mercado, o mazda Millenia saiu muito pobre em relação ao Xedos 9...o que deixa os seus possuidores e admiradores da marca profundamente irritados: o carro nos E.U.A. não possui retrovisores retrácteis electricamente...as ópticas são em plástico..etc..etc..).
-Tentar encontrar uma empresa que reconstruísse a consola danificada.

Comprar novo estava fora de questão, pois só em último recurso o faria;

Mandar vir uma consola dos States, até mandei....para já o vendedor não contacta, pelo que, apesar de ter custado 30 Euros(!); irei reportar o caso ao Paypal.

As únicas empresas que fazem este tipo de restauro são, estão, basicamente, em Inglaterra , mas nem responderam a qq mail. trabalham essencialmente no restauro de Jags e clássicos. Uma outra está localizada na Austrália e o dono foi extremamente simpático: até telefonou...Faz o restauro para o Eunos 800 (o nome do Xedos 9 nos antípodas e no japão), mas em plástico (fakewood). Esta solução seria extremamente cara, se bem que, muito mais barata que a compra de uma consola nova, rondando os 250 Euros...mais portes...mais alfândega!

Até que....perguntei a um grande amigo meu (daqueles mesmo à séria) que possui uma empresa de carpintaria se era possível aquilo ter arranjo.
Mirou a consola toda descascada, torceu o nariz e disse que se podia tentar, mas que traballhar artesanalmente os contornos em folha de madeira podia ser difícil.

Como detestava o aspecto da consola, comprei uma em 2ª mão na Alemanha por 30 euros: consola de um Xedos 9 com acabamentos inferiores ao meu (acho q era a versão excluve...). Tal consola é em alumínio, a condizer com os restantes acabamentos- bancos em alcântara e não couro e sem inserções nenhumas em madeira.

Saquei a consola original e passei a usar a de alumínio (que táe fica mto bem no carro, mas não condiz com os restantes acabamentos.

Como nunca ponderei sequer a utilização daqueles autocolantes a imitar madeira, entrguei a consola original a esse meu amigo e padrinho de casamento.

Após ter posto um funcionário a tentar folhear a consola sem sucesso, o meu amigo (homem que começou a trabalhar em carpintaria e construção civil muito cedo na vida), que tem umas mãos de artista decidiu tentar ele. O resultado é fabuloso! A consola ficou MELHOR que de origem, sendo a madeira exactamente igual.

Decidi partilhar esta experiência com o fórum porque sei que muita gente com carros semelhantes tem ou pode vir a ter o mesmo problema num tablier...numa consola, etc..etc..

Num fórum internacional da marca, onde vinha relatando o problema, está tudo louco com o resultado final! Os millenias querem todos madeira real agora!

Por fim..deixo as fotos (rascas de telemóvel) da consola danificada, da substituta...e da reconstrução feita.


O Problema:

02072008xf3.jpg


02072008010cv1.jpg


02072008lq7.jpg


O remediar da coisa:

22092008002si4.jpg


Reconstrução: fotos tiradas no dia em que ma entregou após uma almoçarada...e em que foi logo pró sítio (sim pq maozinhas para desmontar consolas tenho eu!)

15112008001ct2.jpg


15112008jt2.jpg


15112008002qr9.jpg


15112008003zd0.jpg


15112008011yo0.jpg


15112008012gz4.jpg
 
Back
Top